Professor (a): Marcos Vinicius Santos Brasileiro Almeida
Turma: 8ºe 9º anos
Disciplina: História
Canal de resposta: marcosvin@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: 23/06/2020
Período de envio: 08/06 à 12/06/20
Oláaa meus alunos/as queridos/as, saudade
imensa de vocês, chegamos a atividade 4 ou quarta aula a distância, apesar de
todas adversidades, estamos fazendo de tudo para continuar desenvolvendo os
estudos com vocês da melhor forma possível, e com muito carinho. Parabéns aos
alunos que conseguiram executar as tarefas encaminhadas pelo Professor, no
entanto é muito importante compartilhar com os colegas as informações, e se
comunicarem sobre a aulas, para que possamos tentar aproveitar o máximo a
possibilidade de estudo. Esta cada vez mais ficando interessante a criatividade
de vocês, os instrumentos ficaram ótimos e destaque em especial para a bateria
de vocês, ficaram incríveis! Guardem a idéia
de vocês, vamos utilizar nas próximas aulas. Agora vamos a aula, no
episódio anterior o tema proposto foi: A origem a bateria, e o nascimento do
instrumento criado brilhantemente por vocês. Dando continuidade aos nossos estudos não podemos deixar
de abordar, e desenvolver a problemática, que vem tomando todas as atenções no
atual cenário mundial, o Rascismo. Portanto de uma forma interdisciplinar iremos
caminhar junto com as discussões e debates que tomaram e tomam o mundo. Agora
iremos para a atividade 4.
Eletiva - música
The Simpsons
Bons estudos
meus queridos/as.
Observações :
- Muito
importante desenvolver as atividades anteriores( Aqueles que não fizeram).
- Não
esquecer de colocar o nome completo e turma a qual pertence.
- Fazer a
leitura das orientações e observações descritas nas atividades para melhor
desempenho e organização de sua
tarefa.
- Meus queridos/as muito importante
respeitarem os prazos de entrega das atividades.
Material utilizado:
- Caderno,caneta(importante
ter duas cores diferentes).
-Celular ou notebook(caso tenham).
-Caderno de artes ou folha de sulfite,
- livro didático e caderno do aluno
-Internet.
Tarefas: Atividade 4
Tema : Personalidades
negras
na arte
Projeto
transforma cantores do rap nacional em personagens de HQ
CAIO NASCIMENTO* - O ESTADO DE S.PAULO 05/09/2018
"O hip-hop é uma cultura de nerd e é necessário
estudar referências literárias e artísticas para compor as letras",
disse Emicida durante uma conversa
sobre heróis negros em
fevereiro deste ano. No entanto, muitas pessoas ainda acreditam que o gênero só
fala de pobreza, racismo ou violência
policial.
O youtuber Gil Santos - conhecido como Load - e o ilustrador
Wagner Loud provaram o contrário ao anunciar capas
de histórias em quadrinhos (HQ) que recriam obras da Marvel e da DC comics com
heróis interpretados por artistas do rap nacional.
"Pretendemos fazer os públicos desse
gênero e dos gibis se misturarem. Sempre quis ver algo assim aqui no Brasil,
pois no exterior já existe um mercado disso desde 2014 com os projetos da
Marvel", afirma Gil. "Por que não criar um nicho disso aqui com nossos
artistas?
Quero ver a molecada consumindo tanto a
música nacional quanto os quadrinhos", reflete. Os dois lançaram 11 capas
até agora e relacionam as qualidades dos rappers com as dos super-heróis. Mano Brown por exemplo, se transforma num Pantera Negra,
comparando a importância dele nas periferias de São Paulo com o protagonismo
que o filme exerce na indústria de Hollywood.
Projeto de capas
de HQs com rappers já homenageou, por enquanto, Mano Brown, Karol
Conka, Criolo, Emicida, Negra Li, Sabotage, Black Alien, DJ Kl Jay, Drik
Barbosa, Constantine e Kamau. A ideia dos autores é mostrar a relação entre o
rap e a cultura pop. Foto: Instagram / @w.loud
Agora que você leu o texto:
1 -Faça um
desenho de qualquer super herói( Cinema,
HQ, animes ou séries),atores, músico, jogador de futebol, qualquer personalidade
negra.
2 – faça um
breve resumo sobre a história da personalidade escolhida .
3 – Explicar porque você escolheu esse
personagem.
4 - Tirar 2 fotos :
A – Foto 1: A fotografia da atividade
feita com o breve resumo e a explicação porque escolheu o personagem.
B -
Foto 2: Um selfie de você e sua atividade ( Imagem do desenho)
Observação: A selfie de você junto a
atividade, faz parte da contribuiçao de nossa disciplina contra os atos de rascismo
que esta ocorrendo por todo mundo.
Orientações:
Estrutura do trabalho
-Nome do Professor
-Nome completo do aluno, turma e disciplina.
- Leia o texto e desenvolva a tarefa com calma.
- importante organizar um lugar tranqüilo para seus estudos.
- Usar caderno de artes ou folha de sulfite
- pintar o desenho
- O desenho não precisa ficar perfeito, mas o capricho pelo desenho é fundamental.
Observações:
- O trabalho pode ser feito: no programa Word, (Quem tiver notebook ou computador) ou no caderno(Caso manuscrito no caderno(Caneta) tirar foto e enviar o arquivo).
- Fazer a leitura com calma do conteúdo pesquisado.
-Acompanhar as aulas pelo Centro de Midias SEE SP (As aulas serão utilizadas como complemento pedagógico e avaliações).
-Organizar seus horários para ter melhor rendimento nos estudos.
-O trabalho sugerido foi pensando no tempo estimado da carga horária da disciplina, para que o estudante desenvolva com calma sua tarefa.
-Utilizar ,livro didático,caderno do aluno e sites da internet para a pesquisa.
- As orientações estão bem detalhadas, mas caso ainda tenham duvidas sobre o trabalho, utilizem os emails : Do Professor e blog da unidade escolar.Lembremos também que o Centro de mídias é um canal em construção e é uma ferramenta importantíssima para nossas aulas.Semanalmente sempre haverá novidades para facilitar o aprendizado, e acompanhamento do Professor. Atenção com os avisos e novidades do aplicativo Centro de Midias SEE Sp e unidade escolar.
Objetivo da atividade:
Habilidade
(EF01HI02)
Identificar a relação entre as suas
histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
(EF03AR06)
Descrever sua criação, explicitando as escolhas feitas e seus sentidos, e reconhecendo
outros sentidos expressos pelos colegas sobre sua criação.
(EF02HI06)
Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções
relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois) e aos conceitos
de presente, passado e futuro.
(EF03HI03)
Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do
local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais
e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com
especial destaque para as culturas africanas, a de povos originários e a de
migrantes.
Competências
- Compreender acontecimentos
históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e
manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo
do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
- Compreender a história e a
cultura africana, afro-brasileira, imigrante e indígena, bem como suas
contribuições para o desenvolvimento social, cultural, econômico, científico,
tecnológico e político e tratar com equidade as diferentes culturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário