terça-feira, 30 de junho de 2020

ATIVIDADE 6 - 1ª E, F e G - PROFª SOLANGE

Professor (a): Solange Cabral de Deus

Turma: 1ª E, F e G Disciplina:Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

                                   solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: Uma semana após a postagem

Período de envio: 29/06/2020 à 03/07/2020

Tempo: 1h40m.

 

Material utilizado: Material escolar e do aluno

 

Tema: Dança Coral

 

Tarefas:

1-    Responder questões:

A - ... Se houvesse somente manifestações por meio de dança, qual dança você escolheria para uma manifestação em grupo? Justifique a sua resposta.

B– Qual espaço para apresentação de dança você escolheria para apresentar dança em grupo? Por quê?

 

2-      Descrever e ilustrar elementos cênicos, música,figurino, cenário da dança da questão anterior à uma apresentação de dança no coletivo.

 

 

Orientações:

A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção e criação em dança, nos âmbitos artístico e estético. A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos, aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.

... dançar significa experimentar o corpo em movimento para além de sua funcionalidade (caráter instrumental) cotidiana. Do mais simples ao mais complexo dos processos de aprender uma dança, o corpo poderá ter experiências de criação e construção de movimentos expressivos nos quais cada estudante que dança está implicado com seu 6 mundo interno, sua memória, sua história, dialogando com as culturas da dança presentes no mundo. (EFAPE)

O Educador e coreógrafo Rudolf Laban o “pai do dança-teatro” foi um dos revolucionários do pensamento humano de sua época, com suas teorias e criação de seu método ele conseguiu sintetizar a linguagem do movimento, contribuiu para uma nova visão em relação a expressão do corpo.

 

RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.

ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.

FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.

PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).

TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.

 

Dança Coral

 

Laban criou a Dança Coral, ou seja, quem canta dança. Laban reunia em locais comunitários, grande quantidade de pessoas empenhadas em realizar experiências com o movimento, as coreografias podem ser improvisadas ou pré-elaboradas com o objetivo de possibilitar a consciência de grupo e espírito de colaboração eliminando assim a possibilidade de competição.

            Na Dança Coral criada por Laban, embasa o que está acontecendo atualmente no Brasil, é possível se vê grupos de jovens e adultos que unem o canto e a dança de maneira bastante criativa a exemplo do Grupo Timbra de Curitiba e do Grupo Melodias da Bahia que participaram do concurso de corais do programa da Xuxa, a produção do programa teve a iniciativa louvável de promover o concurso com o intuito de divulgar essa modalidade da dança que para muitos parece nem existir.

            A música é o grande instrumento de trabalho da dança... Com o rico arsenal de músicas populares brasileiras é possível trabalhar as vozes e criar movimentos expressivos e interpretativos para realizar apresentações inusitadas de dança que despertem novas possibilidades da expressão artística a serem utilizadas para estimular mais à arte.

Exemplo de Dança Coral: https://www.youtube.com/watch?v=M7bD6dzxfso

    Sôanne Marry


Observações: Registrar no caderno ou portfólio criativo a sua atividade.

Enviar a sua criação em Dança Coral por meio de tecnologias.


Um comentário:

  1. Estou fazendo uma correção na questão de introdução na primeira pergunta: ... Se "houvesse" apenas manifestações por meio de dança, qual dança você escolheria para uma manifestação em grupo? Justifique a sua resposta.

    ResponderExcluir