quinta-feira, 14 de maio de 2020

ATIVIDADE 3 - 6º A, B, C e D - PROFº CLAUDIO / PROFª MARCIA REGINA

Atividade 3.
Professor (a): Claudio Oliveira Fernandes e Márcia Regina Galvão
Turma: Sextos Anos:  A,  B, C e D, do Ensino Fundamental II.
Disciplina: História
Canal de resposta: E- Mail 6 A :  marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio:  Até 15 dias após a postagem da atividade.
Período da postagem:11/05 a 15/05/2020.

Material utilizado:
Tendo em vista que alguns e algumas estudantes não terão acesso ao o PDF do caderno do aluno postado no Blog da escola e em outras plataformas, usaremos as questões que possam ser consultadas em outras fontes como: Dicionários, livros didáticos, anotações do caderno e/ou sites da internet,  e as aulas do CMSP. Para realização dessa atividade o livro didático “História escola e democracia”, recebido pelo aluno, é recomendado para auxiliar nas respostas.
Tarefas:
1.       Ler o resumo sobre os diversos tipos de fontes históricas, que encontra-se ao final desta postagem para auxiliar na resolução das atividades.
2.       Estudaremos sobre os diversos tipos de fontes históricas. Espera-se que você, estudante, possa identificar as formas de registros em diferentes épocas e sociedades, bem como entender a importância da análise crítica destas fontes para a produção do saber histórico e para o trabalho do historiador.
3.       Procurar no dicionário as palavras desconhecidas por você.

Atividade 1
a)      Leia o texto, observe com atenção as imagens abaixo e realize a atividade proposta.

A importância das fontes históricas para a construção das identidades
“As fontes históricas nos permitem conhecer, através de sua observação e análise, a história de uma pessoa, grupo social ou um acontecimento de um determinado período. Para obter informações de determinada época e acontecimento histórico, a análise das fontes deve ser criteriosa, e o historiador deve se valer de diferentes tipologias que serão confrontadas entre si.  Podemos observar que as fontes históricas podem ser escritas, sonoras, visuais, orais, audiovisuais e materiais. “   
 Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

Com base na sua observação, na leitura do texto, identifique a qual tipo de fonte histórica correspondem as imagens abaixo:






As Pirâmides do Egito são fontes: __________________








Moedas são fontes:_______________________________








As pinturas rupestres são fontes:_________________







O jornal é uma fonte: ____________________________









A fotografia é uma fonte:_________________________









A pintura: Monalisa é uma fonte:_____________________________









A música Parabéns para você é uma fonte:__________







O frevo é um ritmo musical – uma dança é uma fonte:_____



Atividade 2


Analise a fonte e responda às questões abaixo:


a)      Você conhece este documento?

b)      Ele é uma fonte histórica?

c)       Qual tipo de fonte histórica?   

d)      Qual o nome do documento? 

e)      Para que serve o documento?

f)       Qual a sua finalidade? 

g)       Quais outros dados podemos reconhecer no documento? 

h)       É possível ter informações de outras pessoas por esse documento? 

i)        Quais? 


 Orientações:
Tempo estimado para realização das atividades
Caros estudantes e responsáveis, o roteiro de estudos e atividades sugerido para a semana do dia 11/05 a 15/05/2020, foi elaborado pensando na carga horária da disciplina de História, para os sextos anos, durante a semana (4 aulas com tempo de 45min cada, ao total de 3 horas semanais). Essa carga horária é referente as aulas no modelo presencial.
PS: Não esqueça de citar a fonte de onde retirou a informação para suas respostas. Pode consultar outras fontes além do livro didático de história e do caderno do aluno.O caderno do aluno está disponível no blog da escola.
Observações:
Tem-se como objetivo uma revisão do conteúdo do primeiro bimestre, por compreender a necessidade de trabalhar algumas habilidades não contempladas, tendo em vista as recomendações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que orientou para interrupção do bimestre, como forma de diminuir a contaminação pelo novo coronavírus.

Segue abaixo o resumo sobre as diversas fontes históricas:

Você sabe o que são fontes históricas?
 As fontes históricas são vestígios do passado que permitem que o historiador desenvolva sua pesquisa e responda questões referentes a elas. Dessa maneira, as fontes assumem um papel de total importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma.
O termo “fonte” é compreendido como documento que registra e comprova o vestígio do passado.
Até o século XIX, acreditava-se que o passado só poderia ser estudado por meio de fontes escritas oficiais, o que limitava o trabalho do historiador somente a esses documentos.Contudo, a partir do século XX, passa-se a compreender como fonte histórica tudo o que foi produzido pelo ser humano desde os primórdios, ou seja, desde antes da escrita.
Com isso, fontes de natureza oral e material passam a ser consideradas tão importantes quanto documentos escritos para se compreender o passado. Esse movimento na pesquisa histórica permitiu que surgissem novas discussões ao mesmo tempo em que contribuiu para o crescimento da produção histórica.Por isso o século XX foi marcado por um salto considerável em publicações de temas históricos.
Tipos de fontes históricas
As fontes históricas podem ser desde artefatos arqueológicos a dispositivos eletrônicos. É importante que se compreenda que todos os tipos de fontes históricas são importantes para o desenvolvimento da pesquisa. Contudo, existe uma diferença de complexidade entre elas.
Fontes históricas escritas
As fontes históricas escritas consistem em documentos que possuem frases e textos. Alguns exemplos de fontes escritas são:
  • Cartas
  • Discursos
  • Leis
  • Livros
  • Letras de músicas
  • Poemas
  • Jornais
  • Revistas
  • Folhetos
  • Documentos oficiais.
 Fontes históricas materiais
As fontes históricas materiais são os vestígios do passado deixados pelo homem. São as fontes mais amplas que existem pois tudo que foi produzido pelo homem desde a sua existência é passível de pesquisa. Podemos exemplificar algumas fontes materiais, como:
  • Esculturas
  • Pinturas rupestres
  • Pinturas
  • Vestuário
  • Cerâmicas
  • Urnas funerárias com ossos humanos
  • Pedras lascadas e polidas
  • Monumentos
  • Fóssil
Fontes históricas orais/ Imateriais
As fontes históricas orais são fontes que envolvem a fala. Em sociedades que a escrita não é dominada por todos os seus membros (como algumas comunidades indígenas, por exemplo), sua história é narrada e transmitida pela fala dos mais velhos.
Assim, a memória do narrador se torna uma importante ferramenta para se construir a história que passa de geração para geração.
As fontes históricas orais permitem perceber como o grupo envolvido no fato passado vivenciou e percebeu o desenrolar dos acontecimentos. Alguns exemplos de fontes orais são:
  • Lendas
  • Mitos
  • Relatos
  • Documentários
  • Entrevistas
  • Música
Percebe-se, então, que as fontes históricas são variadas. Cada uma demanda um cuidado diferente por parte do historiador que deve se encarregar de extrair delas argumentos sólidos que sustentarão sua pesquisa.
Nesse sentido, a atuação do historiador é de suma importância para a pesquisa histórica, pois dependerá da forma como ele manuseará as fontes que a história será difundida.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário