Professora
Dra:
Ariella
Turmas: 2ª séries C, D e E
Disciplina:
SOCIOLOGIA
Canal
de resposta:
ariellaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br ou no Google Classroom
Período
de envio: até 25/06/2010
Plantão de dúvidas
2C:
Quinta-feira das 21h30 às22h15
2D:
Sexta feira 19h45 às 20h30
2E:
Quinta-feira das 19h00 às 19h45
Google
Classroom
2) Formas de acesso:
a)
Através do e-mail institucional do aluno
Tutorial acesso ao e-mail institucional:https://www.youtube.com/watch?v=3YLv2Xwod44
b)
com código de ingresso
2C:
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2D:
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2E: q7egkh6
Material
utilizado
Caderno
do Aluno São Paulo Faz Escola, volume 1,
tópicos referentes à Sociologia; Vídeos do Youtube,Box-resumo aqui anexado
Tarefa
1
Lero
material anexado sobre a discussão Cultura e os conceitos de assimilação e a culturação e
fazer o exercício da apostila Momento 6 (p. 75)
Compreender
que a cultura não é estática, mas dinâmica e que sua constituição plástica a
torna suscetível a interferências internas e externas. Problematizar as várias
culturas nas quais estão inseridos a ponto de perceberem se estão sendo
suplantadas ou modificadas, posicionando-se criticamente diante da situação.
Habilidades
Compreender
e operar os conceitos de assimilação e aculturação
Orientações
1)
Assistir os seguintes vídeos para apoio
Cultura:
https://www.youtube.com/watch?v=x6JeS0TKSsg
Assimilação e Aculturação:https://www.youtube.com/watch?v=enU5ASxLA1E
2) Consultar o Box-Resumo
3) Fazer o exercício Momento 6 do Caderno do Aluno utilizando os conceitos
de assimilação e aculturação
Observações:
Fiquem
atentos aos prazos de envio e ao plantão de dúvidas. As atividades são
utilizadas para controle de frequência, ou seja, para não ficarem com faltas,
enviem as atividades. Coloquem no assunto do e-mail Atividade 5, Nome
e Série para que seja rapidamente identificada. Caso não tenham computador
em casa serão aceitas as atividades feitas no caderno/da apostila por meio de
fotos. Peço que procurem ingressar no Google Classroom para entrega de
atividades e plantão de dúvidas presentes no aplicativo Centro de Mídia SP,
dúvida escrevam no e-mail.
Box-Resumo:
Os conceitos de assimilação e aculturação
Cultura – cultura é entendida como desenvolvimento
mental e organizacional das sociedades, como um todo complexo que inclui os conhecimentos, as
crenças religiosas, a arte, a moral, os costumes e todas as outras capacidades
e hábitos que o homem adquire enquanto membro da sociedade. Compreendida como
um fenômeno essencialmente humano e que, portanto, nos distingue dos animais
porque: 1) somos dotados da capacidade de criar símbolos
e significados; 2) somos dotados da capacidade de transformamos o meio em que
vivemos, ao contrário dos animais, que apenas alteram seu comportamento quando
há modificações no ambiente que os obriguem a isso; 3) somos capazes de
transmitir a nossa cultura de geração em geração dentro do grupo, devido a
nossa linguagem, ou seja, a nossa capacidade de falar.
Dentro
dessa lógica, a cultura não é estática (não muda) como alguns podem pensar,
pois sofre influências internas e externas que a modifica e leva ao que
chamamos de aculturação. Os processos de migração contribuem muito com as
mudanças culturais, uma vez que os imigrantes introduzem valores e costumes
diferentes dos nossos, a tal ponto que
alguns pesquisadores chegaram a concluir sobre a possibilidade de assimilação.
Mas, afinal, o que significa aculturação
e assimilação?
Aculturação – termo criado em 1880
por um antropólogo chamado J. W. Powell para designar as transformações dos
modos de vida e pensamento dos imigrantes em contato com a sociedade
estadunidense. O “a” (prefixo de negação) pode levar ao entendimento da “falta
de” ou “privação” de cultura, como ocorre com outras palavras. Por exemplo:
amorfo (sem forma) ou amoral (alguém que não tem moral). Mas aqui não é esse o
caso. O “a” no início da palavra vem etimologicamente do latim ad, que
indica um movimento de aproximação. Com
o passar do tempo, a palavra se transformou e passoua ser usada para explicar o contato entre diferentes povos. E a
partir de então o termo ganha outra significação:
“A
aculturação é o conjunto de fenômenos que resultam de um contato contínuo e
direto entre grupos de indivíduos de culturas diferentes e que provocam
mudanças nos modelos (patterns) culturais iniciais de um ou dos dois
grupos”
A partir dessa definição, aculturação:
1)
Não é necessariamente sinônimo de mudança cultural – toda cultura muda, não
existe cultura que permaneça a mesma ao longo do tempo (estática), que não se
transforme, pois a cultura é um eterno processo. A mudança cultural é parte de
toda cultura. Entretanto, algumas mudam mais rápido, outras mais devagar. Veja,
por exemplo, indígenas que, segundo o senso comum, dão a impressão de não
mudar. Essa impressão errônea ocorre porque nós não os conhecemos direito. As
culturas mudam não só devido a causas externas, isto é, elas não mudam apenas
pelo contato com outras culturas, mas também devido a fatores internos à
própria cultura.
2) Não é apenas difusão de traços culturais - e se a aculturação vem do contato com outros povos,
confundi-la com mudança cultural é deixar de lado uma parte da mudança cultural
que é a transformação por fatores internos à própria cultura. Portanto, a
aculturação não é somente a difusão de traços culturais. Pois ela é um processo
maior e mais complexo do que tal difusão, que pode ocorrer sem que povos entrem
em contato direto entre si (por exemplo, por meio de livros, revistas, filmes
etc.). A aculturação pressupõe justamente o contato direto de pessoas de
diferentes grupos
3)
Não pode ser confundida com assimilação – povos aculturados não são
necessariamente assimilados, pois nem todo processo de aculturação resulta na
assimilação total de um grupo por outro. A assimilação deve ser compreendida
como a última fase da aculturação, fase aliás raramente atingida. Assimilação
implica o desaparecimento total da cultura de origem de um grupo e na
interiorização completa da cultura do grupo dominante. A assimilação seria a
última etapa de todo o processo de aculturação devido ao contato de dois
grupos, pois implica o fim da cultura de um dos grupos, uma vez que a cultura
do segundo grupo é totalmente assimilada pelo primeiro. Cabe salientar que assimilação total de um grupo por outro é
algo muito difícil de ocorrer.
Conclusão: a aculturação, na grande maioria das vezes,
não provoca o fim de uma das culturas. O que de fato acontece é que no contato
ambos os grupos se modificam. Mas é verdade que as modificações podem ser
maiores ou menores e isso depende da força do grupo em impor os seus costumes, as
características de sua cultura, sua língua e instituições ao outro grupo. Ainda
assim, o grupo dominante não permanece o mesmo com o processo de contato com
outra cultura,, mas mantém uma lógica interna, como a forma de raciocinar do
seu grupo. Exemplo: o uso de roupas
ocidentais por grande parte da humanidade não faz que os grupos deixem de
pensar como sempre pensaram. A incorporação do jeans e da camiseta como quase
um uniforme por todos os jovens não os leva a pensar da mesma forma ou a deixar
de apresentar seus valores de acordo com a cultura em que estão inseridos.
Isso, porém, não significa que não sejam influenciados pelos valores de outra
cultura.
É
verdade também que, às vezes, as mudanças são tão intensas que um dos grupos
pode realmente acabar. De qualquer forma, é sempre bom destacar que
praticamente não há cultura que não se modifique pelo contato com outra. O que
significa que o processo de aculturação quase sempre se dá dos dois lados. É
por isso também que há autores que criticam a ideia de aculturação porque ela
parece não dar conta de que o processo é recíproco, mesmo que raras vezes seja
simétrico. Normalmente é um processo assimétrico. Uma cultura quase sempre se
transforma mais do que a outra, visto que elas não estão em pé de igualdade. A
Era Vargas pode ser um exemplo. Os estrangeiros aqui residentes foram proibidos
de falar suas línguas de origem, seus jornais foram fechados e muitos locais
tiveram que mudar seus nomes. Durante esse período, os estrangeiros que aqui
viviam foram forçados a passar por um processo de assimilação da cultura
brasileira. Por quê? É o caso de mostrar que isso ocorreu mais intensamente com
os alemães e japoneses, pois o Brasil estava em guerra com esses países. O
contrário também ocorreu no processo de colonização pela qual passou o Brasil.
Os índios foram domesticados a falar a língua portuguesa, a adotar a religião
europeia e o modo de vida europeu. Os indígenas sofreram um processo de
assimilação da cultura europeia de forma que o Brasil, embora, preserve ou se
reinvente culturalmente, possui uma língua europeia, uma religião hegemônica
europeia e uma mentalidade europeia, pois a maioria dos autores estudados nas
escolas é oriunda da Europa.
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