Professor
(a): Solange Cabral de Deus
Turma: 8º
ano D e E
Disciplina:Arte
Canal
de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br
solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br
Prazo
de envio: Uma semana após a postagem
Período
de envio 29/06/2020 à 03/07/2020
Tempo:
1h40m.
Material
utilizado: Material escolar e do aluno
HAB.(FE08AR11)
Tarefas:Experimentar
e analisar os fatores de movimentos da dança como elemento geradores de ações
corporais e o movimento dançado.
Atividade 1
Aprecie
os vídeos que serão apresentados e observe atentamente cada detalhe. Finalize
preenchendo
o roteiro indicado abaixo:
Links:
Nome
do canal. -Frevo Pernambucano. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=6XruFqqeq9o
Nome
do canal. -Masaka Boys Dancing Viva África. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=82&v=h9-r8We8xvw&feature=emb_title
Nome
do canal-Vídeo de Dança Indígena: “Canto Sagrado da Mãe Terra - Tribo Fulni-ô -
Aldeia
Multiétnica” de São Jorge, Goiás. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=P19razaEaRg
Nome
do canal. Dança Contemporânea: Kuarup, ou a questão do índio. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=8GLwkFLYYoA
Roteiro:
Analise
as danças no vídeos e informe a cada característica indicada, uma Matriz Indígena
ou Matriz Africana ou Matriz Afro-brasileira:
A- Há
materiais cênicos nas apresentações? Quais adereços, ou objetos vocês
observaram
B- A
dança foi realizada por profissionais? O grupo é nacional ou internacional?
C- Como
são os movimentos da dança? Os movimentos são de torção, de dobrar ou de
esticar?
D- De
que forma os corpos se movimentam? Usam todo o corpo ou somente algumas partes?
Quais? Os movimentos são duros ou flexíveis?
E- O
ritmo das ações corporais apresentadas é lento, rápidos ou longo?
F- As
formas dos movimentos são mais retas ou mais sinuosas no espaço?
G- Onde
foi realizada a apresentação? Como era o espaço de atuação?
H- A
fluência de movimento corporal é livre ou controlada?
Atividade 2
Realize
uma pesquisa em livros, revistas, internet, etc. de imagens e textos sobre
danças folclóricas de origem indígenas, africanas e afro-brasileiras.
Confeccione cartazes e compartilhe os seus conhecimentos pesquisados
Orientações:
Danças
folclóricas de origem indígena: Cateretê ou Catira, Cururu,
Sarabaquê ou Dança da Santa Cruz,
Sairê
do extremo norte do Brasil, Folguedos Populares; e Dança dos Tapuias e Pássaros
Branco, etc.
Danças
Africanas: Entre os muitos ritmos de origem africana, podem ser
destacados: o Ahouach, o Guedra, o Schikatt, a Gnawa, a Kizomba e o Semba.
Danças
Afro- brasileiras: Capoeira, Congada, Jongo, Maracatu, Tambor
de Crioula, Frevo, Jongo, Batuque, Bambelô, Tambor de crioula, Tambor de
Taboca, Tambor de Mina, Carimbó, Congada, Cavalhada, Congo, Banda de Congo,
Banda de Pífano, Dança do Parafuso, Punga de Pernada, Umbigada, Embolada, Boi
de reis, Boi da manta, Bumba Meu Boi, Folia de Reis, Fado, Auto do Quilombo,
Chimarrita, Vaquejada, Fandango do Pontal, Fandango de Tamancos, Catira,
Cateretê, Maculelê, Repente, Maxixe, Gafieira, Xote, Pastoril Dramático,
Lapinhas, Samba, Samba de Aboio, Samba de Roda, Samba de Breque e Samba
Enredo., Carnaval .
RUDOLF
LABAN Rudolf Laban (1879-1958) foi um dançarino, coreógrafo e
artista húngaro que se dedicou ao estudo e desenvolvimento de um método e
sistematização da linguagem da dança e do movimento. Através de seus estudos e
notações, desenvolveu a Corêutica e Eucinética, que compõem o movimento em si.
A Corêutica estuda a relação do corpo com o
espaço e o desenvolvimento dos movimentos dançados. Fazem parte da Corêutica o
espaço relacionado ao espaço que o corpo desenvolve ao dançar. Aqui estão os
planos ou níveis da dança, o deslocamento no espaço e as direções para quais o
corpo se projeta ao dançar.
Deslocamento - É
o percurso utilizado pelo dançarino, respeitando as marcações específicas de
uma determinada coreografia. Existem várias maneiras para execução dos
percursos (deslocamentos) na dança. Girar, correr, andar, saltar e/ou se
arrastar são algumas delas. Esses “caminhos” podem ser percorridos de formas
retas ou curvas, e serem feitos individual ou coletivamente, exemplos:
•
Forma Direta: é quando os movimentos lineares e retos ocupam um espaço
definido, sem o deslocamento, a envergadura dos braços, das pernas e do tronco.
É traçar um percurso direto para atingir um ponto definido.
• Forma Flexível: é quando os movimentos do
corpo ocupam vários espaços ao mesmo tempo, utilizando os deslocamentos, as
envergaduras e as torções.
Dimensão
– A dimensão é a que define a orientação no espaço e se estende entre duas
direções opostas. São elas: amplitude (largura), comprimento (altura) e
profundidade.
Direção
– São os sentidos (trajetos) por onde o movimento percorre, tendo como ponto
inicial o centro do corpo do dançarino. São elas: Frente, Trás, Lado,
Diagonais, em cima e em baixo.
Planos
ou Níveis – São relacionados aos planos alto, médio e baixos.
Espaços referentes à altura dos movimentos. Os níveis são definidos pelos
movimentos do corpo no espaço que vão da altura da cintura, abaixo dela ou
acima da cabeça.
A
Eucinética estuda a expressividade dos movimentos, dividindo-os em
quatro fatores expressivos que são divididos em propriedades de movimentos.
Estas qualidades não são estanques, podendo ser aumentadas ou diminuídas.
São
fatores do movimento: espaço, fluxo ou fluência, peso e tempo.
ESPAÇO – É
no espaço que a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são
influenciados pelo espaço, e nele encontramos a Cinesfera (ou Kinesfera), que é
o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e
deslocamentos.
O
Espaço se subdivide nos seguintes tópicos:
Cinesfera
(Kinesfera) –É um espaço imaginário que impõe um limite
ao corpo do dançarino ao limite natural do espaço pessoal. O uso do espaço pode
se dar de duas formas, conforme a qualidade do movimento:
•
Forma Direta: é quando os movimentos lineares e retos ocupam um espaço
definido, sem o deslocamento, a envergadura dos braços, das pernas e do tronco.
É traçar um percurso direto para atingir um ponto definido.
•
Forma Flexível: é quando os movimentos do corpo ocupam vários espaços ao mesmo
tempo, utilizando os deslocamentos, as envergaduras e as torções.
FLUÊNCIA
–
É o movimento contínuo, uniforme e progressivo. Partem do tronco do corpo às
extremidades dos membros com movimentos controlados, mas fluentes ao mesmo
tempo. Pode ser dividido entre livre e controlado.
PESO
–
São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte
à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para
denominação do peso que são leves (suaves) e firmes (resistentes).
TEMPO
–
É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos
métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc. Pode
ser dividido em: Rápido, quando o dançarino mantém a aceleração constante de um
movimento sem alterações;
Moderado, o meio termo entre
o um movimento corporal rápido e um lento;
Lento,
quando o dançarino reduz a velocidade constantemente dos movimentos corporais
quase até parar. (Material do aluno e professor da SEE)
Observações:Anexar, registrar atividades no caderno ou portfólio criativo;
Nenhum comentário:
Postar um comentário