Professor
(a): Solange Cabral de Deus
Turma:
1ª E, F e G Disciplina:Arte
Canal
de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo
de envio: Uma semana após a postagem
Período
de envio: 29/06/2020 à 03/07/2020
Tempo:
1h40m.
Material
utilizado: Material escolar e do aluno
Tema:
Dança Coral
Tarefas:
1-
Responder questões:
A -
... Se
houvesse somente manifestações por meio de dança, qual dança você escolheria para
uma manifestação em grupo? Justifique a sua resposta.
B–
Qual espaço para apresentação de dança você escolheria para apresentar dança em
grupo? Por quê?
2- Descrever e ilustrar elementos cênicos, música,figurino,
cenário da dança da questão anterior à uma apresentação de dança no coletivo.
Orientações:
A
dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança
possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares
entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de
repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações,
sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se
articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de
consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos
de memória, imaginação, concepção e criação em dança, nos âmbitos artístico e
estético. A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em
um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma
escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções
e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos, aos sujeitos que a vivenciam
e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente,
acreditamos que todas as pessoas podem dançar.
...
dançar significa experimentar o corpo em movimento para além de sua
funcionalidade (caráter instrumental) cotidiana. Do mais simples ao mais
complexo dos processos de aprender uma dança, o corpo poderá ter experiências
de criação e construção de movimentos expressivos nos quais cada estudante que
dança está implicado com seu 6 mundo interno, sua memória, sua história,
dialogando com as culturas da dança presentes no mundo. (EFAPE)
O
Educador e coreógrafo Rudolf Laban o “pai do dança-teatro” foi um dos
revolucionários do pensamento humano de sua época, com suas teorias e criação
de seu método ele conseguiu sintetizar a linguagem do movimento, contribuiu
para uma nova visão em relação a expressão do corpo.
RUDOLF
LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização
da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os
fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.
ESPAÇO
– É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são
influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que
determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA
– É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo
às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO
– São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o
suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações
para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO
– É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos
métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
Dança
Coral
Laban
criou a Dança Coral, ou seja, quem canta dança. Laban reunia em locais
comunitários, grande quantidade de pessoas empenhadas em realizar experiências
com o movimento, as coreografias podem ser improvisadas ou pré-elaboradas com o
objetivo de possibilitar a consciência de grupo e espírito de colaboração
eliminando assim a possibilidade de competição.
Na Dança Coral criada por Laban,
embasa o que está acontecendo atualmente no Brasil, é possível se vê grupos de
jovens e adultos que unem o canto e a dança de maneira bastante criativa a
exemplo do Grupo Timbra de Curitiba e do Grupo Melodias da Bahia que
participaram do concurso de corais do programa da Xuxa, a produção do programa
teve a iniciativa louvável de promover o concurso com o intuito de divulgar
essa modalidade da dança que para muitos parece nem existir.
A música é o grande instrumento de
trabalho da dança... Com o rico arsenal de músicas populares brasileiras é
possível trabalhar as vozes e criar movimentos expressivos e interpretativos
para realizar apresentações inusitadas de dança que despertem novas
possibilidades da expressão artística a serem utilizadas para estimular mais à
arte.
Exemplo
de Dança Coral: https://www.youtube.com/watch?v=M7bD6dzxfso
Sôanne Marry
Observações:
Registrar
no caderno ou portfólio criativo a sua atividade.
Enviar
a sua criação em Dança Coral por meio de tecnologias.
Estou fazendo uma correção na questão de introdução na primeira pergunta: ... Se "houvesse" apenas manifestações por meio de dança, qual dança você escolheria para uma manifestação em grupo? Justifique a sua resposta.
ResponderExcluir