Professor
(a): Solange Cabral de Deus
Turma:
2ª B, C, D e E
Disciplina:
Arte
Canal
de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo
de envio: Uma semana após a postagem
Período
de envio: 29/06/2020 à 03/07/2020
Tempo:
1h40m.
Material
utilizado: Material escolar e do aluno (objetos pessoais)
Tema:
Processo poético, Dança
Tarefa: Reconhecer a invenção poética durante o
fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer.
Nesta
atividade, você vai participar de um processo de criação explorando suas
poéticas pessoais, individual ou coletivas e/ou colaborativas por meio de um
percurso de experimentação de movimentos corporais, sons e materialidades.
Traga para você alguns objetos do
cotidiano (colher de pau, balde, corda de varal, bola, copo plástico, lanterna,
garrafas pet, etc.), figurinos, tecidos, tnt, papel crepom, papel pardo, fita
crepe, gravações de músicas e sons, reprodução de imagens de pinturas,
esculturas, fotografias, etc. (Livre para escolher ou não o som)
Atividade:
1- Leias
todas as perguntas e as responda por meio de movimentos ou mímica com objetos
que estão com você.
A-
Olhe à sua volta. O que se move?
B-
Move-se em que relação a quê?
C-
E você? O que te move?
D-
Como você se move em relação ao outro?
E-
O que move você?
F-
Muito baixo?
G-
De modo leve?
H-
Embaixo?
I-
Torce?
J-
Estica?
K-
Embaixo?
L-
Dobra?
2- Depois de realização da atividade 1 Reflita
e responda no seu caderno questões seguintes:
A.
Quais as diferenças e semelhanças entre falar sobre movimento e movimentar o
próprio corpo diante do que foi solicitado?
B.
Como é movimentar-se em relação a algo?
C. É
possível perceber suas poéticas pessoais, suas singularidades e conexões como
produtores de Arte?
2- Criação de uma dança, uma coreografia.
•
Utilize objetos cênicos, figurinos, luz, imagens de obras de arte, etc. no
processo de criação poética e execução da dança;
• Se
aproprie de momentos para criação, ensaios e apresentação da dança;
• No
final da atividade, descreva sobre os saberes experienciais e a reflexão sobre
a proposta realizada.
Orientações:
Deve
responder as perguntas de forma de mímica com a utilização dos objetos, para a
criação de uma dança..É interessante interagir com todas as perguntas,, não
precisa segui-las em ordem, fica a critério pessoal para que experimentem
movimentos e ações corporais individuais e/ou simultâneas utilizando as
sugestões das perguntas, de forma a vivenciar as diferentes etapas de um
processo criativo, autoral e colaborativo, de compor uma dança.
Poética pessoal:
Descobrir
a própria poética é deixar que marcas/pensamentos pessoais se expressam em uma
série de trabalhos que ajudam a apurar a própria poética, nascida em processos
de criação individuais e/ou colaborativos. Entretanto, mesmo em jovens
artistas, nem sempre é possível perceber a “processualidade” da poética, pois é
a potencialidade da vida que a vai modelando. Cada pessoa possui um modo
singular de se comunicar através das linguagens, da arte por meio de uma
poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras
pessoas etc., influenciando seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte. https://projetoportrasdacena.wordpress.com/2010/11/27/teaser-rastros-do-processo-criativo/
Fonte: Caderno do aluno e do Professor SEE SP (adaptação)
Observações:Apresentar o seu processo de criação por meio das tecnologias
Nenhum comentário:
Postar um comentário