sexta-feira, 29 de maio de 2020

ATIVIDADE 4 - 9º A - PROFª MARCIA REGINA

Professor (a): Márcia Regina
Turma: 9º A
Disciplina: História

Prazo de envio: até 12/06
Período de envio: 28/05/20

Material utilizado:
Material que será utilizado para as atividades volume 1 do São Paulo Faz Escola. Aulas do CMSP. Livro Didático , Dicionário. Blog da Escola. Atividade em anexo neste documento.

Tarefas:
Habilidade a ser desenvolvida:


1.      Assistir as aulas de História pela TV ou pelo aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo - CMSP
2.      Ler as orientações ( passo a passo ) para montar o seu mapa mental
3.      Observar os exemplos do mapas mentais em anexo
4.      Ler o resumo sobre o Iluminismo ao final deste documento.
5.      Consultar seu livro didático História Capítulo –2 .( a partir da página 28 )
6.      Consultar o dicionário em caso de necessidade para palavras desconhecidas.
7.      Montar um mapa mental sobre o Iluminismo.
8.      Fotografar e enviar no e-mail da professora que consta no canal de resposta.

Orientações:
 A resolução das atividades e a participação nas aulas on-line, tanto no aplicativo do CMSP quanto das enviadas pelo blog da escola, farão parte do acompanhamento da aprendizagem. Também contará como atividades propostas a participação na AAP de português. 
As atividades deverão ser postadas no e-mail   marciareginagalvao@professor.educacao.sp.gov.br
  • Todos os registros que vocês alunos (as) realizarem, sejam das atividades ou da organização e roteiros de estudos neste momento de isolamento social serão de extrema importância para o      acompanhamento do professor. Por isto conto com as realizações das propostas de estudos e das atividades.

Observações:

Esta temática envolve a Semana Intensiva de Recuperação.




Obrigado e bons estudos!!!


2.   O que é um mapa mental?



Mapa mental é um diagrama que permite que você organize ideias de forma simples e lógica, representando-as visualmente, facilitando o processo de memorização.
Ele começa com um tema central, que evolui através de linhas ou “ramos” relacionando os subtópicos do tema.
É conhecido como um método de memorização que ajuda a aumentar o aprendizado. Foi criado com base no funcionamento do cérebro, que tem mais facilidade de organizar ideias de formas sistematizadas. É muito efetivo para:
  • Organizar matérias para revisar
  • Fazer planejamentos
  • Traçar objetivos
  • Organizar ideias em reuniões.
  • Atividades que necessitem de organização de ideias
·         Esse método foi criado pelo escritor inglês Tony Buzan, que é uma das maiores autoridades no estudo do cérebro, memória e aprendizagem.

Então como fazer um mapa mental?

Existem duas formas: desenhando, ou através de ferramentas na internet. Indicamos que o mapa seja feito a mão. O motivo é que temos mais facilidade para aprender quando fazemos algo à mão. Por isso, o mapa mental vai funcionar melhor para o seu aprendizado se você fizer dessa forma.
Para desenhar o mapa mental, você irá precisar de papel e caneta. Procure usar canetas coloridas para separar as informações em cores diferentes e ajudar na dinâmica do seu mapa.

9 passos para desenhar um mapa mental:

  1. Defina o tema central, ex: Geometria.
  2. Procure informações que envolvam o tema e leia bastante sobre os assuntos que você precisará colocar no mapa.
  3. Utilize cores, setas e desenhos. Esses elementos no mapa vão ajudar você a associar os assuntos e lembrar deles posteriormente.
  4. Use palavras-chave curtas para montar o fluxo do seu mapa, pois as grandes tiram o foco e podem confundir.
  5. Deixe a folha em formato paisagem. Isso ajuda as ideias a fluírem melhor.
  6. Comece desenhando no centro da folha, colocando o tema central e o envolvendo com algum elemento visual. Exemplo: um balão de ideia ou algum desenho que represente a palavra.
Conecte as linhas de forma decrescente, ligando os maiores junto com os subtópicos e o tema central, e os assuntos mais específicos, com linhas menores, ligando nos subtópicos. Ficou confuso? Veja um exemplo:


8. Faça linhas com curvas. Desse modo, o cérebro terá mais facilidade de manter a atenção, já que linhas retas deixam a mente entediada com mais facilidade.
9. Por fim consulte-o sempre para não esquecer a linha de raciocínio. O cérebro precisa de um tempo para memorizar novas informações até que elas se tornem naturais.


