terça-feira, 16 de junho de 2020

ATIVIDADE 5 - 2ª C, D e E - PROFª ARIELLA

Professora Dra: Ariella

Turmas: 2ª séries C, D e E

Disciplina: SOCIOLOGIA

Canal de resposta: ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br  ou no Google Classroom

Período de envio: até 25/06/2010

Plantão de dúvidas

2C: Quinta-feira das 21h30 às22h15

2D: Sexta feira 19h45 às 20h30

2E: Quinta-feira das 19h00 às 19h45

 

Google Classroom

 1) Endereço de acesso: https://classroom.google.com/  ou pelo aplicativo Centro de Mídia São Paulo (gratuito)

 

2) Formas de acesso:

 

a) Através do e-mail institucional do aluno

Tutorial acesso ao e-mail institucional:https://www.youtube.com/watch?v=3YLv2Xwod44

 

b) com código de ingresso

2C: 47azegf

2D: wzi7nke

2E: q7egkh6

 

Material utilizado

Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola, volume 1,  tópicos referentes à Sociologia; Vídeos do Youtube,Box-resumo aqui anexado

 

Tarefa 1

Lero material anexado sobre a discussão Cultura e os conceitos de assimilação e a culturação e fazer o exercício da apostila Momento 6 (p. 75)

 

 Objetivo

Compreender que a cultura não é estática, mas dinâmica e que sua constituição plástica a torna suscetível a interferências internas e externas. Problematizar as várias culturas nas quais estão inseridos a ponto de perceberem se estão sendo suplantadas ou modificadas, posicionando-se criticamente diante da situação.

 

Habilidades

 

Compreender e operar os conceitos de assimilação e aculturação

 

Orientações

 

1)      Assistir os seguintes vídeos para apoio

 

Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=x6JeS0TKSsg

Assimilação e Aculturação:https://www.youtube.com/watch?v=enU5ASxLA1E

 

2)      Consultar o Box-Resumo

 

3)      Fazer o exercício Momento 6 do Caderno do Aluno utilizando os conceitos de assimilação e aculturação

 

Observações:

 

Fiquem atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas, enviem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail Atividade 5, Nome e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador em casa serão aceitas as atividades feitas no caderno/da apostila por meio de fotos. Peço que procurem ingressar no Google Classroom para entrega de atividades e plantão de dúvidas presentes no aplicativo Centro de Mídia SP, dúvida escrevam no e-mail.

 

 

 

Box-Resumo: Os conceitos de assimilação e aculturação

Cultura – cultura é entendida como desenvolvimento mental e organizacional das sociedades, como um  todo complexo que inclui os conhecimentos, as crenças religiosas, a arte, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos que o homem adquire enquanto membro da sociedade. Compreendida como um fenômeno essencialmente humano e que, portanto, nos distingue dos animais porque: 1) somos dotados da capacidade de criar símbolos e significados; 2) somos dotados da capacidade de transformamos o meio em que vivemos, ao contrário dos animais, que apenas alteram seu comportamento quando há modificações no ambiente que os obriguem a isso; 3) somos capazes de transmitir a nossa cultura de geração em geração dentro do grupo, devido a nossa linguagem, ou seja, a nossa capacidade de falar.

Dentro dessa lógica, a cultura não é estática (não muda) como alguns podem pensar, pois sofre influências internas e externas que a modifica e leva ao que chamamos de aculturação. Os processos de migração contribuem muito com as mudanças culturais, uma vez que os imigrantes introduzem valores e costumes diferentes dos nossos,  a tal ponto que alguns pesquisadores chegaram a concluir sobre a possibilidade de assimilação. Mas, afinal, o que significa  aculturação e assimilação?

Aculturação – termo criado em 1880 por um antropólogo chamado J. W. Powell para designar as transformações dos modos de vida e pensamento dos imigrantes em contato com a sociedade estadunidense. O “a” (prefixo de negação) pode levar ao entendimento da “falta de” ou “privação” de cultura, como ocorre com outras palavras. Por exemplo: amorfo (sem forma) ou amoral (alguém que não tem moral). Mas aqui não é esse o caso. O “a” no início da palavra vem etimologicamente do latim ad, que indica um movimento de aproximação. Com o passar do tempo, a palavra se transformou e passoua ser usada para  explicar o contato entre diferentes povos. E a partir de então o termo ganha outra significação:

“A aculturação é o conjunto de fenômenos que resultam de um contato contínuo e direto entre grupos de indivíduos de culturas diferentes e que provocam mudanças nos modelos (patterns) culturais iniciais de um ou dos dois grupos”

 A partir dessa definição,  aculturação:

1) Não é necessariamente sinônimo de mudança cultural – toda cultura muda, não existe cultura que permaneça a mesma ao longo do tempo (estática), que não se transforme, pois a cultura é um eterno processo. A mudança cultural é parte de toda cultura. Entretanto, algumas mudam mais rápido, outras mais devagar. Veja, por exemplo, indígenas que, segundo o senso comum, dão a impressão de não mudar. Essa impressão errônea ocorre porque nós não os conhecemos direito. As culturas mudam não só devido a causas externas, isto é, elas não mudam apenas pelo contato com outras culturas, mas também devido a fatores internos à própria cultura.

2) Não é apenas difusão de traços culturais - e se a aculturação vem do contato com outros povos, confundi-la com mudança cultural é deixar de lado uma parte da mudança cultural que é a transformação por fatores internos à própria cultura. Portanto, a aculturação não é somente a difusão de traços culturais. Pois ela é um processo maior e mais complexo do que tal difusão, que pode ocorrer sem que povos entrem em contato direto entre si (por exemplo, por meio de livros, revistas, filmes etc.). A aculturação pressupõe justamente o contato direto de pessoas de diferentes grupos

3) Não pode ser confundida com assimilação – povos aculturados não são necessariamente assimilados, pois nem todo processo de aculturação resulta na assimilação total de um grupo por outro. A assimilação deve ser compreendida como a última fase da aculturação, fase aliás raramente atingida. Assimilação implica o desaparecimento total da cultura de origem de um grupo e na interiorização completa da cultura do grupo dominante. A assimilação seria a última etapa de todo o processo de aculturação devido ao contato de dois grupos, pois implica o fim da cultura de um dos grupos, uma vez que a cultura do segundo grupo é totalmente assimilada pelo primeiro. Cabe salientar que  assimilação total de um grupo por outro é algo muito difícil de ocorrer.

Conclusão:  a aculturação, na grande maioria das vezes, não provoca o fim de uma das culturas. O que de fato acontece é que no contato ambos os grupos se modificam. Mas é verdade que as modificações podem ser maiores ou menores e isso depende da força do grupo em impor os seus costumes, as características de sua cultura, sua língua e instituições ao outro grupo. Ainda assim, o grupo dominante não permanece o mesmo com o processo de contato com outra cultura,, mas mantém uma lógica interna, como a forma de raciocinar do seu grupo.   Exemplo: o uso de roupas ocidentais por grande parte da humanidade não faz que os grupos deixem de pensar como sempre pensaram. A incorporação do jeans e da camiseta como quase um uniforme por todos os jovens não os leva a pensar da mesma forma ou a deixar de apresentar seus valores de acordo com a cultura em que estão inseridos. Isso, porém, não significa que não sejam influenciados pelos valores de outra cultura.

É verdade também que, às vezes, as mudanças são tão intensas que um dos grupos pode realmente acabar. De qualquer forma, é sempre bom destacar que praticamente não há cultura que não se modifique pelo contato com outra. O que significa que o processo de aculturação quase sempre se dá dos dois lados. É por isso também que há autores que criticam a ideia de aculturação porque ela parece não dar conta de que o processo é recíproco, mesmo que raras vezes seja simétrico. Normalmente é um processo assimétrico. Uma cultura quase sempre se transforma mais do que a outra, visto que elas não estão em pé de igualdade. A Era Vargas pode ser um exemplo. Os estrangeiros aqui residentes foram proibidos de falar suas línguas de origem, seus jornais foram fechados e muitos locais tiveram que mudar seus nomes. Durante esse período, os estrangeiros que aqui viviam foram forçados a passar por um processo de assimilação da cultura brasileira. Por quê? É o caso de mostrar que isso ocorreu mais intensamente com os alemães e japoneses, pois o Brasil estava em guerra com esses países. O contrário também ocorreu no processo de colonização pela qual passou o Brasil. Os índios foram domesticados a falar a língua portuguesa, a adotar a religião europeia e o modo de vida europeu. Os indígenas sofreram um processo de assimilação da cultura europeia de forma que o Brasil, embora, preserve ou se reinvente culturalmente, possui uma língua europeia, uma religião hegemônica europeia e uma mentalidade europeia, pois a maioria dos autores estudados nas escolas é oriunda da Europa. 

 


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