quarta-feira, 6 de maio de 2020

ATIVIDADE 3ª A, B e C - PROFª DORA



Professor (a): DORA DE CASSIA
Turma: 3ªA, B e C
Disciplina: HISTÓRIA
Canal de resposta: doracassia@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 15 DIAS
Período de envio:04/05 Á 19/05

Material utilizado:LIVROS DIDÁTICOS, INTERNET, CADERNO DO ALUNO.

Tarefas: PESQUISAR E RESPONDER AS ATIVIDADES PROPOSTAS, ATRAVÉS DE LIVROS DIDÁTICOS E INTERNET.

 Orientações:O aluno deverá responder as atividades propostas, fazer leituras dos textos já trabalhadas em sala de aula.
Observações: Os conteúdos são de retomada de assuntos já discutidos em sala de aula. Essa é uma etapa necessária para o andamento das aulas e dar continuidade nas próximas atividades.


NOME_________________________________________________SÉRIE________________

ATIVIDADES (1)

Leia O fragmento
“O Imperialismo pode ser conceituado pelo conjunto de intervenções políticas, econômicas e culturais por países europeus, Japão e Estados Unidos sobre países da África, Ásia e Oceania”. A exploração garantia territórios estratégicos que forneciam recursos naturais, matéria-prima, mão de obra e consumidores. ’
O Neocolonialismo surge como um desdobramento deste contexto e, desse modo, configura uma parte do conceito mais amplo do Imperialismo. A prática aparece como um desdobramento do capitalismo moderno, quando as potências europeias saem em busca de mercado consumidor e matérias-primas, além de investimento na Ásia, África e Oceania.
1-De acordo com o fragmento citado responda:  O que os países europeus buscavam?

2-Quais os fatores que impulsionaram o Imperialismo e o neocolonialismo? Explique?

3-Tendo em vista seus conhecimentos, você consegue pensar quais as razões históricas que fazem com que alguns países africanos enfrentem dificuldades econômicas, políticas e sociais? Faça uma pesquisa nas reportagens dos links abaixo.
Ou no seu livro Didático.



4-ATIVIDADE LEITURA DE TEXTO: A ÁFRICA RETALHADA

Durante mais de trezentos anos, a escravidão transformou milhões de africanos em mercadorias e o trabalho dos africanos gerou riqueza aos países europeus. Os povos africanos significavam lucro, ao serem comercializados, além de mão-de-obra nas lavouras. Com o fim do tráfico internacional de escravos, na metade do século XIX, outras riquezas tornaram-se interessantes aos europeus. Segundo a pesquisadora e especialista em África, Leila Leite Hernandez, após o período da colonização litorânea, que gerou guerras internas e tribais entre os africanos, os europeus passaram a explorar, por meio fluvial, o interior do continente com o objetivo de buscar matérias-primas, principalmente minérios, para o desenvolvimento industrial crescente na Europa, que ampliava cada vez mais o leque de países nessa corrida industrial. Após explorar o delta do Nilo, outras bacias hidrográficas serviram para adentrar ao continente africano, como o delta dos rios Níger, Zaire, Zambeze. Assim sendo, exploradores, inicialmente ingleses e franceses, posteriormente de outros países europeus, passam a ter grande interesse na região para alimentar sua indústria crescente. Prevendo possíveis conflitos entre os países, na busca por riquezas e territórios, o chanceler da recém-unificada Alemanha, Otto Von Bismarck, em 1884, reuniu na Conferência de Berlim, os países europeus, a Rússia e os EUA, para criar uma política de partilha mento da África. Dentre as deliberações, o reconhecimento da posse do território seria efetivado com a notificação aos demais países de sua ocupação, dessa forma, intensificando ainda mais as disputas nessa corrida colonial.
A--faça um levantamento dos movimentos de resistência à ocupação europeia, assim como os conflitos entre os europeus, como, por exemplo, a Guerra dos Bôers (1880-1881/1899-1902).

Nenhum comentário:

Postar um comentário