sexta-feira, 12 de junho de 2020

ATIVIDADE 4 - 6º e 7º - ELETIVAS (Música) - PROFº VINICIUS

Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida

Turma: 6º e 7º anos

Disciplina: História

Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 23/06/2020

Período de envio: 08/06 À 12/06/20

 

      Oláaa meus alunos/as queridos/as, saudade imensa de vocês, chegamos a atividade 4 ou quarta aula a distância, apesar de todas adversidades, estamos fazendo de tudo para continuar desenvolvendo os estudos com vocês da melhor forma possível, e com muito carinho. Parabéns aos alunos que conseguiram executar as tarefas encaminhadas pelo Professor, no entanto é muito importante compartilhar com os colegas as informações, e se comunicarem sobre a aulas, para que possamos tentar aproveitar o máximo a possibilidade de estudo. Esta cada vez mais ficando interessante a criatividade de vocês, os instrumentos ficaram ótimos e destaque em especial para a bateria de vocês, ficaram incríveis! Guardem a idéia  de vocês, vamos utilizar nas próximas aulas. Agora vamos a aula, no episódio anterior o tema proposto foi:  A Criação de instrumento musicais. Adorei os diversos instrumentos criado brilhantemente por vocês. Dando continuidade aos nossos estudos não podemos deixar de abordar, e desenvolver a problemática, que vem tomando todas as atenções no atual cenário mundial, o Racismo. Portanto de uma forma interdisciplinar iremos caminhar junto com as discussões e debates que tomaram e tomam o mundo. Agora iremos para a atividade 4.

 Bons estudos galera!

Eletiva – Música


Observações :

- Muito importante desenvolver as atividades anteriores( Aqueles que não fizeram).

- Não esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.

- Fazer a leitura das orientações e observações descritas nas atividades para melhor desempenho e organização de   sua tarefa.   

 - Meus queridos/as muito importante respeitarem os prazos de entrega das atividades.

 

Material utilizado:

- Caderno,caneta(importante ter duas cores diferentes).

-Celular ou notebook(caso tenham).

-Caderno de artes ou folha de sulfite,

 - livro didático e caderno do aluno

-Internet.

 

Tarefas:  Atividade 4

 

Tema : Personalidades negras  na arte e na música

 

Projeto transforma cantores do rap nacional em personagens de HQ

CAIO NASCIMENTO* - O ESTADO DE S.PAULO  05/09/2018

     "O hip-hop é uma cultura de nerd e é necessário estudar referências literárias e artísticas para compor as letras", disse Emicida durante uma conversa sobre heróis negros em fevereiro deste ano. No entanto, muitas pessoas ainda acreditam que o gênero só fala de pobrezaracismo ou violência policial. O youtuber Gil Santos - conhecido como Load - e o ilustrador Wagner Loud provaram o contrário ao anunciar capas de histórias em quadrinhos (HQ) que recriam obras da Marvel e da DC comics com heróis interpretados por artistas do rap nacional.

    "Pretendemos fazer os públicos desse gênero e dos gibis se misturarem. Sempre quis ver algo assim aqui no Brasil, pois no exterior já existe um mercado disso desde 2014 com os projetos da Marvel", afirma Gil. "Por que não criar um nicho disso aqui com nossos artistas?

      Quero ver a molecada consumindo tanto a música nacional quanto os quadrinhos", reflete. Os dois lançaram 11 capas até agora e relacionam as qualidades dos rappers com as dos super-heróis. Mano Brown por exemplo, se transforma num Pantera Negra, comparando a importância dele nas periferias de São Paulo com o protagonismo que o filme exerce na indústria de Hollywood.

https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,projeto-transforma-cantores-do-rap-nacional-em-personagens-de-hq,70002485975

 

Artistas como Karol Conka e Mano Brown foram homenageados em capas de histórias em quadrinhos: 'os super-heróis atuam à margem da sociedade brasileira aqui'


Projeto de capas de HQs com rappers já homenageou, por enquanto, Mano Brown, Karol Conka, Criolo, Emicida, Negra Li, Sabotage, Black Alien, DJ Kl Jay, Drik Barbosa, Constantine e Kamau. A ideia dos autores é mostrar a relação entre o rap e a cultura pop. Foto: Instagram / @w.loud

https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,projeto-transforma-cantores-do-rap-nacional-em-personagens-de-hq,70002485975

 

 Agora que você leu o texto:

 1 -Faça um desenho  de qualquer super herói( Cinema, HQ, animes ou séries),atores, músico, jogador de futebol, qualquer personalidade negra.

 2 – faça um breve resumo sobre a história da personalidade escolhida .

 3 – Explicar porque você escolheu esse personagem.

 4 -  Tirar 2 fotos :

       A – Foto 1: A fotografia da atividade feita com o breve resumo e a explicação porque escolheu o personagem.

       B -  Foto 2: Um selfie de você e sua atividade ( Imagem do desenho)

       Observação: A selfie de você junto a atividade, faz parte da contribuição de nossa disciplina contra os atos de racismo que esta ocorrendo por todo mundo.

 

Orientações:

Estrutura do trabalho

-Nome do Professor

-Nome completo do aluno, turma e disciplina.

- Leia o texto e desenvolva a tarefa com calma.

- importante organizar um lugar tranqüilo para seus estudos.

- Usar caderno de artes ou folha de sulfite

- pintar o desenho

- O desenho não precisa ficar perfeito, mas o capricho pelo desenho é fundamental.

 

Observações:

 

- O trabalho pode ser feito: no programa Word, (Quem tiver notebook ou computador) ou no caderno(Caso manuscrito no caderno(Caneta) tirar foto e enviar o arquivo).

- Fazer a leitura com calma do conteúdo pesquisado.

-Acompanhar  as aulas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).

-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.

-O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.

-Utilizar ,livro didático,caderno do aluno e sites da internet para a pesquisa.

- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor  e blog da unidade escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Mídias SEE Sp e unidade escolar.

 

Objetivo da atividade:

Habilidade

(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas  histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

 

(EF03AR06) Descrever sua criação, explicitando as escolhas feitas e seus sentidos, e reconhecendo outros sentidos expressos pelos colegas sobre sua criação.

 

(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois) e aos conceitos de presente, passado e futuro.

 

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais

e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, a de povos originários e a de migrantes.

Competências

- Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir  no mundo contemporâneo.

 

 - Compreender a história e a cultura africana, afro-brasileira, imigrante e indígena, bem como suas contribuições para o desenvolvimento social, cultural, econômico, científico, tecnológico e político e tratar com equidade as diferentes culturas.

 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário