terça-feira, 30 de junho de 2020

ATIVIDADE 5 - 8º D e E - PROFª SOLANGE

Professor (a): Solange Cabral de Deus

Turma: 8º ano D e E 

Disciplina:Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br

                             solangedeus@prof.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: Uma semana após a postagem

Período de envio 29/06/2020 à 03/07/2020

Tempo: 1h40m.

 

Material utilizado: Material escolar e do aluno

HAB.(FE08AR11)

 

Tarefas:Experimentar e analisar os fatores de movimentos da dança como elemento geradores de ações corporais e o movimento dançado.

Atividade 1

Aprecie os vídeos que serão apresentados e observe atentamente cada detalhe. Finalize

preenchendo o roteiro indicado abaixo:

Links:

Nome do canal. -Frevo Pernambucano. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=6XruFqqeq9o

 

Nome do canal. -Masaka Boys Dancing Viva África. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=82&v=h9-r8We8xvw&feature=emb_title

 

Nome do canal-Vídeo de Dança Indígena: “Canto Sagrado da Mãe Terra - Tribo Fulni-ô -

Aldeia Multiétnica” de São Jorge, Goiás. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=P19razaEaRg

 

Nome do canal. Dança Contemporânea: Kuarup, ou a questão do índio. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=8GLwkFLYYoA

 

Roteiro: Analise as danças no vídeos e informe a cada característica indicada, uma Matriz Indígena ou Matriz Africana ou Matriz Afro-brasileira:

A-   Há materiais cênicos nas apresentações? Quais adereços, ou objetos vocês observaram

B-   A dança foi realizada por profissionais? O grupo é nacional ou internacional?

C-   Como são os movimentos da dança? Os movimentos são de torção, de dobrar ou de esticar?

D-   De que forma os corpos se movimentam? Usam todo o corpo ou somente algumas partes? Quais? Os movimentos são duros ou flexíveis?

E-   O ritmo das ações corporais apresentadas é lento, rápidos ou longo?

F-   As formas dos movimentos são mais retas ou mais sinuosas no espaço?

G-   Onde foi realizada a apresentação? Como era o espaço de atuação?

H-   A fluência de movimento corporal é livre ou controlada?


Atividade 2

Realize uma pesquisa em livros, revistas, internet, etc. de imagens e textos sobre danças folclóricas de origem indígenas, africanas e afro-brasileiras. Confeccione cartazes e compartilhe os seus conhecimentos pesquisados

 

Orientações:

Danças folclóricas de origem indígena: Cateretê ou Catira, Cururu, Sarabaquê ou Dança da Santa Cruz,

Sairê do extremo norte do Brasil, Folguedos Populares; e Dança dos Tapuias e Pássaros Branco, etc.

Danças Africanas: Entre os muitos ritmos de origem africana, podem ser destacados: o Ahouach, o Guedra, o Schikatt, a Gnawa, a Kizomba e o Semba.

Danças Afro- brasileiras: Capoeira, Congada, Jongo, Maracatu, Tambor de Crioula, Frevo, Jongo, Batuque, Bambelô, Tambor de crioula, Tambor de Taboca, Tambor de Mina, Carimbó, Congada, Cavalhada, Congo, Banda de Congo, Banda de Pífano, Dança do Parafuso, Punga de Pernada, Umbigada, Embolada, Boi de reis, Boi da manta, Bumba Meu Boi, Folia de Reis, Fado, Auto do Quilombo, Chimarrita, Vaquejada, Fandango do Pontal, Fandango de Tamancos, Catira, Cateretê, Maculelê, Repente, Maxixe, Gafieira, Xote, Pastoril Dramático, Lapinhas, Samba, Samba de Aboio, Samba de Roda, Samba de Breque e Samba Enredo., Carnaval .

 

RUDOLF LABAN Rudolf Laban (1879-1958) foi um dançarino, coreógrafo e artista húngaro que se dedicou ao estudo e desenvolvimento de um método e sistematização da linguagem da dança e do movimento. Através de seus estudos e notações, desenvolveu a Corêutica e Eucinética, que compõem o movimento em si.

 A Corêutica estuda a relação do corpo com o espaço e o desenvolvimento dos movimentos dançados. Fazem parte da Corêutica o espaço relacionado ao espaço que o corpo desenvolve ao dançar. Aqui estão os planos ou níveis da dança, o deslocamento no espaço e as direções para quais o corpo se projeta ao dançar.

Deslocamento - É o percurso utilizado pelo dançarino, respeitando as marcações específicas de uma determinada coreografia. Existem várias maneiras para execução dos percursos (deslocamentos) na dança. Girar, correr, andar, saltar e/ou se arrastar são algumas delas. Esses “caminhos” podem ser percorridos de formas retas ou curvas, e serem feitos individual ou coletivamente, exemplos:

• Forma Direta: é quando os movimentos lineares e retos ocupam um espaço definido, sem o deslocamento, a envergadura dos braços, das pernas e do tronco. É traçar um percurso direto para atingir um ponto definido.

 • Forma Flexível: é quando os movimentos do corpo ocupam vários espaços ao mesmo tempo, utilizando os deslocamentos, as envergaduras e as torções.

Dimensão – A dimensão é a que define a orientação no espaço e se estende entre duas direções opostas. São elas: amplitude (largura), comprimento (altura) e profundidade.

Direção – São os sentidos (trajetos) por onde o movimento percorre, tendo como ponto inicial o centro do corpo do dançarino. São elas: Frente, Trás, Lado, Diagonais, em cima e em baixo.

Planos ou Níveis – São relacionados aos planos alto, médio e baixos. Espaços referentes à altura dos movimentos. Os níveis são definidos pelos movimentos do corpo no espaço que vão da altura da cintura, abaixo dela ou acima da cabeça.

A Eucinética estuda a expressividade dos movimentos, dividindo-os em quatro fatores expressivos que são divididos em propriedades de movimentos. Estas qualidades não são estanques, podendo ser aumentadas ou diminuídas.

São fatores do movimento: espaço, fluxo ou fluência, peso e tempo.

ESPAÇO – É no espaço que a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço, e nele encontramos a Cinesfera (ou Kinesfera), que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.

O Espaço se subdivide nos seguintes tópicos:

Cinesfera (Kinesfera) –É um espaço imaginário que impõe um limite ao corpo do dançarino ao limite natural do espaço pessoal. O uso do espaço pode se dar de duas formas, conforme a qualidade do movimento:

• Forma Direta: é quando os movimentos lineares e retos ocupam um espaço definido, sem o deslocamento, a envergadura dos braços, das pernas e do tronco. É traçar um percurso direto para atingir um ponto definido.

• Forma Flexível: é quando os movimentos do corpo ocupam vários espaços ao mesmo tempo, utilizando os deslocamentos, as envergaduras e as torções.

FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo. Partem do tronco do corpo às extremidades dos membros com movimentos controlados, mas fluentes ao mesmo tempo. Pode ser dividido entre livre e controlado.

PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para denominação do peso que são leves (suaves) e firmes (resistentes).

TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc. Pode ser dividido em: Rápido, quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações;

 Moderado, o meio termo entre o um movimento corporal rápido e um lento;

Lento, quando o dançarino reduz a velocidade constantemente dos movimentos corporais quase até parar. (Material do aluno e professor da SEE)

 

Observações:Anexar, registrar atividades no caderno ou portfólio criativo;

Nenhum comentário:

Postar um comentário