Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Disciplina: Eletiva/Música
Prazo de envio:
21/05/2020
Período de
envio: Até as 14:00 do dia 21/05/2020
Plantão de
duvidas: Segunda-feira das 14:00 as 17:00 (Utlilizar
email do Professor)
Oláaa meus alunos/as queridos/as, saudade imensa de vocês, parabéns a
todos que conseguiram executar as tarefas encaminhadas pelo Professor, no
entanto é muito importante compartilhar com os colegas as informações, e se
comunicarem sobre a aulas, para que possamos tentar aproveitar o máximo a
possibilidade de estudo. Na aula anterior o tema proposto foi: Propriedades do som. Daremos
continuidade ao conteúdo,
lembrando que agora iremos para a atividade 2. Encontrar atividade 1 no blog do
Bonifacio:
Bons estudos meus
queridos/as.
Eletiva música
Material utilizado:
- Caderno tradicional ou de Artes
- Caneta,
lápis e borracha
- Lapís de
cor
- Régua
-Celular ou
notebook(caso tenham)
-Internet
Tarefas:
- Ler o texto de apoio.
- Assistir o vídeo no
youtube : Aprenda os sons dos instrumentos musicais .
- Escutar quatro músicas escolhida pelo
professor que utilizam diferentes instrumentos musicais.
- Identificar o instrumento que destaca.
- Quando a música acabar desenhe o instrumento
identificado na folha de caderno tradicional, ou de artes.
- Colorir o desenho.
- Tirar foto e enviar o arquivo para o email
do Professor
Atividade 2
Texto: Os instrumentos musicais
Um instrumento musical é um objeto que
produz sons e é criado pelo homem. É preciso bater, sacudir, friccionar, soprar
ou tocar o instrumento para que ele produza sons harmoniosos. Os instrumentos
musicais podem ser classificados em três famílias: corda, sopro e percussão. Um
exemplo de instrumento de corda é o violino; de sopro, a flauta; e de
percussão, os atabaques (de origem africana e utilizados em diversos ritmos
brasileiros).
Os instrumentos da família de cordas que
têm cordas friccionadas por um arco (viola, violino, violoncelo, contrabaixo)
pertencem à subfamília dos arcos.Os instrumentos de sopro produzem som com o
sopro humano e podem ser divididos em duas subfamílias: madeiras e metais.
Todos os instrumentos de sopro, mesmo os de metal, que têm palheta de madeira,
são da subfamília das madeiras. Palheta (ou bico do instrumento) é uma lâmina
que vibra quando o músico assopra.Nos instrumentos da subfamília dos metais, o
esforço para produzir som é maior. Os músicos movimentam os lábios, e as
bochechas incham de ar. É necessário muito fôlego e técnica para produzir o som
e as notas pretendidas.
Assistir vídeo: Aprenda os sons dos instrumentos
musicais (Essencial para o desenvolvimento da atividade)
Vocês conheceram algumas características
dos instrumentos musicais. Agora vamos escutar os sons que eles produzem e
depois desenhá-los.
1 - Vocês ouvirão quatro
músicas que utilizam diferentes instrumentos musicais, escolhidas pelo
professor.
As músicas são :
C - Bohemian Rhapsody – Queen - https://www.youtube.com/watch?v=yl3TsqL0ZPw&list=PLqIK01W9QdPmZoPyEmIDrnT23J4NGloCh&index=7
D - Abertura 1 Dragon Ball super – Dublada
em Portugues Daniel Quirino - https://www.youtube.com/watch?v=flYJj85aJsw
- Quando a primeira música começar a tocar, tentem identificar o
instrumento que se destaca.
- Quando a música acabar, desenhem o
instrumento identificado( Folha do caderno tradicional ou de artes)
- Repitam essa sequência até a quarta música.
- Um
desenho para cada música.
- O desenho não precisa ficar
perfeito, pois o objetivo da atividade é
apenas identificar os instrumentos, no entanto o capricho pelo
desenho é fundamental.
2 – Os instrumentos musicais podem se
classificar em quantas famílias? Quais são?
3 – Violão, contrabaixo, violoncelo e
violino pertencem a qual família?
Orientações:
Estrutura do trabalho
- Nome completo da escola
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e disciplina.
- Escutar as músicas até o final.
- Ler o texto.
- O trabalho sugerido foi pensando no tempo
estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com
calma sua tarefa.
- Não se preocupar em relação a devolutiva
das atividades, o Professor vai encaminhar as correções, respondendo o email da
própria atividade.
.Observações:
- A atividade pode ser feita: No
caderno tradicional ou de artes ( tirar foto e enviar o arquivo).
- Fazer a leitura com calma do conteúdo.
-Acompanhar
as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento
pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter melhor
rendimento nos estudos.
- As orientações estão bem detalhadas, mas
caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do
Professor e blog da unidade escolar nos comentários. Lembremos também que o Centro
de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para
nossas aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado,
e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE Sp e unidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário