Conteúdo Programático
Professora: Solange Cabral de
Deus
Turmas: 8 º s anos: D e E do
Ensino Fundamental II
Disciplina: Arte
Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br; solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br
Código de acesso a plataforma
Classroom: https://classroom.google.com/c/ODQxMjk5NzEzODZa
Turma
do 8º ano E: kfem3h4
https://www.facebook.com/groups/370814286391847/?ref=bookmarks
Prazo de envio: uma semana
após a postagem
Período de envio: 21 a 25//09/2020
Tempo previsto à realização:4h.
Habilidade:(EF08AR25):
Investigar, identificar e analisar poéticas pessoais em diferentes tempos e
espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, relacionando o teatro às
diferentes dimensões da vida em sociedade e aprimorando a capacidade de
apreciação estética teatral.
Habilidade
(EF69AR31): Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida
social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Objetos de Conhecimentos:
Contextos e práticas
● Poéticas pessoais em
diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro
● estética teatral
● práticas artísticas
● diferentes dimensões da vida
social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
Objetivo:
Proporcionar
contato
com poéticas pessoais, estética teatral, práticas artísticas e momentos de
reflexão sobre as diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética.
Tema: Teatros
Material
utilizado: Escolar do aluno, caderno lápis, caneta, livros, revistas,
(papel pardo e ou cartolina, cola, tesoura, caneta hidrocor etc.).
Tarefa: Pesquisar, analisar
temáticas e realizar o que se pede em quatro atividades
Sondagem
Atividade 1: Registre
em seu caderno as respostas dos questionamentos a seguir:
1. O que
você entende por poéticas pessoais? Justifique a sua resposta.
............................................................................................................................................................
2. O que
você entende por estética teatral? Já estudou este conceito anteriormente?
................................................................................................................................................................
3. Quais
práticas artísticas na Linguagem teatral você já participou? Estas práticas
aconteceram na escola? Ou em outros espaços culturais?
................................................................................................................................................................
4. Como podemos relacionar as
práticas artísticas teatrais que você conhece às diferentes dimensões da vida
social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética
......................................................................................................................................................................
Apreciação
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
https://pixabay.com/pt/photos/search/teatro/?pagi=7
Atividade 2
Leia o conteúdo no final da
folha e de acordo com as imagens apresentadas acima, descreva o que você percebe
em comum e diferente em cada uma delas comentando sobre a poética pessoal,
estética teatral, práticas artísticas e dimensões da vida.
Atividade 3
Pesquisa em livros, revistas,
internet etc. de imagens e textos sobre a poética dos Grupos indicados a seguir:
- Teatro Oficina
- Teatro do Oprimido
- Grupo teatral - Asdrúbal
Trouxe o Trombone.
Em seguida confeccione um
painel com todas as informações coletadas utilizando (papel
pardo e ou cartolina, cola, tesoura, caneta hidrocor etc.).
Registre em seu caderno o que
você pensou/ pensa sobre as características, identidade, diferenças e
semelhança nas poéticas dos grupos pesquisados.
Roteiro de Pesquisa:
1.Buscar por informações de
como acontece o processo de criação e produção artística (concepção da peça,
criação coletiva e/ou colaborativa, seleção/criação de roteiro, fontes de
inspiração etc.).
2. Elencar quantos e quem são
os integrantes das companhias, e funções exercidas.
3. Indicar as páginas em Sites
e/ou Redes sociais, onde as Companhias de Teatro fazem divulgação e circulação
do trabalho artístico.
4.Qual a localização destes
Grupos de Teatro (cidade, Estado, Pais).
Atividade 4
Apreciação estética
A
palavra estética é de origem grega (aesthésis), que designa a sensibilidade e a
percepção dos fenômenos pelos sentidos. Este termo extrapola a atividade
artística (strictu sensu), designando aspectos implícitos nas formas de como
nos relacionarmos e conhecermos a realidade a nossa volta.
1.Realizem pesquisas em
livros, revistas, internet etc., com foco na estética teatral sobre:
Teatro do Absurdo
Tragédia Grega
Teatro da Bauhaus
Teatro kabuki
Teatro Nô.
Teatro Pós-dramático
2.Escolha
um dos temas acima e apresente as informações pesquisadas de forma prática e
lúdica, por meio da utilização de figurinos, adereços, maquiagem, iluminação,
sonoplastia, cenário.
3.
