sexta-feira, 15 de maio de 2020

ATIVIDADE 2 - 1ª, 2ª e 3ª MANHÃ - ELETIVAS (Música) - PROFº VINICIUS


Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Turma: 1º. 2º e 3º anos
Disciplina: Eletiva/Música
Prazo de envio: 21/05/2020
Período de envio: Até as 14:00 do dia 21/05/2020
Plantão de duvidas: Segunda-feira das 14:00 as 17:00 (Utlilizar email do Professor)

      Oláaa meus alunos/as queridos/as, saudade imensa de vocês, parabéns a todos que conseguiram executar as tarefas encaminhadas pelo Professor, no entanto é muito importante compartilhar com os colegas as informações, e se comunicarem sobre a aulas, para que possamos tentar aproveitar o máximo a possibilidade de estudo. Na aula anterior o tema proposto foi: O que é música, e suas divisões. Daremos continuidade ao conteúdo, lembrando que agora iremos para a atividade 2. Encontrar atividade 1 no blog do Bonifacio:

      Bons estudos meus queridos/as.

 Eletiva música




Material utilizado:
- Caderno
- Caneta, lápis e borracha
-Celular ou notebook(caso tenham)
-Internet
Tarefas: 
 - Ler o texto de apoio.
- Assistir o vídeo no youtube: 12 maneiras de tocar bateria sem bateria https://www.youtube.com/watch?v=4QCiU4TQMfM
- Responder as questões encaminhadas pelo Professor.
- Tirar foto e enviar o arquivo para o email do Professor(Caso faça no caderno)
Atividade Texto : A origem da bateria
  A percussão existe desde que o homem pré-histórico desenvolveu habilidade de percurtir os materiais que pudesse encontra pela frente. Ela passou a ser primeiramente usada em rituais mágicos, em atividades lúdicas e chegou a ser utilizada até para meio de comunicação, com o passar do tempo começou a ser usada na música, onde acabou surgindo a percussão erudita.
 E foi nos Estados unidos com a origem do jazz que a percussão passou por uma grande evolução.Foi ai que surgiu um novo instrumento musical, composto por algumas peças de percussão que eram tocadas por uma pessoa usando também os pés. Como o conjunto de instrumentos de percussão de uma orquestra se chamava bateria, aderiram também a esse novo instrumento esse mesmo nome. A bateria inovou o modo de tocar também com o pé, pois instrumentos como o bumbo e o chimbal eram tocados com a mão.

Formato Básico de uma bateria de 8 peças


                                                                         RevistaBateria/EditMinuano São Paulo


                                            Baqueta com ponta de madeira(Tradicional)

                    Essa baqueta é a mais comum, e usadas pelos músicos.
                                                                                  RevistaBateria/EditMinuano São Paulo

Percussão: Choque produzido pelo encontro de dois corpos, exemplo: Batida. Os instrumentos de percussão, são aqueles que necessitam ser percutidos (batidos), agitados, raspados ou friccionados para que produzam os sons.
Assista ao vídeo: 12 maneiras de tocar bateria sem bateria : https://www.youtube.com/watch?v=4QCiU4TQMfM
Agora que você leu o texto, analisou as imagens e assistiu o vídeo, responda:
1 – Cite 5 instrumentos de percussão.
2 – Cite 5 peças de uma bateria.
3 -  Porque a bateria foi inovadora quando surgiu?
4 -  Você já criou ou improvisou algum instrumento em casa? Nesta questão crie ou improvise um instrumento com os objetos e possibilidades que possui na sua casa (Ótimo atividade para realizar na quarentena).
 A - Ao utilizar qualquer objeto em casa peça permissão aos seus pais ou responsável.
 B – Pode criar ou improvisar os instrumentos com objetos que possui na sua casa. Exemplo: Panelas, almofadas, madeiras ou qualquer outra possibilidade.
 C – Tirar a foto( Você não deve aparecer na foto) somente do instrumento criado ou improvisado, e classificar o nome do instrumento. Exemplo: Tirei uma foto de uma lata de óleo ou leite junto com uma colher de pau , e esta representando o instrumento chamado tamborim. Responder a questão 4 colocando o nome do instrumento no caso do exemplo tamborim e enviar a foto do instrumento criado ou improvisado em seguida.

Observação: Execute alguma música, ou toque alguma batida com o instrumento ele deve funcionar.
Orientações:
Estrutura do trabalho:
- Nome completo da escola
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e disciplina.
- Ler o texto.
- Assistir os vídeo sugeridos
- O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.
- Não se preocupar em relação a devolutiva das atividades, o Professor vai encaminhar as correções, respondendo o email da própria atividade.
.Observações:
- A atividade pode ser feita: No caderno ( tirar foto e enviar o arquivo) ou no Word.
- Fazer a leitura com calma do conteúdo.
-Acompanhar  as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Mídias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.
- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor e blog da unidade escolar nos comentários. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas. Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE Sp e unidade escolar.



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário