terça-feira, 30 de junho de 2020

ATIVIDADE 6 - 2ª B, C, D e E - PROFª SOLANGE

Professor (a): Solange Cabral de Deus

Turma: 2ª  B, C, D e E

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

                             solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: Uma semana após a postagem

Período de envio: 29/06/2020 à 03/07/2020

Tempo: 1h40m.

 

Material utilizado: Material escolar e do aluno (objetos pessoais)

 

Tema: Processo poético, Dança

 

Tarefa: Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer.

Nesta atividade, você vai participar de um processo de criação explorando suas poéticas pessoais, individual ou coletivas e/ou colaborativas por meio de um percurso de experimentação de movimentos corporais, sons e materialidades. Traga para você  alguns objetos do cotidiano (colher de pau, balde, corda de varal, bola, copo plástico, lanterna, garrafas pet, etc.), figurinos, tecidos, tnt, papel crepom, papel pardo, fita crepe, gravações de músicas e sons, reprodução de imagens de pinturas, esculturas, fotografias, etc. (Livre para escolher ou não o som)

 

Atividade:

1-    Leias todas as perguntas e as responda por meio de movimentos ou mímica com objetos que estão com você.

A-   Olhe à sua volta. O que se move?

B-   Move-se em que relação a quê?

C-   E você? O que te move?

D-   Como você se move em relação ao outro?

E-   O que move você?

F-   Muito baixo?

G-   De modo leve?

H-   Embaixo?

I-     Torce?

J-    Estica?

K-   Embaixo?

L-   Dobra?

 

2- Depois de realização da atividade 1 Reflita e responda no seu caderno questões seguintes:

A. Quais as diferenças e semelhanças entre falar sobre movimento e movimentar o próprio corpo diante do que foi solicitado?

B. Como é movimentar-se em relação a algo?

C. É possível perceber suas poéticas pessoais, suas singularidades e conexões como produtores de Arte?

 

2-    Criação de uma dança, uma coreografia.

• Utilize objetos cênicos, figurinos, luz, imagens de obras de arte, etc. no processo de criação poética e execução da dança;

• Se aproprie de momentos para criação, ensaios e apresentação da dança;

• No final da atividade, descreva sobre os saberes experienciais e a reflexão sobre a proposta realizada.

 

Orientações:

Deve responder as perguntas de forma de mímica com a utilização dos objetos, para a criação de uma dança..É interessante interagir com todas as perguntas,, não precisa segui-las em ordem, fica a critério pessoal para que experimentem movimentos e ações corporais individuais e/ou simultâneas utilizando as sugestões das perguntas, de forma a vivenciar as diferentes etapas de um processo criativo, autoral e colaborativo, de compor uma dança.

 

Poética pessoal:

Descobrir a própria poética é deixar que marcas/pensamentos pessoais se expressam em uma série de trabalhos que ajudam a apurar a própria poética, nascida em processos de criação individuais e/ou colaborativos. Entretanto, mesmo em jovens artistas, nem sempre é possível perceber a “processualidade” da poética, pois é a potencialidade da vida que a vai modelando. Cada pessoa possui um modo singular de se comunicar através das linguagens, da arte por meio de uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas etc., influenciando seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.  https://projetoportrasdacena.wordpress.com/2010/11/27/teaser-rastros-do-processo-criativo/

Fonte: Caderno do aluno e do Professor SEE SP (adaptação)

 

Observações:Apresentar o seu processo de criação por meio das tecnologias

Nenhum comentário:

Postar um comentário