Organize um cronograma de apresentações, verificando tempo, espaço e
equipamentos disponíveis e apresente a sua pesquisa por meio de gravação.
Orientações:
Pesquisas podem ser em grupo
Atividade registrada (individualmente)
no caderno ou pasta / portfólio digital...
Dicionário:
O Teatro Oficina Uzyna
Uzona, ou simplesmente Teatro Oficina, é uma companhia de teatro do Brasil,
cuja sede se localiza no prédio do homônimo Teatro Oficina, no bairro
paulistano do Bixiga.
Teatro do Oprimido É um
método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo
teatrólogo brasileiro Augusto Boal.
Asdrúbal Trouxe o
Trombone é nome de um grupo teatral brasileiro da década de 1970, de estilo
cômico e anárquico
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo398708/asdrubal-trouxe-o-trombone
https://www.infoescola.com/artes-cenicas/teatro-do-oprimido/
Estética
teatral - São estudos realizados sob o ponto de vista da produção
e da recepção na cena teatral que tem como proposta romper com o exclusivismo
da estética tradicional.
A
Estética teatral contemporânea permite ao expectador uma
reflexão pessoal sobre aquilo que está sendo encenado, podendo, com isso, mudar
sua percepção e até modificar sua realidade.
Poéticas
pessoais – É o modo singular de comunicar-se pela linguagem da
arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a
obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater. Mais do que
conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu produtor é conhecer a
aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas
escolhas, inquietudes e procedimentos. Cada pessoa possui uma poética que é
adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas etc. A
Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.
●Dimensões
da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural
composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A
arte incluiu-se nesse viés e pode ser abordada e relacionada com cada uma das
múltiplas dimensões da vida, a partir de experiências sensíveis. ●Dimensão
Social: Envolve os diferentes contextos onde seja possível ter contato com
a arte: Em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no
shopping etc.
●Dimensão
Cultural: O ambiente, em que vivemos, influencia nossos padrões
culturais entre eles o tipo de produto artístico a que somos expostos, por
exemplo: em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais
contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do
produto artístico que é apreciado, é possível perceber as influências culturais
locais.
●Dimensão
Política: O viés político está ligado às influências culturais e estéticas
de outros países e culturas, na produção artística local, regional etc.
Dimensão
Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e
acontecimentos e que ficaram marcados na/pela produção artística, por exemplo:
a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de
fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.
Dimensão Econômica: Tem relação com o
consumo de produtos artísticos produzidos em massa pela indústria cultural ou
em quantidades restritas/artesanais – livros, objetos, fotografias, gravuras,
mídias digitais etc.
●Dimensão
Estética: (Está relacionada às relações sensoriais de apreciação, deleite,
afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente, em diferentes
situações vividas pelo sujeito e que envolvem um produto artístico).
●Dimensão
Ética: Está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não
discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e
estabelecidos pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.
Teatro do Absurdo - Foi o nome dado a um
conjunto de obras teatrais produzidas no final dos anos 40 pelo crítico húngaro
radicado na Inglaterra, Martin Esslin (1918 – 2002) em 1961. Essas peças tinham
como características a contraposição ao realismo, em que as produções eram
elaboradas na época. Apresentavam cenas irreais, surrealistas sem a pretensão
de contar uma história da forma tradicional, convencional, linear e lógica dos
fatos e contextos do cotidiano. As personagens são, muitas vezes, grotescas e
bizarras. Essa estética teve seu apogeu na década de 50 e seus principais
autores foram Samuel Beckett, Eugène Ionesco, Arthur Adamov e Jean Genet, entre
outros. Um dos marcos desta estética foi “Esperando Godot”, de Samuel Beckett
em 1953.
Tragédia
Grega - É um gênero da arte do teatro mais popular durante a
Grécia Antiga. Seus principais representantes foram Ésquilo, Sófocles e
Eurípides, sendo Ésquilo considerado o “Pai da Tragédia”. A arte, nessa época,
tinha uma função cívica. Essa forma de dramatização teve influências nas
guerras da antiguidade clássica e era exibida nas manifestações cívicas, nas
festas nacionais, identificada pela seriedade na representação de deuses
abordando os temas heroicos, as expressões e os contextos da sociedade. A
estrutura, mais organizada da arte dramática, teve a contribuição crítica de
Aristóteles, por intermédio de sua tese que gerou uma poética baseada em
tópicos que apresentavam elementos fundamentais para a construção de uma
encenação perfeita. São eles: Pensamento, fábula, caráter, linguagem, melodia,
encenação.