3.    Observe   o exemplo de mapa mental :





3.1 Observe este feito no caderno pode realizar assim também se não houver a possibilidade de realizar em computador:


3.2 Ou em folha de sulfite ou de caderno de desenho outra maneira de produzir:


7.    AGORA É COM VOCÊ :
v  LEIA COMO PRODUZIR UM MAPA MENTAL
v  FAÇA A LEITURA  DO RESUMO E REVISITE AS ATIVIDADES ANTERIORES SOBRE O ILUMINISMO
v  PRODUZA O SEU MAPA MENTAL
v  SE PRODUZIR NO COMPUTADOR É SÓ ENVIAR O ARQUIVO NO E-MAIL

8. SE PRODUZIR NO CADERNO OU EM FOLHA SULFITE TIRA UMA FOTO E ENVIE NO E-MAIL.

BOA PRODUÇÃO E BONS ESTUDOS.


2.    Faça a Leitura do resumo : Iluminismo para ajudar na confecção do seu mapa mental

Resumo
·         
Com base nos três pontos  acima, podemos afirmar que o Iluminismo defendia:
- A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
- O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.
- O predomínio da burguesia e seus ideais.

Alguns pensadores ficaram famosos e tiveram destaque por suas obras e ideias neste período. São eles:
ü  John Locke
ü  Voltaire
François Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos.
ü  Montesquieu
Charles de Secondat Montesquieu em sua obra “O espírito das leis” defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.
ü  Rousseau
Jean-Jacques Rousseau é autor da obra “O contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos. Rousseau destacou-se também como defensor da pequena burguesia.
ü  Quesnay
François Quesnay foi o representante oficial da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a interferência do Estado.
Enciclopédia do Iluminismo quis substituir fé pelo conhecimento. Coordenada pelos iluministas  D'Alembert e Diderot, "Encyclopédie" foi elaborada entre 1751 e 1780. Com base nos ideais iluministas, filósofos pretendiam, através do saber, criar o "cidadão esclarecido".
ü  Adam Smith
Adam Smith foi o principal representante de um conjunto de ideias denominado liberalismo econômico, o qual é composto pelo seguinte:
- o Estado é legitimamente poderoso se for rico;
- para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;
- para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.
A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.
3.    Documentos complementares:
TRECHO I
“ Não é aos homens que me dirijo, é a ti, Deus de todos os seres, de todos os homens e de todos os tempos (…). Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos fracos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre todas as leis imperfeitas, entre todas as opiniões insensatas (…) que todas essas pequenas nuances que distinguem os átomos chamados homens não sejam motivos de perseguição”. [Voltaire, Tratado Sobre a Tolerância, 1763. In: Historie, 3º Collection J. Monnier. Paris: F. Nathan, 1966.]

TRECHO II
“Quando na mesma pessoa, ou órgão de governo, o poder Legislativo está unido ao poder Executivo, não existe liberdade (…) E também não existe liberdade se o poder Judiciário (poder de julgar) não estiver separado do poder Legislativo (poder de fazer as leis) e do poder Executivo (poder executar, de pôr em prática as leis)”. 
[Montesquieu, O Espírito das Leis, 1748. In: FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1978, v. III, p. 24.]
TRECHO III
“Já que nenhum homem tem uma autoridade natural sobre o seu semelhante e já que a força não produz nenhum direito, restam, pois, os contratos (pactos) para a base de toda a autoridade legítima entre os homens. (…) Já vimos que o poder Legislativo pertence ao povo e só a ele pode pertencer. (…) O soberano pode, em primeiro lugar, entregar o governo a todo povo ou à maior parte do povo. Dá-se essa forma de governo o nome de Democracia. Ou, então, pode entregar o governo nas mãos de um pequeno número, e essa forma tem o nome de Aristocracia”.
[Rousseau, Do Contrato Social, 1762. In: FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1978, v. III, p. 28.]
























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