quarta-feira, 13 de maio de 2020

ATIVIDADE 2 - 3ª B e C - PROFº DOUGLAS


Professor: Douglas L.
Turma: 3ª B e C
Disciplina: FÍSICA
Canal de resposta das atividades: douglasluiz@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio:de 19/05/20 até 21/05/20

Plantão de Dúvidas
3ºB – Quarta-feira das 21h30 às 22h15hs e  Quinta-feira das 19h45 às 20h30hs
3ºC – Quarta-feira  das 22h15 às 22h50hs e  Quinta-feira das 21h30 às 22h15hs
           
Material utilizado: Livro didático de Física, Caderno do Aluno

Tarefa 1
Responder às atividades sobre: Notação Científica Física II – (aplicação de propriedades de potenciação em problemas matemáticos envolvendo as definições já estudadas).

Objetivo
Interpretar problemas do nosso cotidiano com resoluções em notação científica.

Habilidades
Compreensão universal da Física envolvendo conceitos Matemáticos básicos para futuras aplicações nas resoluções de cálculos elétricos.

Orientações

1)    Fazer uma leitura do conteúdo mencionado na Tarefa 1;
2)    Revisar os exemplos e exercícios já explicados e corrigidos;
3)    Assistir os respectivos vídeos para ajudar a lembrar de alguns conceitos já explicados em sala de aula:

NOTAÇÃO CIENTÍFICA FÍSICA: https://www.youtube.com/watch?v=recMlMwRhGw
NOTAÇÃO CIENTÍFICA FÍSICA: https://www.youtube.com/watch?v=6Kf8ZakQ1Js


Observações

1ª) Conteúdos são de retomada de assuntos já foi discutidos em sala de aula. Essa é uma nova etapa na aplicação e resolução de exercícios notacionais.
2ª) Quando enviar o e-mail das atividades, mencionar no campo do e-mail “Assunto” nessa ordem: série e nome.


                      Notação Científica - Resumo
A notação científica é uma forma de escrever números usando potência de 10. É utilizada para reduzir a escrita de números que apresentam muitos algarismos.
Números muito pequenos ou muito grandes são frequentemente encontrados nas ciências em geral e escrever em notação científica facilita fazer comparações e cálculos.
Um número em notação científica apresenta o seguinte formato:
m . 10e
Sendo,
m um número real igual ou maior que 1 e menor que 10;
e um número inteiro (expoente ou ordem de grandeza).

Exemplos

a) 6 590 000 000 000 000 = 6,59 . 10 15
b) 0, 000000000016 = 1,6 . 10 - 11

Transformar um número em notação científica


Veja abaixo como transformar os números em notação científica de forma prática:
1º Passo: Escrever o número na forma decimal, com apenas um algarismo diferente de 0 na frente da vírgula.
2º Passo: Colocar no expoente da potência de 10 o número de casas decimais que tivemos que "andar" com a vírgula. Se ao andar com a vírgula o valor do número diminuiu, o expoente ficará positivo, se aumentou o expoente ficará negativo.
3º Passo: Escrever o produto do número pela potência de 10.

Exemplos


1) Transformar o número 32 000 em notação científica.
·         Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 3 e o 2, pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 3 antes da vírgula;
·         Para colocar a vírgula nesta posição verificamos que tivemos que "andar" 4 casas decimais, visto que nos números inteiros a vírgula se encontra no final do número. Neste caso o 4 será o expoente da potência de 10.
·         Escrevendo em notação científica: 3,2 . 104
2) A massa de um elétron é de aproximadamente 0,000000000000000000000000000911 g. Transforme esse valor para notação científica.
·         Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 9 e o 1, pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 9 (que é o primeiro algarismo diferente de 0) antes da vírgula;
·         Para colocar a vírgula nesta posição "andamos" 28 casas decimais. É necessário lembrar que ao colocar a vírgula depois do 9, o número ficou com um valor maior, então para não modificar seu valor o expoente ficará negativo;
·         Escrevendo a massa do elétron em notação científica: 9,11 . 10 - 28 g

Nome:                                                                                               nº:                   data:                série:
     Professor: Douglas L.

ATIVIDADE – NOTAÇÃO CIENTÍFICA II

1)    Escreva os números que aparecem nas informações abaixo usando notação científica.

a)    A velocidade da luz é de, aproximadamente, 300000000 m/s.

b)    Há vírus cuja espessura cuja espessura é de, aproximadamente, 0,0006 mm

c)    A população da China em 2001 era de, aproximadamente, 1300000000 de habitantes.

d)    O raio de um átomo é de aproximadamente, 0,00000000005mm.


     2)    A distância da Terra à Lua mede 384400 km. Esse valor expresso em notação científica será:

a)    3,84 x 1010
b)    3,84 x 10 5
c)    3,84 x 10 7                                                            
d)    3,84 x 108
e)   3,84 x 109


3)    (UFPE) Qual a ordem de grandeza em metros, do número de voltas dadas pela roda de um automóvel ao percorrer uma estrada de 200 km?

a)    105
b)    103                                                                     
c)    102
d)    107
e)    104


4)    Ao elevar 2 milhões ao quadrado, seu resultado em notação científica será:

a)    4x1010                                           c) 2x1010
b)    2x1012                                                       d) 4x1012         

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