Professor
(a): Solange Cabral de Deus
Turma:
3ª B e C
Disciplina:
Arte
Canal
de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo
de envio: Uma semana após a postagem
Período
de envio 29/06 à 03/07/20
Tempo:
1h40m.
Material
utilizado: Material escolar e do aluno (livros, jornais, revistas para
pesquisa)
Tema:
Dança, profissão e tecnologia.
Tarefas:
Atividade 1 – Responder as questões:
A - Você
conhece algum profissional da dança? Sabe dizer como estão atuando neste atual contexto
social por meio da dança?
B-
Pesquise e comente sobre os profissionais e as profissões contemporâneas que
dialogam com a dança, e como o uso da tecnologia e das mídias digitais mudou a
produções,espetáculos.
Atividade 2-
A-
Assistir os vídeos indicados, comentar, responder as perguntas... ... Durante
apresentação do vídeo, observar aspectos relacionados à coreografia,
iluminação, trilha sonora, etc... além dos elementos e características
encontradas na dança, (o que mais o interessou, suas impressões, reflexões e
sentimentos).
https://www.youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE
https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A
B –
Responda:
●
Após assistir ao vídeo “Dança das sombras diferenciada”, como vocês imaginam que
o coreógrafo pensou nas coreografias interagindo com a tecnologia?
●
Será que o coreógrafo imaginou primeiramente a dança ou os movimentos e efeitos
possibilitados
pela tecnologia? Explique sua suposição.
●
Após assistir aos dois vídeos, vocês consideram o que viram como dança ou
teatro?
●
Vocês perceberam o hibridismo na Arte dessas apresentações? Comentem.
Atividade 3
pesquisarem
em livros, revistas, internet
etc.,
imagens, textos e vídeos que tratem dos temas indicados a seguir:
●
Profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da
Dança;
●
Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos de dança.
Compartilhe
todo material pesquisado, por meio de cartazes, apresentações em Power Point
etc.
Orientações:
A
Dança e a Tecnologia A comunicação por meio de gestos e sons é uma ação natural
e primitiva do ser humano, que vai sendo construída e alterada. Ela evolui de
acordo com os conhecimentos adquiridos, por intermédio do surgimento de novas
culturas e o domínio de novas tecnologias. Esse 15 processo é constante,
produzimos e refletimos ao mesmo tempo a realidade na qual vivemos, seja no
contexto da ciência ou da arte. Na nossa contemporaneidade, a dança envolve e
recria as tecnologias disponíveis, construindo possibilidades híbridas por meio
de processos tecnológicos e corpóreos. A dança é uma linguagem artística
composta de signos próprios, que faz com que o movimento corporal proporciona
ao ator da dança um pensamento cinestésico, que o faz pensar em sensações e
movimentos que ele provocará em relação ao meio, a fim de expressar e
representar o que se quer, para si e/ou para o público. É preciso vivenciar e
transformar essa experiência para que haja a interiorização desse processo. Se
considerarmos a dança como uma experiência criativa, entenderemos as maneiras
das pessoas criarem valores estéticos, descobertos na realidade do seu meio
sociocultural. Ao percebermos a dança como um conjunto de códigos que pode
transmitir algo para as pessoas, trabalhamos com a ideia de significação de
gestos e movimentos produzidos no e pelo corpo. Potencializar a construção de
uma dança a partir de alguns destes elementos na produção de significados pode
ser um fio condutor para construção de uma narrativa e possibilitar a
comunicação com o público. Para a composição e o sentido de uma obra de dança,
é necessário que existam três campos de significação: o intérprete, o movimento
e o espaço cênico, sendo também fundamental que eles dialoguem entre si.
Referências
e profissionais diretamente ligados a dança:
HERNÁNDEZ, M.
M. S. Entre a Arte E a Docência: a Formação Do Artista de Dança, Autor: Márcia
Maria Strazzacappa MARQUES, I. Linguagem da dança: arte e ensino.
Editora Digitexto, 2010.
