Professor
(a): DORA DE CASSIA
Turma: 3ªA, B e C
Disciplina:
HISTÓRIA
Canal de
resposta: doracassia@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de
envio: 15 DIAS
Período de
envio:04/05 Á 19/05
Material
utilizado:LIVROS DIDÁTICOS, INTERNET, CADERNO DO ALUNO.
Tarefas:
PESQUISAR E RESPONDER AS ATIVIDADES PROPOSTAS, ATRAVÉS DE LIVROS DIDÁTICOS E INTERNET.
Observações:
Os conteúdos são de retomada de assuntos já
discutidos em sala de aula. Essa é uma etapa necessária para o andamento das
aulas e dar continuidade nas próximas atividades.
NOME_________________________________________________SÉRIE________________
ATIVIDADES (1)
Leia O fragmento
“O Imperialismo
pode ser conceituado pelo conjunto de intervenções políticas, econômicas e
culturais por países europeus, Japão e Estados Unidos sobre países da África,
Ásia e Oceania”. A exploração garantia territórios estratégicos que forneciam
recursos naturais, matéria-prima, mão de obra e consumidores. ’
O Neocolonialismo surge como um desdobramento deste contexto e, desse
modo, configura uma parte do conceito mais amplo do Imperialismo. A prática
aparece como um desdobramento do capitalismo moderno, quando as potências
europeias saem em busca de mercado consumidor e matérias-primas, além de
investimento na Ásia, África e Oceania.
1-De acordo
com o fragmento citado responda: O que os
países europeus buscavam?
2-Quais os
fatores que impulsionaram o Imperialismo e o neocolonialismo? Explique?
3-Tendo em
vista seus conhecimentos, você consegue pensar quais as razões históricas que
fazem com que alguns países africanos enfrentem dificuldades econômicas,
políticas e sociais? Faça uma pesquisa nas reportagens dos links abaixo.
Ou no seu livro Didático.
4-ATIVIDADE LEITURA DE TEXTO: A ÁFRICA RETALHADA
Durante mais de trezentos anos, a escravidão transformou
milhões de africanos em mercadorias e o trabalho dos africanos gerou riqueza
aos países europeus. Os povos africanos significavam lucro, ao serem
comercializados, além de mão-de-obra nas lavouras. Com o fim do tráfico
internacional de escravos, na metade do século XIX, outras riquezas tornaram-se
interessantes aos europeus. Segundo a pesquisadora e especialista em África,
Leila Leite Hernandez, após o período da colonização litorânea, que gerou
guerras internas e tribais entre os africanos, os europeus passaram a explorar,
por meio fluvial, o interior do continente com o objetivo de buscar
matérias-primas, principalmente minérios, para o desenvolvimento industrial
crescente na Europa, que ampliava cada vez mais o leque de países nessa corrida
industrial. Após explorar o delta do Nilo, outras bacias hidrográficas serviram
para adentrar ao continente africano, como o delta dos rios Níger, Zaire,
Zambeze. Assim sendo, exploradores, inicialmente ingleses e franceses,
posteriormente de outros países europeus, passam a ter grande interesse na
região para alimentar sua indústria crescente. Prevendo possíveis conflitos
entre os países, na busca por riquezas e territórios, o chanceler da
recém-unificada Alemanha, Otto Von Bismarck, em 1884, reuniu na Conferência de
Berlim, os países europeus, a Rússia e os EUA, para criar uma política de
partilha mento da África. Dentre as deliberações, o reconhecimento da posse do
território seria efetivado com a notificação aos demais países de sua ocupação,
dessa forma, intensificando ainda mais as disputas nessa corrida colonial.
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