Atividade
3.
Professor
(a): Claudio Oliveira Fernandes e Márcia Regina Galvão
Turma: Sextos
Anos: A, B, C e D, do Ensino Fundamental II.
Disciplina: História
Canal
de resposta: E-MAIL: claudioofernandes@professor.educacao.sp.gov.br
Canal
de resposta: E- Mail 6 A : marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo
de envio: Até 15 dias após a
postagem da atividade.
Período
da postagem:11/05 a 15/05/2020.
Material
utilizado:
Tendo em vista que alguns e algumas estudantes
não terão acesso ao o PDF do caderno do aluno postado no Blog da escola e em
outras plataformas, usaremos as questões que possam ser consultadas em outras
fontes como: Dicionários, livros didáticos, anotações do caderno e/ou sites da
internet, e as aulas do CMSP. Para
realização dessa atividade o livro didático “História escola e democracia”,
recebido pelo aluno, é recomendado para auxiliar nas respostas.
Tarefas:
1.
Ler o resumo sobre os diversos tipos de fontes
históricas, que encontra-se ao final desta postagem para auxiliar na resolução
das atividades.
2.
Estudaremos sobre os diversos tipos de fontes
históricas. Espera-se que você, estudante, possa identificar as formas de
registros em diferentes épocas e sociedades, bem como entender a importância da
análise crítica destas fontes para a produção do saber histórico e para o
trabalho do historiador.
3.
Procurar no dicionário as palavras
desconhecidas por você.
Atividade
1
a)
Leia o texto, observe com atenção as imagens
abaixo e realize a atividade proposta.
A importância das fontes históricas para a construção das
identidades
“As fontes históricas nos permitem conhecer, através de sua
observação e análise, a história de uma pessoa, grupo social ou um
acontecimento de um determinado período. Para obter informações de determinada
época e acontecimento histórico, a análise das fontes deve ser criteriosa, e o
historiador deve se valer de diferentes tipologias que serão confrontadas entre
si. Podemos observar que as fontes
históricas podem ser escritas, sonoras, visuais, orais, audiovisuais e materiais.
“
Fonte: Elaborado especialmente para o Material
de Apoio ao Currículo Paulista
As Pirâmides do Egito são fontes: __________________
Moedas são fontes:_______________________________
As
pinturas rupestres são fontes:_________________
O jornal é uma fonte: ____________________________
A fotografia é uma fonte:_________________________
A pintura: Monalisa é uma fonte:_____________________________
A música Parabéns para você é uma fonte:__________
O frevo é um ritmo musical – uma dança é uma fonte:_____
Atividade
2
Analise a fonte e responda às questões abaixo:
a)
Você conhece este documento?
b)
Ele é uma fonte histórica?
c)
Qual tipo de fonte histórica?
d)
Qual o nome do documento?
e)
Para que serve o documento?
f)
Qual a sua finalidade?
g)
Quais
outros dados podemos reconhecer no documento?
h)
É
possível ter informações de outras pessoas por esse documento?
i)
Quais?
Tempo estimado para realização das atividades
Caros estudantes e responsáveis, o roteiro de
estudos e atividades sugerido para a semana do dia 11/05 a 15/05/2020, foi
elaborado pensando na carga horária da disciplina de História, para os sextos
anos, durante a semana (4 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 3 horas
semanais). Essa carga horária é referente as aulas no modelo presencial.
PS: Não esqueça
de citar a fonte de onde retirou a informação para suas respostas. Pode
consultar outras fontes além do livro didático de história e do caderno do
aluno.O caderno do aluno está disponível no blog da escola.
Observações:
Tem-se como objetivo uma revisão do conteúdo
do primeiro bimestre, por compreender a necessidade de trabalhar algumas
habilidades não contempladas, tendo em vista as recomendações da Secretaria de
Educação do Estado de São Paulo, que orientou para interrupção do bimestre,
como forma de diminuir a contaminação pelo novo coronavírus.
Segue
abaixo o resumo sobre as diversas fontes históricas:
Você sabe o que são fontes históricas?
As fontes históricas são
vestígios do passado que permitem que o historiador desenvolva sua pesquisa e
responda questões referentes a elas. Dessa maneira, as fontes assumem um papel
de total importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma.
O termo “fonte” é compreendido como documento que registra e comprova o
vestígio do passado.
Até o século XIX, acreditava-se que o passado só poderia ser estudado
por meio de fontes escritas oficiais, o que limitava o trabalho do historiador
somente a esses documentos.Contudo, a partir do século XX, passa-se a
compreender como fonte histórica tudo o que foi produzido pelo ser humano desde
os primórdios, ou seja, desde antes da escrita.
Com isso, fontes de natureza oral e material passam a ser consideradas
tão importantes quanto documentos escritos para se compreender o passado. Esse
movimento na pesquisa histórica permitiu que surgissem novas discussões ao
mesmo tempo em que contribuiu para o crescimento da produção histórica.Por isso
o século XX foi marcado por um salto considerável em publicações de temas
históricos.
Tipos
de fontes históricas
As fontes históricas podem ser desde artefatos arqueológicos a
dispositivos eletrônicos. É importante que se compreenda que todos os tipos de
fontes históricas são importantes para o desenvolvimento da pesquisa. Contudo,
existe uma diferença de complexidade entre elas.
Fontes históricas escritas
As fontes históricas escritas consistem em documentos que possuem
frases e textos. Alguns exemplos de fontes escritas são:
- Cartas
- Discursos
- Leis
- Livros
- Letras de músicas
- Poemas
- Jornais
- Revistas
- Folhetos
- Documentos oficiais.
Fontes históricas materiais
As fontes históricas materiais são os vestígios do passado
deixados pelo homem. São as fontes mais amplas que existem pois tudo que foi
produzido pelo homem desde a sua existência é passível de pesquisa. Podemos
exemplificar algumas fontes materiais, como:
- Esculturas
- Pinturas rupestres
- Pinturas
- Vestuário
- Cerâmicas
- Urnas funerárias com ossos humanos
- Pedras lascadas e polidas
- Monumentos
- Fóssil
Fontes históricas orais/ Imateriais
As fontes históricas orais são fontes que envolvem a fala. Em sociedades
que a escrita não é dominada por todos os seus membros (como algumas
comunidades indígenas, por exemplo), sua história é narrada e transmitida pela
fala dos mais velhos.
Assim, a memória do narrador se torna uma importante ferramenta para se
construir a história que passa de geração para geração.
As fontes históricas orais permitem perceber como o grupo envolvido no
fato passado vivenciou e percebeu o desenrolar dos acontecimentos. Alguns
exemplos de fontes orais são:
- Lendas
- Mitos
- Relatos
- Documentários
- Entrevistas
- Música
Percebe-se, então, que as fontes históricas são variadas. Cada uma
demanda um cuidado diferente por parte do historiador que deve se encarregar de
extrair delas argumentos sólidos que sustentarão sua pesquisa.
Nesse sentido, a atuação do historiador é de suma importância para a pesquisa
histórica, pois dependerá da forma como ele manuseará as fontes que a história
será difundida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário