terça-feira, 30 de junho de 2020

ATIVIDADE 6 - 3ª B e C - PROFª SOLANGE

Professor (a): Solange Cabral de Deus

Turma: 3ª B e C 

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

                             solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: Uma semana após a postagem

Período de envio 29/06 à 03/07/20

Tempo: 1h40m.

 

Material utilizado: Material escolar e do aluno (livros, jornais, revistas para pesquisa)

 

Tema: Dança, profissão e tecnologia.

 

Tarefas:

Atividade 1 – Responder as questões:

A - Você conhece algum profissional da dança? Sabe dizer como estão atuando neste atual contexto social por meio da dança?

B- Pesquise e comente sobre os profissionais e as profissões contemporâneas que dialogam com a dança, e como o uso da tecnologia e das mídias digitais mudou a produções,espetáculos.

 

Atividade 2-

A- Assistir os vídeos indicados, comentar, responder as perguntas... ... Durante apresentação do vídeo, observar aspectos relacionados à coreografia, iluminação, trilha sonora, etc... além dos elementos e características encontradas na dança, (o que mais o interessou, suas impressões, reflexões e sentimentos).

https://www.youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE

https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A

 

B – Responda:

● Após assistir ao vídeo “Dança das sombras diferenciada”, como vocês imaginam que o coreógrafo pensou nas coreografias interagindo com a tecnologia?

● Será que o coreógrafo imaginou primeiramente a dança ou os movimentos e efeitos

possibilitados pela tecnologia? Explique sua suposição.

● Após assistir aos dois vídeos, vocês consideram o que viram como dança ou teatro?

● Vocês perceberam o hibridismo na Arte dessas apresentações? Comentem.

 

Atividade 3

pesquisarem em livros, revistas, internet

etc., imagens, textos e vídeos que tratem dos temas indicados a seguir:

● Profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da

Dança;

● Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos de dança.

Compartilhe todo material pesquisado, por meio de cartazes, apresentações em Power Point etc.

 

Orientações:

A Dança e a Tecnologia A comunicação por meio de gestos e sons é uma ação natural e primitiva do ser humano, que vai sendo construída e alterada. Ela evolui de acordo com os conhecimentos adquiridos, por intermédio do surgimento de novas culturas e o domínio de novas tecnologias. Esse 15 processo é constante, produzimos e refletimos ao mesmo tempo a realidade na qual vivemos, seja no contexto da ciência ou da arte. Na nossa contemporaneidade, a dança envolve e recria as tecnologias disponíveis, construindo possibilidades híbridas por meio de processos tecnológicos e corpóreos. A dança é uma linguagem artística composta de signos próprios, que faz com que o movimento corporal proporciona ao ator da dança um pensamento cinestésico, que o faz pensar em sensações e movimentos que ele provocará em relação ao meio, a fim de expressar e representar o que se quer, para si e/ou para o público. É preciso vivenciar e transformar essa experiência para que haja a interiorização desse processo. Se considerarmos a dança como uma experiência criativa, entenderemos as maneiras das pessoas criarem valores estéticos, descobertos na realidade do seu meio sociocultural. Ao percebermos a dança como um conjunto de códigos que pode transmitir algo para as pessoas, trabalhamos com a ideia de significação de gestos e movimentos produzidos no e pelo corpo. Potencializar a construção de uma dança a partir de alguns destes elementos na produção de significados pode ser um fio condutor para construção de uma narrativa e possibilitar a comunicação com o público. Para a composição e o sentido de uma obra de dança, é necessário que existam três campos de significação: o intérprete, o movimento e o espaço cênico, sendo também fundamental que eles dialoguem entre si.

 

Referências e profissionais diretamente ligados a dança:

HERNÁNDEZ, M. M. S. Entre a Arte E a Docência: a Formação Do Artista de Dança, Autor: Márcia Maria Strazzacappa MARQUES, I. Linguagem da dança: arte e ensino. Editora Digitexto, 2010.

BERTAZZO, I. CORPO VIVO - Reeducação do movimento. Edições SESC- SP, 2010. Papirus Editora, 2006.

 

Para se tornar um mestre, professor, coreógrafo ou bailarino-intérprete não há a exigência de formação universitária. Contudo, o segmento está em plena expansão para o profissional da Dança. A cada ano, ampliam-se as oportunidades de atuação profissional nas diversas áreas voltadas à produção, formação e difusão artística e cultural, por meio de eventos, programas culturais públicos e privados, projetos e prêmios de incentivo à pesquisa.


O bailarino Fredrik Rydman dança com robô ao som de Igor Stravinsky

 

“Robôs e inteligência artificial fazem parte de nossas vidas. É muito interessante saber como vamos lidar com isso. Como vamos viver nossas vidas com robôs no futuro”, disse Rydman em um vídeo sobre o espetáculo promovido pela ABB, fabricante do IRB 6620, modelo utilizado em cena.

Outra consequência resultante da interação com a tecnologia é a quebra da barreira entre artistas e público. Foi com essa proposta que o espetáculo Critical Mass estreou em fevereiro de 2017 no Krannert Center, tradicional reduto das artes cênicas na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Com um aplicativo desenvolvido especialmente para a performance, o público interferia na coreografia e na condução da trama, acionando sensores de movimento no palco e acoplados aos bailarinos.

Em paralelo a projetos experimentais, importantes companhias de dança contemporânea seguem o mesmo rumo. Caso do cinquentenário Dance Theatre of Harlem, que desembarca no País em outubro pela Temporada do Mozarteum Brasileiro. O grupo dispõe de um fundo de investimentos para pesquisas de novas mídias e tecnologia para projetos futuros.

https://patrocinados.estadao.com.br/mozarteum/2019/08/08/danca-e-tecnologia-um-encontro-de-corpos-reais-e-virtuais/

 

A dança gera algumas profissões. Essencialmente duas: a de bailarino(a) e a de coreógrafo(a).

http://www.oportunidance.eu/item/78-profiss%C3%B5es-da-dan%C3%A7a-bailarino,-core%C3%B3grafo,-ensaiador.html


Elementos constitutivos do movimento dançado em dança:

 

1-Movimento corporal:

Ki esfera – é o que delimita o espaço natural do corpo. Corresponde a todo o espaço que o corpo alcança.

Fluxo: é a tensão do corpo no movimento ou imóvel;

Eixo: Corresponde à sustentação e ao equilíbrio do corpo;

Giros: Rodar com o corpo no seu próprio eixo;

Peso: refere-se às mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se;

Saltos: são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte;

Rolamentos: quando o corpo rola no espaço;

 

2. Espaço:

Níveis: Corresponde à altura do corpo no movimento (alto, médio e baixo);

Direção: É para onde o corpo se movimenta (frente, trás, para baixo, para cima, diagonal);

Deslocamento: Acontece quando o bailarino se movimenta para um ponto específico da

coreografia, seja saltando, girando, correndo ou dando pequenos passos marcados;

Dimensão: É a orientação no espaço – amplitude ou largura, comprimento (ou altura e profundidade;

 

3. Tempo:

 Rápido, moderado, lento;

Rápido: Quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações.

Moderado: É o meio termo entre um movimento corporal rápido e um lento.

Lento: Quando o dançarino reduz a velocidade dos movimentos corporais constantemente, quase até parar

 

RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.

ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.

FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.

PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).

TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo. ... Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações e A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.Wikipédia

 

Espetáculo de dança:https://books.google.com.br/books?id=UiizDQAAQBAJ&lpg=PT85&ots=i_xnnZ0-bb&dq=planejando%20um%20espet%C3%A1culo%20de%20dan%C3%A7a&hl=pt-BR&pg=PT82#v=twopage&q=planejando%20um%20espet%C3%A1culo%20de%20dan%C3%A7a&f=true

 

Estudar para ser um dançarino: https://www.superprof.com.br/blog/cursos-para-atuar-como-bailarino/


No Brasil. As primeiras escolas oficiais de dança clássica surgiram no Brasil nas décadas de 30 e 40: a Escola Municipal de Ballet, no Rio de Janeiro, sob a direção de maria Olenewa, ex-dançarina da Companhia de Ana Pavlova e, em  1940, a Escola de Bailados da Prefeitura Municipal de São Paulo, sob a direção de Vaslav Veltchek.

 

No Estado de São Paulo, o primeiro curso de dança de nível superior foi criado na década de 80, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e desde então a dança moderna permaneceu predominante nos cursos superiores de dança. As Universidades e Instituições de nível superior possuem papel relevante na produção de conhecimento e transformação de indivíduos, fomentando a pesquisa, a avaliação, a preparação de professores,etc..

 

O que diz a Lei.

Os bailarinos, dançarinos, coreógrafos, professores, enfim os artistas da dança, integram categoria profissional regulamentada pela Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978 e pelo Decreto-Lei nº 82.385 de 05 de outubro de 1978. Têm, portanto, esses profissionais, lei e regulamentação próprias e específicas para regrar suas atividades profissionais e relações de trabalho. Conforme o art. 2º da citada lei, é considerado "Artista, o profissional que cria, interpreta ou executa obra de caráter cultural de qualquer natureza, para efeito de exibição ou divulgação pública, através de meios de comunicação em massa ou em locais onde se realizam espetáculos de diversão pública". Contempla ainda a categoria profissional de "Técnico em Espetáculos de Diversões - profissional que, mesmo em caráter auxiliar, participa individualmente ou em grupo de atividades ligadas à elaboração, registro, apresentação ou conservação de programas, espetáculos e produções". São considerados profissionais dessa categoria os bailarinos, dançarinos, mestres, ensaiadores, assistentes de coreografia e os professores de dança dos cursos livres.

 

Como se profissionalizar.

O aspirante pode profissionalizar-se através de cursos livres nos estúdios, academias, escolas de dança; cursos profissionalizantes; cursos de graduação e/ou licenciatura universitários. O ensino da dança tem suas próprias diretrizes curriculares e pertence à área cultural das ARTES. Os cursos informais e formais se complementam. Os cursos ministrados em estúdios ou academias, são responsáveis pela formação técnica e artística, enquanto os cursos profissionalizantes ou superiores são responsáveis pelo embasamento teórico, científico e cultural. O DRT - Para obter o registro profissional junto ao Ministério do Trabalho deve-se realizar uma avaliação de currículo e prática no Sindicato da Dança da região. É necessário o atestado de capacitação profissional para o ingresso do bailarino(a) no circuito profissional, caso não tenha o DRT.

 

Características que podem ajudar na profissão: Criatividade, senso artístico, bom preparo físico, habilidade em lidar com o público e trabalhar em equipe, sensibilidade, iniciativa, persistência, curiosidade, facilidade de movimento e ritmo.

 

Onde atuar.

O profissional da dança pode atuar como professor de cursos livres em escolas de educação básica, academias, estúdios, escolas de dança, clubes, fundações, empresas, espaços públicos, organizações não governamentais e outros. Além de preparar os alunos e organizar espetáculos de dança, pode também auxiliar na recuperação e na reintegração social de crianças, adolescentes ou deficientes físicos e mentais. Pode ainda atuar na educação superior e universidades, seguindo carreira acadêmica. Uma nova tendência é o surgimento do professor de dança particular em substituição ao personal trainer ou às aulas em academias convencionais. Muitos bailarinos e dançarinos anseiam por uma concorrida vaga em uma grande companhia de dança.

 

Uma grande tendência mundial e no Brasil são as "Cias Jovens", formadas por jovens bailarinos, e que funcionam como verdadeiras vitrines para as grandes Cias de Dança profissionais. Os festivais de dança idôneos também funcionam como vitrines da Dança, onde os olheiros circulam à procura de novos talentos.Sobre Roger de Souza (mundodadanca.art.br)

 

Observações:Anexar os registros no caderno ou portfólio criativo. Enviar atividades por meio das tecnologias

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