Professor: Douglas L.
Turma: 2ª C, D e E
Disciplina: FÍSICA
Canal de resposta das atividades: douglasluiz@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:de 19/05/20 até 21/05/20
Plantão de Dúvidas
2ºC – Quarta-feira das 20h45 às
21h30hs e Quinta-feira das 19h00 às
19h45hs
2ºD – Quarta-feira das 19h45 às 20h30hs e Quinta-feira das 20h45 às 21h30hs
2ºE – Quarta-feira das 19h00 às 19h45hs e Quinta-feira das 22h15 às 22h50hs
Material utilizado: Livro didático de Física, Caderno do
Aluno SP faz escola
Tarefa 1
Responder às atividades sobre: Termometria II – ( temperatura, escalas
termométricas: Celsius, Kelvin e Fahrenheit ).
Objetivo
Compreender a aplicação dos pontos de
fusão e ebulição da água em diferentes escalas e pressões atmosféricas.
Habilidades
Propor procedimentos em que
sejam realizadas medidas de temperatura. Identificar e caracterizar o
funcionamento dos diferentes termômetros utilizando as escalas termométricas.
Orientações
1)
fazer
uma leitura do conteúdo mencionado na Tarefa 1
2)
Assistir
o seguinte vídeo para ajudar a lembrar de alguns conceitos já explicados em
sala de aula:
Observações
1ª) Conteúdo sequencial sobre
Termometria I, aplicações de escalas termométricas importante para o
entendimento futuro nas conversões de escalas termométricas;
2ª) Quando enviar o email das atividades,
mencionar no campo do email “Assunto” nessa ordem: série e nome.
FÍSICA – TERMOMETRIA II
Nome: __________________________________nº.______ data: _______
Profº: Douglas Luiz série:
2º
ATIVIDADE – TERMOMETRIA II
1) (FAFIPAR-PR)Existem duas escalas
termométricas que possuem entre seus pontos fixo o mesmo número de divisões.
São elas:
a)
Celsius
e Fahrenheit.
b)
Fahrenheit
e Kelvin.
c)
Kelvin
e Rankine.
d)
Rankine
e Celsius.
e)
Celsius
e Kelvin.
2) Identifique
as alternativas como verdadeira (V)
ou falsa (F):
(
) termômetro: instrumento utilizado para medir somente a temperatura do corpo humano.
( ) a escala Celsius foi elaborada pelo
sueco Anders Celsius (1686-1736 ).
( ) “elevação” e “queda” brusca de
temperatura, são definições de choque térmico.
( ) os três pontos fixos são usados pelas
escalas: Celsius, Kelvin e Fahrenheit.
3)
(SENAI
– SC) O ponto de gelo é um estado
térmico no qual:
a)
qualquer
material está no estado sólido.
b)
nenhum
corpo troca calor.
c)
um
termômetro marca 32ºF.
d)
qualquer
termômetro indica o valor de 0.
e)
nenhuma
das anteriores.
4) Observe
as afirmações abaixo:
I – A escala Celsius
atribui 0º para o ponto de fusão do gelo e 100º para o ponto de ebulição da
água;
II – O limite inferior
para a escala Kelvin corresponde a – 273ºC.
III – 1ºC equivale a
1ºF.
Estão corretas:
a)
I
e II apenas.
b)
I
e III apenas.
c)
I,
II e III.
d)
II
e III apenas.
e)
I
apenas.
5)
Assinale
a alternativa correspondente: “Não
existe, teoricamente, um limite ____________ para a temperatura que um corpo
pode alcançar. Entretanto, existe um limite ______________ imposto pela
natureza quando tentamos diminuir a temperatura”.
b)
constante,
inferior d)
superior, inferior
Nenhum comentário:
Postar um comentário