sexta-feira, 15 de maio de 2020

ATIVIDADE 2 - 6º e 7º - ELETIVAS (Música) - PROFº VINICIUS


Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Turma: 6º e 7º anos
Disciplina: Eletiva/Música
Prazo de envio: 21/05/2020
Período de envio: Até as 14:00 do dia 21/05/2020
Plantão de duvidas: Segunda-feira das 14:00 as 17:00 (Utlilizar email do Professor)

      Oláaa meus alunos/as queridos/as, saudade imensa de vocês, parabéns a todos que conseguiram executar as tarefas encaminhadas pelo Professor, no entanto é muito importante compartilhar com os colegas as informações, e se comunicarem sobre a aulas, para que possamos tentar aproveitar o máximo a possibilidade de estudo. Na aula anterior o tema proposto foi: Propriedades do som. Daremos continuidade ao conteúdo, lembrando que agora iremos para a atividade 2. Encontrar atividade 1 no blog do Bonifacio:

      Bons estudos meus queridos/as.

Eletiva música


Material utilizado:
- Caderno tradicional ou de Artes
- Caneta, lápis e borracha
- Lapís de cor
- Régua
-Celular ou notebook(caso tenham)
-Internet
Tarefas: 
 - Ler o texto de apoio.
 - Assistir o vídeo no youtube : Aprenda os sons dos instrumentos musicais .
 - Escutar quatro músicas escolhida pelo professor que utilizam diferentes instrumentos musicais.
 - Identificar o instrumento que destaca.
 - Quando a música acabar desenhe o instrumento identificado na folha de caderno tradicional, ou de artes.
 - Colorir o desenho.
 - Tirar foto e enviar o arquivo para o email do Professor

Atividade 2
Texto: Os instrumentos musicais
   Um instrumento musical é um objeto que produz sons e é criado pelo homem. É preciso bater, sacudir, friccionar, soprar ou tocar o instrumento para que ele produza sons harmoniosos. Os instrumentos musicais podem ser classificados em três famílias: corda, sopro e percussão. Um exemplo de instrumento de corda é o violino; de sopro, a flauta; e de percussão, os atabaques (de origem africana e utilizados em diversos ritmos brasileiros).
    Os instrumentos da família de cordas que têm cordas friccionadas por um arco (viola, violino, violoncelo, contrabaixo) pertencem à subfamília dos arcos.Os instrumentos de sopro produzem som com o sopro humano e podem ser divididos em duas subfamílias: madeiras e metais. Todos os instrumentos de sopro, mesmo os de metal, que têm palheta de madeira, são da subfamília das madeiras. Palheta (ou bico do instrumento) é uma lâmina que vibra quando o músico assopra.Nos instrumentos da subfamília dos metais, o esforço para produzir som é maior. Os músicos movimentam os lábios, e as bochechas incham de ar. É necessário muito fôlego e técnica para produzir o som e as notas pretendidas.
Assistir vídeo: Aprenda os sons dos instrumentos musicais (Essencial para o desenvolvimento da atividade)
  Vocês conheceram algumas características dos instrumentos musicais. Agora vamos escutar os sons que eles produzem e depois desenhá-los.
1 - Vocês ouvirão quatro músicas que utilizam diferentes instrumentos musicais, escolhidas pelo professor.
As músicas são :
     A - Céu azul Charlie Brow Jr - https://www.youtube.com/watch?v=K8zbYy0g2v0
     B - Rindo a Toa - Falamansa - https://www.youtube.com/watch?v=yT3ne1uq8iU
      D - Abertura 1 Dragon Ball super – Dublada em Portugues Daniel Quirino - https://www.youtube.com/watch?v=flYJj85aJsw
- Quando a primeira música começar a tocar, tentem identificar o instrumento que se destaca.
 - Quando a música acabar, desenhem o instrumento identificado( Folha do caderno tradicional ou de artes)
 - Repitam essa sequência até a quarta música.
- Um desenho para cada música.
- O desenho não precisa ficar perfeito, pois o objetivo da atividade é
apenas identificar os instrumentos, no entanto o capricho pelo desenho é fundamental.
2 – Os instrumentos musicais podem se classificar em quantas famílias? Quais são?
3 – Violão, contrabaixo, violoncelo e violino pertencem a qual família?
Orientações:
Estrutura do trabalho
- Nome completo da escola
- Nome do Professor
- Nome completo do aluno, turma e disciplina.
- Escutar as músicas até o final.
- Ler o texto.
- O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.
- Não se preocupar em relação a devolutiva das atividades, o Professor vai encaminhar as correções, respondendo o email da própria atividade.
.Observações:
- A atividade pode ser feita: No caderno tradicional ou de artes ( tirar foto e enviar o arquivo).
- Fazer a leitura com calma do conteúdo.
-Acompanhar  as aulas da disciplina Eletivas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.


- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor  e blog da unidade escolar nos comentários. Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE Sp e unidade escolar.























Nenhum comentário:

Postar um comentário