Professor
(a): Solange Cabral de Deus
Turma:
7 º ano D
Disciplina:
Arte
Canal
de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo
de envio: Uma semana após a postagem
Período
de envio 29/06/2020 à 03/07/2020
Tempo:
1h40m.
Material
utilizado: Material escolar e do aluno (Som, luz, lanterna, tecido/ lençol/
criatividade)
HAB./(EF07AR15)/(EF69AR31)
/(EF06AR10)
Tema:
Dança
Tarefas:Aprecie,
explore as informações do conteúdo Dança na atividade
Atividade 2
https://www.youtube.com/watch?v=a3ZEG4e6DuE
https://www.youtube.com/watch?v=1ReuOnKSi0s
https://www.youtube.com/watch?v=gmWHFlKTzSw
A-Quais
situações do seu cotidiano poderiam ser temas de um espetáculo de dança
contemporânea?
Por exemplo: questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas,
comportamentais
e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia corpo.
B-Você
percebeu se os gestos e movimentos realizados pelos bailarinos representam o
tema
do espetáculo?
C- Quais
elementos da dança contemporânea (espaço, cenografia, figurino, movimentos
etc.)
vocês observaram na apreciação do vídeo? Descreva-os.
D-Para
vocês, qualquer história ou fato (alegre ou triste) pode vir a ser tema para a
dança?
E- Você
já leu algum livro ou assistiu a algum filme, espetáculo de dança ou peça
teatral
sobre a biografia de uma pessoa ou sobre um episódio histórico? Caso a resposta
seja
sim, descreva essa experiência.
Atividade 2
Pesquisar
e criar uma composição em dança utilizando recursos digitais.
Elaborar uma composição cênica e apresentação
coreográfica, individual e/ou coletiva, utilizando
os
elementos da dança contemporânea - coreografia, figurino, trilha sonora,
cenário,
iluminação,
etc.; recursos das tecnologias digitais e espaços (convencionais e não
convencionais)
para a composição em dança.
Sugestão:
Seguir o roteiro de trabalho do teatro de sombras do ano anterior/2019.
• A
partir de sua criatividade, apresente uma Dança com sombras;
•
Criar figurinos utilizando tecidos ou materiais alternativos e/ou recicláveis;
•
Criar um cenário utilizando tecidos ou materiais alternativos e/ou recicláveis;
Escolher
e pesquisar um personagem (de um filme, quadrinhos, novela etc.), episódio
histórico,
situações do seu cotidiano (questões políticas, sociais, culturais,
autobiográficas
ou
comportamentais) ou anatomia do corpo;
•
Pensar no espaço adequado para a apresentação;
•
Produzir croqui para cenografia, figurino e adereços;
•
Criar coreografia, movimentos corporais;
•
Selecionar músicas e sons;
•
Apontar quais tecnologias e recursos digitais serão utilizados;
Obs.:
Você é o personagem da dança.
Orientações:
As
manifestações artísticas da contemporaneidade que utilizam a linguagem da
dança,trazem quase sempre no cerne de sua escrita as histórias de determinado
grupo de pessoas ou mesmo de um indivíduo, que, por sua vez, poderão ter pontos
comuns com as histórias de vida de várias pessoas. O movimento dançado, aliado à
trilha sonora, aparece expressando sentimentos, emoções e trocas que podem ser
vistos, metaforicamente, como se estivessem escritos em papel. A coreografia
apresenta uma corrente de imagens dançadas que fluem cenicamente, relembrando a
história que está sendo contada. Assim acontece no espetáculo
Elementos
constitutivos do movimento dançado em dança:
1-Movimento
corporal:
Kinesfera
– é o que delimita o espaço natural do corpo. Corresponde a todo o espaço que o
corpo alcança.
Fluxo:
é a tensão do corpo no movimento ou imóvel;
Eixo:
Corresponde à sustentação e ao equilíbrio do corpo;
Giros:
Rodar com o corpo no seu próprio eixo;
Peso:
refere-se às mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se;
Saltos:
são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte;
Rolamentos:
quando o corpo rola no espaço;
2.
Espaço:
Níveis:
Corresponde à altura do corpo no movimento (alto, médio e baixo);
Direção:
É para onde o corpo se movimenta (frente, trás, para baixo, para cima, diagonal);
Deslocamento:
Acontece quando o bailarino se movimenta para um ponto específico da
coreografia,
seja saltando, girando, correndo ou dando pequenos passos marcados;
Dimensão:
É a orientação no espaço – amplitude ou largura, comprimento (ou altura e profundidade;
3.
Tempo:
Rápido, moderado, lento;
Rápido:
Quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem
alterações.
Moderado:
É o meio termo entre um movimento corporal rápido e um lento.
Lento:
Quando o dançarino reduz a velocidade dos movimentos corporais constantemente,
quase até parar
RUDOLF
LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado
ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e
notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos
comentar na sequência.
ESPAÇO
–
É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são
influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que
determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA – É
o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às
extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO
–
São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte
à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a
denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO
–
É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos).
Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
Observações:Finalizar a atividade, compartilhando a sua produção e escrevendo em seu caderno a sua análise e reflexão do processo de sua criação e planejamento de sua produção coreográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário