segunda-feira, 21 de setembro de 2020

ATIVIDADE 13 - 8º D e E - PROFª SOLANGE

 

Conteúdo Programático 


Professora: Solange Cabral de Deus

Turmas: 8 º s anos: D e E do Ensino Fundamental II

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br  solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br

Código de acesso a plataforma Classroom: https://classroom.google.com/c/ODQxMjk5NzEzODZa   

Turma do 8º ano D: iohsyhp

Turma do 8º ano E: kfem3h4

 

https://www.facebook.com/groups/370814286391847/?ref=bookmarks

Prazo de envio: uma semana após a postagem

Período de envio: 21 a 25//09/2020

Tempo previsto à realização:4h.

 

Habilidade:(EF08AR25): Investigar, identificar e analisar poéticas pessoais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, relacionando o teatro às diferentes dimensões da vida em sociedade e aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral.

Habilidade (EF69AR31): Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Objetos de Conhecimentos: Contextos e práticas

● Poéticas pessoais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro

● estética teatral

● práticas artísticas

● diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

Objetivo: Proporcionar contato com poéticas pessoais, estética teatral, práticas artísticas e momentos de reflexão sobre as diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Tema: Teatros

 

Material utilizado: Escolar do aluno, caderno lápis, caneta, livros, revistas, (papel pardo e ou cartolina, cola, tesoura, caneta hidrocor etc.).

 

Tarefa: Pesquisar, analisar temáticas e realizar o que se pede em quatro atividades

 

Sondagem

Atividade 1: Registre em seu caderno as respostas dos questionamentos a seguir:

1.    O que você entende por poéticas pessoais? Justifique a sua resposta.

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2.    O que você entende por estética teatral? Já estudou este conceito anteriormente?

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3.    Quais práticas artísticas na Linguagem teatral você já participou? Estas práticas aconteceram na escola? Ou em outros espaços culturais?

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4. Como podemos relacionar as práticas artísticas teatrais que você conhece às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética

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Apreciação

Imagem 1



 

Imagem 2



 

 

Imagem 3

  


 

 

Imagem 4



 https://pixabay.com/pt/photos/search/teatro/?pagi=7

 

Atividade 2

Leia o conteúdo no final da folha e de acordo com as imagens apresentadas acima, descreva o que você percebe em comum e diferente em cada uma delas comentando sobre a poética pessoal, estética teatral, práticas artísticas e dimensões da vida.

 

Atividade 3

Pesquisa em livros, revistas, internet etc. de imagens e textos sobre a poética dos Grupos indicados a seguir:

- Teatro Oficina

- Teatro do Oprimido

- Grupo teatral - Asdrúbal Trouxe o Trombone.

Em seguida confeccione um painel com todas as informações coletadas utilizando (papel pardo e ou cartolina, cola, tesoura, caneta hidrocor etc.).

Registre em seu caderno o que você pensou/ pensa sobre as características, identidade, diferenças e semelhança nas poéticas dos grupos pesquisados.

 

Roteiro de Pesquisa:

1.Buscar por informações de como acontece o processo de criação e produção artística (concepção da peça, criação coletiva e/ou colaborativa, seleção/criação de roteiro, fontes de inspiração etc.).

2. Elencar quantos e quem são os integrantes das companhias, e funções exercidas.

3. Indicar as páginas em Sites e/ou Redes sociais, onde as Companhias de Teatro fazem divulgação e circulação do trabalho artístico.

4.Qual a localização destes Grupos de Teatro (cidade, Estado, Pais).

 

 

Atividade 4

Apreciação estética

A palavra estética é de origem grega (aesthésis), que designa a sensibilidade e a percepção dos fenômenos pelos sentidos. Este termo extrapola a atividade artística (strictu sensu), designando aspectos implícitos nas formas de como nos relacionarmos e conhecermos a realidade a nossa volta.

1.Realizem pesquisas em livros, revistas, internet etc., com foco na estética teatral sobre:

Teatro do Absurdo

Tragédia Grega

Teatro da Bauhaus

Teatro kabuki

Teatro Nô.

Teatro Pós-dramático

 

2.Escolha um dos temas acima e apresente as informações pesquisadas de forma prática e lúdica, por meio da utilização de figurinos, adereços, maquiagem, iluminação, sonoplastia, cenário.

3. Organize um cronograma de apresentações, verificando tempo, espaço e equipamentos disponíveis e apresente a sua pesquisa por meio de gravação.

 

 

 

 

Orientações:

Pesquisas podem ser em grupo

Atividade registrada (individualmente) no caderno ou pasta / portfólio digital...

 

 

Dicionário:

O Teatro Oficina Uzyna Uzona, ou simplesmente Teatro Oficina, é uma companhia de teatro do Brasil, cuja sede se localiza no prédio do homônimo Teatro Oficina, no bairro paulistano do Bixiga.

Teatro do Oprimido É um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. 

Asdrúbal Trouxe o Trombone é nome de um grupo teatral brasileiro da década de 1970, de estilo cômico e anárquico

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo398708/asdrubal-trouxe-o-trombone

https://www.infoescola.com/artes-cenicas/teatro-do-oprimido/

 

 

Estética teatral - São estudos realizados sob o ponto de vista da produção e da recepção na cena teatral que tem como proposta romper com o exclusivismo da estética tradicional.

A Estética teatral contemporânea permite ao expectador uma reflexão pessoal sobre aquilo que está sendo encenado, podendo, com isso, mudar sua percepção e até modificar sua realidade.

Poéticas pessoais – É o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos. Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas etc. A Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.

●Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se nesse viés e pode ser abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis. ●Dimensão Social: Envolve os diferentes contextos onde seja possível ter contato com a arte: Em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc.

●Dimensão Cultural: O ambiente, em que vivemos, influencia nossos padrões culturais entre eles o tipo de produto artístico a que somos expostos, por exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.

Dimensão Política: O viés político está ligado às influências culturais e estéticas de outros países e culturas, na produção artística local, regional etc.

Dimensão Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e acontecimentos e que ficaram marcados na/pela produção artística, por exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.

 Dimensão Econômica: Tem relação com o consumo de produtos artísticos produzidos em massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais – livros, objetos, fotografias, gravuras, mídias digitais etc.

Dimensão Estética: (Está relacionada às relações sensoriais de apreciação, deleite, afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente, em diferentes situações vividas pelo sujeito e que envolvem um produto artístico).

Dimensão Ética: Está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.

 

Teatro do Absurdo - Foi o nome dado a um conjunto de obras teatrais produzidas no final dos anos 40 pelo crítico húngaro radicado na Inglaterra, Martin Esslin (1918 – 2002) em 1961. Essas peças tinham como características a contraposição ao realismo, em que as produções eram elaboradas na época. Apresentavam cenas irreais, surrealistas sem a pretensão de contar uma história da forma tradicional, convencional, linear e lógica dos fatos e contextos do cotidiano. As personagens são, muitas vezes, grotescas e bizarras. Essa estética teve seu apogeu na década de 50 e seus principais autores foram Samuel Beckett, Eugène Ionesco, Arthur Adamov e Jean Genet, entre outros. Um dos marcos desta estética foi “Esperando Godot”, de Samuel Beckett em 1953.

Tragédia Grega - É um gênero da arte do teatro mais popular durante a Grécia Antiga. Seus principais representantes foram Ésquilo, Sófocles e Eurípides, sendo Ésquilo considerado o “Pai da Tragédia”. A arte, nessa época, tinha uma função cívica. Essa forma de dramatização teve influências nas guerras da antiguidade clássica e era exibida nas manifestações cívicas, nas festas nacionais, identificada pela seriedade na representação de deuses abordando os temas heroicos, as expressões e os contextos da sociedade. A estrutura, mais organizada da arte dramática, teve a contribuição crítica de Aristóteles, por intermédio de sua tese que gerou uma poética baseada em tópicos que apresentavam elementos fundamentais para a construção de uma encenação perfeita. São eles: Pensamento, fábula, caráter, linguagem, melodia, encenação.

Teatro da Bauhaus – No que diz respeito ao teatro, a preocupação primordial da famosa escola alemã Bauhaus (1919-1933) foi trabalhar a relação do homem com o espaço que o cerca e com os objetos que ele produz. Assim, os artistas analisaram as estruturas formais da cena, entendendo o teatro como arte em si, e não como a reunião coordenada de várias artes. Quanto à encenação, era a própria linguagem em movimento no espaço. O estudo do teatro no Bauhaus iniciou-se nos primeiros tempos da escola, ainda em Dessau. A alegria da criação foi tomando forma nas improvisações sólidas e vívidas, nos figurinos e nas máscaras fantásticas. Em 1922, o responsável pela área de teatro da escola era Lothar Schreyer e, inegavelmente, as principais propostas para o espetáculo cênico da Bauhaus devem sua concepção a Oskar Schlemmer.

Teatro kabuki – A palavra kabuki indica por si só a variedade e as múltiplas formas dessa arte. Em japonês moderno, o vocábulo se escreve com três caracteres: ka, bu, ki, que significam canção, dança e habilidade. O kabuki é um espetáculo popular japonês que combina brilhantemente realismo e formalismo, música e dança, mímica, encenação e figurinos. Em geral, as peças de kabuki, intensamente líricas, são vistas menos como literatura do que como veículos por meio dos quais os atores exibem suas habilidades em desempenho visual e vocal. Tradicionalmente, o kabuki implicava uma constante integração entre os atores e a plateia. Como a programação durava da manhã à noite, o ir e vir do público no teatro era constante e as refeições eram servidas ali mesmo. A origem do kabuki remonta ao início do século XVII, quando a dançarina Okuni, à frente de uma companhia de atrizes, realizava uma representação que parodiava temas religiosos, com danças de ousada sensualidade. Em 1629, esse tipo de kabuki foi proibido pelo governo. O espetáculo passou a ser montado com rapazes vestidos de mulher e, mais tarde, como ainda era reprimido, com homens maduros, solução que se manteve de definitivamente. O kabuki incorporou elementos tradicionais do drama japonês como o nô e o joruri, teatro de marionetes. Estabeleceu-se nas cidades de Quioto, Osaka e Edo (atual Tóquio) onde se aperfeiçoou. De 1688 em diante, fixaram-se oito tipos de personagem que aparecem em todas as peças, como arquétipos da commedia dell’arte. O ator Sakata Tojuro e o dramaturgo Chikamatsu Monzaemom foram personalidades decisivas na evolução do kabuki, assim como o diretor Ichikawa Danjuro.

Teatro Nô – Arte teatral clássica do Japão, que combina música, poesia e dança em longas apresentações. Recebeu influências do budismo e do xintoísmo (culto a vários deuses personificados nas forças da natureza, culto ao imperador e aos ancestrais, que não possui deuses superiores nem escrituras sagradas). O espetáculo é sempre apresentado por homens e, geralmente, reveste-se de caráter religioso. Trata-se de um drama lírico em que os atores mascarados dançam suavemente, acompanhados por instrumentos musicais e por um coral. É comum cantarem ou falarem monotonamente. Nesse tipo de espetáculo, não se destaca a individualidade dos atores, em razão do rígido padrão do movimento, das máscaras e das roupas. As máscaras, feitas de madeira ou papel machê, revelam a expressão dos personagens.

Teatro Pós-dramático – Termo formulado pelo crítico e professor de teatro alemão Hans-Thies Lehmann. Trata-se de formas criadas a partir de diretores, grupos e experimentos teatrais que não se satisfaziam mais com o modo tradicional de se contar a história ou de tratar o real a partir de uma dessas formas tradicionais. Caracteriza-se por um teatro que não está na dinâmica da história e do personagem. Partindo da hipótese de que, desde os anos 1970, ocorre uma profunda ruptura no modo de pensar e fazer teatro, o teatro pós-dramático seria uma extensão do teatro da estética pós-moderna dos anos 1960, que coloca novos paradigmas da cena e da dramaturgia, como a valorização da autonomia da cena e a recusa de qualquer tipo de texto centrismo.

 

 

Fontes:

EFAP

Web.

 

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