sexta-feira, 12 de junho de 2020

ATIVIDADE 5 - 1ª A, B e C - PROFª ARIELLA

Professora Dra: Ariella

Turmas: 1ª A, B e C

Disciplina: SOCIOLOGIA

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br  ou no Google Classroom

Prazo de envio: até 24/06/2010

Período de envio: 08/06 à 12/06/20

 

Plantão de dúvidas

1A: 07h45  às 8h30 e 09h35 às 10h20

1B: 08h30 às 09h15 e 11h05 às 11h50

1C: 07h00 às 07h45 e 10h20 às 11h05

 

Google Classroom

 

1) Endereço de acesso: https://classroom.google.com/  ou pelo aplicativo Centro de Mídia São Paulo (gratuito)

 

2) Formas de acesso:

 a) Através do e-mail institucional do aluno

Tutorial acesso ao email institucional:

https://www.youtube.com/watch?v=3YLv2Xwod44

 b) com código de ingresso

1A: kqdalef

1B: 5eswwbx

1C: uqtittn


Material utilizado

Livro didático Sociologia para Jovens do Século XXI (textos aqui anexados) e Aula do Centro de Mídia São Paulo (CMSP)

 

Tarefa 1

 Ler o texto adaptado do livro e responder as questões relacionada à ele e ao texto Vida Divertida ou Vida interessante? de ContardoCalligaris. Depois produzir um texto em conexão com as reflexões que você tem feito na eletiva Projeto de Vida. Essa atividade é um aprofundamento da pesquisa sobre Senso Comum e Conhecimento Científico e exercício prático da Imaginação Sociológica.

 

Objetivo

Exercitar o olhar sociológico através da interdisciplinaridade com os objetos de conhecimento das Ciências Sociais e nesse caso com a eletiva Projeto de Vida.

 

Habilidades

Desenvolver as habilidades da leitura, interpretação, produção textual e interdisciplinaridade.

 

Orientações

1)      Ler o texto adaptado E quando alguns adultos dizem que os jovens não se interessam pelas discussões da Sociologia?

2)      Assistir a vídeo-aula dada no CMSP dia  21/05/2020 sobre o que é “natural” e o que “estranho”

https://www.youtube.com/watch?v=tiFpcSPsc6c

3)      Verificar o box-resumo aqui exposto

4)      Responder as seguintes questões:

 

a)      Qual a necessidade de estudar Sociologia?

b)      Qual a diferença entre Senso Comum e Sociologia?

 

5)      Produzir um texto reflexivo sobre a sua escolha profissional e os  motivos dessa sua escolha. Se ainda não escolheu uma profissão, responda: a sociedade influenciará na sua escolha ou você terá autonomia para fazer uma opção?

 

 

Observações:

 São duas atividades: 1) responder os exercícios; 2) fazer a redação. Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, entreguem as atividades.Coloquem no assunto do e-mail Atividade 5, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa são aceitas as atividades feitas no caderno/apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Classroom para entrega de atividades e plantão de dúvidas presentes no aplicativo Centro de Mídia SP, dúvida escrevam no e-mail.

Texto adaptado: “E quando alguns adultos dizem que os jovens não se interessam pelas discussões da Sociologia?”

 

Provavelmente você já deve ter ouvido na escola e/ou na sociedade afirmações do tipo: “Jovens não se interessam pelas discussões da Sociologia”. Ou “é uma  matéria que não serve para nada” e que há coisas mais interessantes, inclusive, fora da escola. Porém, quando perguntas desse tipo são feitas por muitos jovens sobre “para que afinal serve a Sociologia”, e quando afirmam que é uma disciplina “chatas”, é preciso compreender o que está por trás desses comentários. Para iniciarmos uma reflexão, leia o artigo abaixo escrito por Contardo Calligaris (psicanalista italiano que vive no Brasil) e publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 12/12/2002, que relata a exigência dos jovens acerca dos estudos:


O que esse texto e os pensamentos diante da Sociologia revelam? Mostram a interpretação de muitos adolescentes sobre o que é viver e divertir-se, que difere da visão de  gerações anteriores. 


Trata-se de dizer que a diversão não é necessária? Não, não é disso que se trata, mas de evidenciar que nós devemos ter tempo para tudo na vida. Assim como devemos reservar tempo para a distração e o lazer, também devemos reserva reservar parte do  nosso tempo para dar conta das responsabilidades, como o estudo e, depois de formados, o trabalho. 


Devemos acrescentar ainda que a nossa vida ea  nossa sociedade também merecem ser pensadas, compreendidas e, por que não, modificadas e daí que surge a  inspiração e o compromisso da Sociologia. Além de nos levar  ao entendimento da realidade social,  o papel da Sociologia consiste em contribuir para que repensemos a nossa visão de mundo, deixando de lado nossas ingenuidades e preconceitos. Sua tarefa teórica é se contrapor ao chamado senso comum, nesse caso, o que se considera como útil, ou seja, o que dá prestígio, poder, fama e riqueza. Não se deixando guiar pelo senso comum, embora parte dela, a Sociologia nos ajuda com conhecimentos para nos tornarmos conscientes de nós mesmos e das ações de homens e mulheres que desejam profundamente a liberdade e a felicidade.


Box-Resumo:O Senso Comum X Sociologia


Senso Comum: com base na sua pesquisa sobre Senso Comum pode-se dizer que ele se caracteriza por opiniões pessoais, generalizantes, em coisas aparentes, sem fundamentos no real. Ou seja, julgam-se coisas ou fatos específicos como se fossem coisas ou fatos universais. Enfim, falsas certezas sem fundamentação científica, como por exemplo, “todo bandido é favelado”, “todo político é corrupto”, “o povo brasileiro é preguiçoso”, “tudo o que vem de fora do país é melhor”, “o Sol é menor do que a Terra e é ele que gira ao redor dela”, etc. Pegando o exemplo do Sol, esse tipo de visão pode parecer correta, já que partimos da própria Terra como ponto de referência e a forma como observamos pode parecer que essas afirmações são corretas. Porém, só parece, pois a Astronomia (ramo da Física) com seus cálculos matemáticos e suas considerações físicas verifica na realidade que o Sol é muitas vezes maior que a Terra, e desde Nicolau Copérnico confirma-se na realidade que é a Terra que se move em torno do Sol (teoria do Heliocentrismo). Da mesma forma que este simples exemplos, a Sociologia recorrentemente defronta-se com o senso comum das pessoas, desdobrando-se em imobilidades, discriminações e preconceitos.


Mas o que é uma atitude científica em Sociologia?


É a atitude de, a partir da constatação de um problema social, observar os fatos e a realidade dos indivíduos e grupos, suas relações, formular uma hipótese de explicação, pesquisar e estudar com maior profundidade o assunto e, ao final, pronunciar leis ou tendências de que um fato possa ocorrer em razão de determinados motivos. 


Exemplo de uma atitude científica em Sociologia: primeiro, delimitados um problema social como o desemprego (é “social” porque atinge vários indivíduos). Depois formulamos uma hipótese como “a política econômica de um governo promove o desemprego”. Em seguida, passamos a observar a realidade utilizando dados estatísticos em mãos, pesquisas com desempregados para ver os motivos que levaram ao desemprego e etc. 


O que esses dados, e outros materiais utilizados revelam? Eles servem para comprovar ou refutar a nossa hipótese inicial e assim verificamos se determinadas decisões políticas governamentais tendem a provocar o desemprego em massa num país. 


Outro exemplo: as possíveis causas da violência. Ao contrário do senso comum, não devemos partir para generalizações ao primeiro contato com um fenômeno social. É necessário investigar as relações entre os fatos e acontecimentos e também suas raízes históricas, como, por exemplo, a questão do racismo na sociedade brasileira. Certamente, este fenômeno social tem fortes raízes na escravidão, mas principalmente nas relações que o homem branco europeu estabeleceu com os povos africanos e indígenas a partir do século XV. Portanto, posteriormente, trabalharemos com várias teorias sociológicas, conceitos e temas que nos ajudam a exercitar a nossa imaginação sociológica. Ou seja, vamos partir do senso comum sobre como são entendidos os fenômenos sociais, sobre as relações que existem entre os indivíduos e problematizar esse senso comum. E aquilo que pode nos parecer “natural” nas relações sociais pode ser “desnaturalizado”, deixando de ser visto como natural e até mesmo imutável, para ser compreendido como é, algo social; ou, como nos diz Wright Mills, para compreender nosso mundo cotidiano, vamos olhar além dele.


 


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