terça-feira, 30 de junho de 2020

ATIVIDADE 6 - 7ºD - PROFª SOLANGE

Professor (a): Solange Cabral de Deus

Turma: 7 º ano D

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

                             solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: Uma semana após a postagem

Período de envio  29/06/2020 à 03/07/2020

Tempo: 1h40m.

Material utilizado: Material escolar e do aluno (Som, luz, lanterna, tecido/ lençol/ criatividade)

HAB./(EF07AR15)/(EF69AR31) /(EF06AR10)

Tema: Dança

Tarefas:Aprecie, explore as informações do conteúdo Dança na atividade

Atividade 2

Após assistir apresentações de danças, responda:

https://www.youtube.com/watch?v=a3ZEG4e6DuE

https://www.youtube.com/watch?v=1ReuOnKSi0s

https://www.youtube.com/watch?v=gmWHFlKTzSw

 

A-Quais situações do seu cotidiano poderiam ser temas de um espetáculo de dança

contemporânea? Por exemplo: questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas,

comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia corpo.

B-Você percebeu se os gestos e movimentos realizados pelos bailarinos representam o

tema do espetáculo?

C- Quais elementos da dança contemporânea (espaço, cenografia, figurino, movimentos

etc.) vocês observaram na apreciação do vídeo? Descreva-os.

D-Para vocês, qualquer história ou fato (alegre ou triste) pode vir a ser tema para a dança?

E- Você já leu algum livro ou assistiu a algum filme, espetáculo de dança ou peça

teatral sobre a biografia de uma pessoa ou sobre um episódio histórico? Caso a resposta

seja sim, descreva essa experiência.

 

Atividade 2

Pesquisar e criar uma composição em dança utilizando recursos digitais.

  Elaborar uma composição cênica e apresentação coreográfica, individual e/ou coletiva, utilizando

os elementos da dança contemporânea - coreografia, figurino, trilha sonora, cenário,

iluminação, etc.; recursos das tecnologias digitais e espaços (convencionais e não

convencionais) para a composição em dança.

Sugestão: Seguir o roteiro de trabalho do teatro de sombras do ano anterior/2019.

• A partir de sua criatividade, apresente uma Dança com sombras;

• Criar figurinos utilizando tecidos ou materiais alternativos e/ou recicláveis;

• Criar um cenário utilizando tecidos ou materiais alternativos e/ou recicláveis;

Escolher e pesquisar um personagem (de um filme, quadrinhos, novela etc.), episódio

histórico, situações do seu cotidiano (questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas

ou comportamentais) ou anatomia do corpo;

• Pensar no espaço adequado para a apresentação;

• Produzir croqui para cenografia, figurino e adereços;

• Criar coreografia, movimentos corporais;

• Selecionar músicas e sons;

• Apontar quais tecnologias e recursos digitais serão utilizados;

Obs.: Você é o personagem da dança.

 

Orientações:

As manifestações artísticas da contemporaneidade que utilizam a linguagem da dança,trazem quase sempre no cerne de sua escrita as histórias de determinado grupo de pessoas ou mesmo de um indivíduo, que, por sua vez, poderão ter pontos comuns com as histórias de vida de várias pessoas. O movimento dançado, aliado à trilha sonora, aparece expressando sentimentos, emoções e trocas que podem ser vistos, metaforicamente, como se estivessem escritos em papel. A coreografia apresenta uma corrente de imagens dançadas que fluem cenicamente, relembrando a história que está sendo contada. Assim acontece no espetáculo

 

Elementos constitutivos do movimento dançado em dança:

1-Movimento corporal:

Kinesfera – é o que delimita o espaço natural do corpo. Corresponde a todo o espaço que o corpo alcança.

Fluxo: é a tensão do corpo no movimento ou imóvel;

Eixo: Corresponde à sustentação e ao equilíbrio do corpo;

Giros: Rodar com o corpo no seu próprio eixo;

Peso: refere-se às mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se;

Saltos: são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte;

Rolamentos: quando o corpo rola no espaço;

 

2. Espaço:

Níveis: Corresponde à altura do corpo no movimento (alto, médio e baixo);

Direção: É para onde o corpo se movimenta (frente, trás, para baixo, para cima, diagonal);

Deslocamento: Acontece quando o bailarino se movimenta para um ponto específico da

coreografia, seja saltando, girando, correndo ou dando pequenos passos marcados;

Dimensão: É a orientação no espaço – amplitude ou largura, comprimento (ou altura e profundidade;

 

3. Tempo:

 Rápido, moderado, lento;

Rápido: Quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações.

Moderado: É o meio termo entre um movimento corporal rápido e um lento.

Lento: Quando o dançarino reduz a velocidade dos movimentos corporais constantemente, quase até parar

 

RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.

ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.

FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.

PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).

TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.

 

Observações:Finalizar a atividade, compartilhando a sua produção e escrevendo em seu caderno a sua análise e reflexão do processo de sua criação e planejamento de sua produção coreográfica.

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