BERTAZZO, I.
CORPO VIVO - Reeducação do movimento. Edições SESC- SP, 2010. Papirus Editora,
2006.
Para
se tornar um mestre, professor, coreógrafo ou bailarino-intérprete não há a exigência
de formação universitária. Contudo, o segmento está em plena expansão para o
profissional da Dança. A cada ano, ampliam-se as oportunidades de atuação
profissional nas diversas áreas voltadas à produção, formação e difusão
artística e cultural, por meio de eventos, programas culturais públicos e
privados, projetos e prêmios de incentivo à pesquisa.
O bailarino Fredrik Rydman dança com robô ao
som de Igor Stravinsky
“Robôs e inteligência
artificial fazem parte de nossas vidas. É muito interessante saber como vamos
lidar com isso. Como vamos viver nossas vidas com robôs no futuro”, disse
Rydman em um vídeo sobre o espetáculo promovido pela ABB, fabricante do IRB
6620, modelo utilizado em cena.
Outra consequência resultante da interação com a
tecnologia é a quebra da barreira entre artistas e público. Foi com essa
proposta que o espetáculo Critical Mass estreou em fevereiro de 2017 no Krannert
Center, tradicional reduto das artes cênicas na Universidade de Illinois, nos
Estados Unidos. Com um aplicativo desenvolvido especialmente para a
performance, o público interferia na coreografia e na condução da trama,
acionando sensores de movimento no palco e acoplados aos bailarinos.
Em paralelo a projetos experimentais, importantes
companhias de dança contemporânea seguem o mesmo rumo. Caso do
cinquentenário Dance Theatre of Harlem, que desembarca no País em outubro pela Temporada
do Mozarteum Brasileiro. O grupo dispõe de um fundo de investimentos para
pesquisas de novas mídias e tecnologia para projetos futuros.
A dança
gera algumas profissões. Essencialmente duas: a de bailarino(a) e a de
coreógrafo(a).
Elementos
constitutivos do movimento dançado em dança:
1-Movimento
corporal:
Ki
esfera – é o que delimita o espaço natural do corpo. Corresponde a todo o
espaço que o corpo alcança.
Fluxo:
é a tensão do corpo no movimento ou imóvel;
Eixo:
Corresponde à sustentação e ao equilíbrio do corpo;
Giros:
Rodar com o corpo no seu próprio eixo;
Peso:
refere-se às mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se;
Saltos:
são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte;
Rolamentos:
quando o corpo rola no espaço;
2.
Espaço:
Níveis:
Corresponde à altura do corpo no movimento (alto, médio e baixo);
Direção:
É para onde o corpo se movimenta (frente, trás, para baixo, para cima,
diagonal);
Deslocamento:
Acontece quando o bailarino se movimenta para um ponto específico da
coreografia,
seja saltando, girando, correndo ou dando pequenos passos marcados;
Dimensão:
É a orientação no espaço – amplitude ou largura, comprimento (ou altura e
profundidade;
3.
Tempo:
Rápido, moderado, lento;
Rápido:
Quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem
alterações.
Moderado:
É o meio termo entre um movimento corporal rápido e um lento.
Lento:
Quando o dançarino reduz a velocidade dos movimentos corporais constantemente,
quase até parar
RUDOLF
LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado
ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e
notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos
comentar na sequência.
ESPAÇO
–
É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são
influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que
determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA – É
o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às
extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO
–
São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte
à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a
denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO
–
É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos
métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
A
dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.
... Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em
famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e
elevações e A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos
previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior
parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e
envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.Wikipédia
Estudar
para ser um dançarino: https://www.superprof.com.br/blog/cursos-para-atuar-como-bailarino/
No
Brasil. As primeiras escolas oficiais de dança clássica surgiram no Brasil nas
décadas de 30 e 40: a Escola Municipal de Ballet, no Rio de Janeiro, sob a
direção de maria Olenewa, ex-dançarina da Companhia de Ana Pavlova e, em 1940, a Escola de Bailados da Prefeitura
Municipal de São Paulo, sob a direção de Vaslav Veltchek.
No
Estado de São Paulo, o primeiro curso de dança de nível superior foi criado na
década de 80, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e desde então a
dança moderna permaneceu predominante nos cursos superiores de dança. As
Universidades e Instituições de nível superior possuem papel relevante na
produção de conhecimento e transformação de indivíduos, fomentando a pesquisa,
a avaliação, a preparação de professores,etc..
O
que diz a Lei.
Os
bailarinos, dançarinos, coreógrafos, professores, enfim os artistas da dança,
integram categoria profissional regulamentada pela Lei nº 6.533, de 24 de maio
de 1978 e pelo Decreto-Lei nº 82.385 de 05 de outubro de 1978. Têm, portanto,
esses profissionais, lei e regulamentação próprias e específicas para regrar
suas atividades profissionais e relações de trabalho. Conforme o art. 2º da
citada lei, é considerado "Artista, o profissional que cria, interpreta ou
executa obra de caráter cultural de qualquer natureza, para efeito de exibição
ou divulgação pública, através de meios de comunicação em massa ou em locais
onde se realizam espetáculos de diversão pública". Contempla ainda a
categoria profissional de "Técnico em Espetáculos de Diversões -
profissional que, mesmo em caráter auxiliar, participa individualmente ou em
grupo de atividades ligadas à elaboração, registro, apresentação ou conservação
de programas, espetáculos e produções". São considerados profissionais
dessa categoria os bailarinos, dançarinos, mestres, ensaiadores, assistentes de
coreografia e os professores de dança dos cursos livres.
Como
se profissionalizar.
O
aspirante pode profissionalizar-se através de cursos livres nos estúdios,
academias, escolas de dança; cursos profissionalizantes; cursos de graduação
e/ou licenciatura universitários. O ensino da dança tem suas próprias
diretrizes curriculares e pertence à área cultural das ARTES. Os cursos
informais e formais se complementam. Os cursos ministrados em estúdios ou
academias, são responsáveis pela formação técnica e artística, enquanto os
cursos profissionalizantes ou superiores são responsáveis pelo embasamento
teórico, científico e cultural. O DRT - Para obter o registro profissional
junto ao Ministério do Trabalho deve-se realizar uma avaliação de currículo e
prática no Sindicato da Dança da região. É necessário o atestado de capacitação
profissional para o ingresso do bailarino(a) no circuito profissional, caso não
tenha o DRT.
Características
que podem ajudar na profissão: Criatividade, senso artístico, bom preparo
físico, habilidade em lidar com o público e trabalhar em equipe, sensibilidade,
iniciativa, persistência, curiosidade, facilidade de movimento e ritmo.
Onde
atuar.
O
profissional da dança pode atuar como professor de cursos livres
em escolas de educação básica, academias, estúdios, escolas de dança, clubes,
fundações, empresas, espaços públicos, organizações não governamentais e
outros. Além de preparar os alunos e organizar espetáculos de dança, pode
também auxiliar na recuperação e na reintegração social de crianças,
adolescentes ou deficientes físicos e mentais. Pode ainda atuar na educação
superior e universidades, seguindo carreira acadêmica. Uma nova tendência é o
surgimento do professor de dança particular em substituição ao personal trainer
ou às aulas em academias convencionais. Muitos bailarinos e dançarinos anseiam
por uma concorrida vaga em uma grande companhia de dança.
Uma
grande tendência mundial e no Brasil são as "Cias Jovens", formadas
por jovens bailarinos, e que funcionam como verdadeiras vitrines para as
grandes Cias de Dança profissionais. Os festivais de dança idôneos também
funcionam como vitrines da Dança, onde os olheiros circulam à procura de novos
talentos.Sobre Roger de Souza (mundodadanca.art.br)
Observações:Anexar os registros no caderno ou portfólio criativo. Enviar atividades por meio das tecnologias
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