Teatro
da Bauhaus – No que diz respeito ao teatro, a preocupação primordial
da famosa escola alemã Bauhaus (1919-1933) foi trabalhar a relação do homem com
o espaço que o cerca e com os objetos que ele produz. Assim, os artistas
analisaram as estruturas formais da cena, entendendo o teatro como arte em si,
e não como a reunião coordenada de várias artes. Quanto à encenação, era a
própria linguagem em movimento no espaço. O estudo do teatro no Bauhaus
iniciou-se nos primeiros tempos da escola, ainda em Dessau. A alegria da
criação foi tomando forma nas improvisações sólidas e vívidas, nos figurinos e
nas máscaras fantásticas. Em 1922, o responsável pela área de teatro da escola
era Lothar Schreyer e, inegavelmente, as principais propostas para o espetáculo
cênico da Bauhaus devem sua concepção a Oskar Schlemmer.
Teatro
kabuki – A palavra kabuki indica por si só a variedade e as
múltiplas formas dessa arte. Em japonês moderno, o vocábulo se escreve com três
caracteres: ka, bu, ki, que significam canção, dança e habilidade. O kabuki é
um espetáculo popular japonês que combina brilhantemente realismo e formalismo,
música e dança, mímica, encenação e figurinos. Em geral, as peças de kabuki,
intensamente líricas, são vistas menos como literatura do que como veículos por
meio dos quais os atores exibem suas habilidades em desempenho visual e vocal.
Tradicionalmente, o kabuki implicava uma constante integração entre os atores e
a plateia. Como a programação durava da manhã à noite, o ir e vir do público no
teatro era constante e as refeições eram servidas ali mesmo. A origem do kabuki
remonta ao início do século XVII, quando a dançarina Okuni, à frente de uma
companhia de atrizes, realizava uma representação que parodiava temas
religiosos, com danças de ousada sensualidade. Em 1629, esse tipo de kabuki foi
proibido pelo governo. O espetáculo passou a ser montado com rapazes vestidos
de mulher e, mais tarde, como ainda era reprimido, com homens maduros, solução
que se manteve de definitivamente. O kabuki incorporou elementos tradicionais
do drama japonês como o nô e o joruri, teatro de marionetes. Estabeleceu-se nas
cidades de Quioto, Osaka e Edo (atual Tóquio) onde se aperfeiçoou. De 1688 em
diante, fixaram-se oito tipos de personagem que aparecem em todas as peças,
como arquétipos da commedia dell’arte. O ator Sakata Tojuro e o dramaturgo
Chikamatsu Monzaemom foram personalidades decisivas na evolução do kabuki,
assim como o diretor Ichikawa Danjuro.
Teatro Nô
–
Arte teatral clássica do Japão, que combina música, poesia e dança em longas
apresentações. Recebeu influências do budismo e do xintoísmo (culto a vários
deuses personificados nas forças da natureza, culto ao imperador e aos
ancestrais, que não possui deuses superiores nem escrituras sagradas). O
espetáculo é sempre apresentado por homens e, geralmente, reveste-se de caráter
religioso. Trata-se de um drama lírico em que os atores mascarados dançam
suavemente, acompanhados por instrumentos musicais e por um coral. É comum
cantarem ou falarem monotonamente. Nesse tipo de espetáculo, não se destaca a
individualidade dos atores, em razão do rígido padrão do movimento, das
máscaras e das roupas. As máscaras, feitas de madeira ou papel machê, revelam a
expressão dos personagens.
Teatro
Pós-dramático – Termo formulado pelo crítico e professor de
teatro alemão Hans-Thies Lehmann. Trata-se de formas criadas a partir de
diretores, grupos e experimentos teatrais que não se satisfaziam mais com o
modo tradicional de se contar a história ou de tratar o real a partir de uma
dessas formas tradicionais. Caracteriza-se por um teatro que não está na
dinâmica da história e do personagem. Partindo da hipótese de que, desde os
anos 1970, ocorre uma profunda ruptura no modo de pensar e fazer teatro, o
teatro pós-dramático seria uma extensão do teatro da estética pós-moderna dos
anos 1960, que coloca novos paradigmas da cena e da dramaturgia, como a
valorização da autonomia da cena e a recusa de qualquer tipo de texto
centrismo.
Fontes:
EFAP
Web.
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