quarta-feira, 13 de maio de 2020

ATIVIDADE 2 - 2ª C, D e E - PROFº DOUGLAS


Professor: Douglas L.
Turma: 2ª C, D e E
Disciplina: FÍSICA
Canal de resposta das atividades: douglasluiz@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:de 19/05/20 até 21/05/20

Plantão de Dúvidas
2ºC – Quarta-feira das 20h45 às 21h30hs e  Quinta-feira das 19h00 às 19h45hs
2ºD – Quarta-feira  das 19h45 às 20h30hs e  Quinta-feira das 20h45 às 21h30hs
2ºE – Quarta-feira  das 19h00 às 19h45hs e  Quinta-feira das 22h15 às 22h50hs
           
Material utilizado: Livro didático de Física, Caderno do Aluno SP faz escola

Tarefa 1
Responder às atividades sobre: Termometria II – ( temperatura, escalas termométricas: Celsius, Kelvin e Fahrenheit ).

Objetivo
Compreender a aplicação dos pontos de fusão e ebulição da água em diferentes escalas e pressões atmosféricas.

Habilidades
Propor procedimentos em que sejam realizadas medidas de temperatura. Identificar e caracterizar o funcionamento dos diferentes termômetros utilizando as escalas termométricas.


Orientações

1)    fazer uma leitura do conteúdo mencionado na Tarefa 1
2)    Assistir o seguinte vídeo para ajudar a lembrar de alguns conceitos já explicados em sala de aula:



Observações

1ª) Conteúdo sequencial sobre Termometria I, aplicações de escalas termométricas importante para o entendimento futuro nas conversões de escalas termométricas;
2ª) Quando enviar o email das atividades, mencionar no campo do email “Assunto” nessa ordem: série e nome.


FÍSICA – TERMOMETRIA II



Nome:            __________________________________nº.______       data: _______
Profº: Douglas Luiz                                                               série:                                                        

ATIVIDADE – TERMOMETRIA II


1)    (FAFIPAR-PR)Existem duas escalas termométricas que possuem entre seus pontos fixo o mesmo número de divisões. São elas:

a)    Celsius e Fahrenheit.
b)    Fahrenheit e Kelvin.
c)    Kelvin e Rankine.
d)    Rankine e Celsius.
e)    Celsius e Kelvin.


2)    Identifique as alternativas como verdadeira (V) ou falsa (F):


(     ) termômetro: instrumento utilizado para medir somente a temperatura do                            corpo humano.
                        (     ) a escala Celsius foi elaborada pelo sueco Anders Celsius (1686-1736 ).
                        (     ) “elevação” e “queda” brusca de temperatura, são definições de choque                                        térmico.
                        (     ) os três pontos fixos são usados pelas escalas: Celsius, Kelvin e                                                     Fahrenheit.


3)    (SENAI – SC) O ponto de gelo é um estado térmico no qual:


a)    qualquer material está no estado sólido.
b)    nenhum corpo troca calor.
c)    um termômetro marca 32ºF.
d)    qualquer termômetro indica o valor de 0.
e)    nenhuma das anteriores.





4)    Observe as afirmações abaixo:

I – A escala Celsius atribui 0º para o ponto de fusão do gelo e 100º para o ponto de ebulição da água;
II – O limite inferior para a escala Kelvin corresponde a – 273ºC.
III – 1ºC equivale a 1ºF.

Estão corretas:

a)    I e II apenas.
b)    I e III apenas.
c)    I, II e III.
d)    II e III apenas.
e)    I apenas.



5)    Assinale a alternativa correspondente: “Não existe, teoricamente, um limite ____________ para a temperatura que um corpo pode alcançar. Entretanto, existe um limite ______________ imposto pela natureza quando tentamos diminuir a temperatura”.


a)    inferior, superior                                                  c) constante, superior
b)    constante, inferior                                               d) superior, inferior














Nenhum comentário:

Postar um comentário