Conteúdo Programático
Atividade II
do terceiro bimestre
Professora: Solange Cabral de
Deus
Turma:7 º ano D do
Ensino Fundamental II
Disciplina: Arte
Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br; solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br.
Código de acesso ao Classroom:
https://classroom.google.com/h: oauspiw
Facebook:
https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:
Prazo de envio: duas semanas
após a postagem
Período
de envio: 21/09 a 25/09/2020
Tempo previsto à realização: 4h.
Habilidades:
(EF07AR27): Pesquisar e criar
formas de dramaturgias no teatro de animação, em diálogo com o teatro
contemporâneo.
(EF07AR29): Experimentar, de
maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, as construções de
movimento (manipulação) e vocais de personagens do teatro de animação.
(EF07AR30): Compor cenas,
performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos ou outros
estímulos (música, imagens, objetos etc.), explorando o teatro de animação e
considerando a relação com o espectador.
Objetos de conhecimentos:
Cenas, performances, esquetes
e improvisações com base em textos dramáticos. Relacionar o teatro de animação com
o espectador.
Aspectos históricos, sociais e
políticos da produção artística. Narrativas eurocêntricas. Diversas categorizações da arte.
Arte e Tecnologia. Diferentes
tecnologias e recursos digitais, apreciar, produzir, registrar e compartilhar
práticas e repertórios artísticos.
Objetivos:
Aproximar os estudantes ao
teatro de formas animadas e/ou teatro de animação por meio de apreciação de
imagens e vídeos
Mover a atuação protagonista
dos estudantes em produção, manipulação, apresentação de bonecos no teatro de
formas animadas
Tema: teatro
de animação
Tarefa: Realização
e registros do Processo de Criação durante as ações por meio das atividades
propostas.
Material utilizado: Caderno,
lápis e de cor, caneta, livros, textos dramáticos, papeis, tesoura, fita, cola
(aparelho com áudio, câmera fotográfica, comunicação remota: Opcional)
Sondagem.
Responda:
1. O que você imagina que seja
um teatro de formas animadas?.........................................................
2.Você já assistiu a algum
espetáculo em que as histórias eram contadas por meio de bonecos? Qual?
...............................................................................................................................
3.Para você, como é a criação
de um boneco-personagem? De que modo o boneco “ganha vida” no palco? ....................................................................................................................
4. Já criou algum fantoche,
marionetes ou bonecos para fazer teatro de animação? Quais materiais utilizou? .................................................................................................................
5. Existe em seu bairro,
cidade ou região cursos de teatro de animação? Quais?
..............................................................................................................................
6. Geralmente escolas,
igrejas, centros culturais e/ou projetos sociais promovem por meio do teatro de
animação várias atividades. Já participou de algumas atividades? Comente..................
..............................................................................................................................
7Quais formas de dramaturgias
no teatro de animação que você já teve acesso? Atores se utilizando de
máscaras? Formas animada, bonecos? Ou cenas com as técnicas do teatro de
sombras.
................................................................................................................................
8. Quais recursos tecnológicos
e digitais podemos utilizar para produzir e registrar e práticas artísticas na
Linguagem teatral? Elenque estes recursos...........................................................
9. Quais recursos tecnológicos
e digitais podemos utilizar para acessar, apreciar e compartilhar práticas
artísticas na Linguagem teatral? Elenque estes recursos.....................................
................................................................................................................................................................
Apreciação
observe
atentamente, as imagens e vídeo, e perceba como acontece a criação de formas de
dramaturgias no teatro de animação em diálogo com o teatro contemporâneo e,
como o uso de diferentes tecnologias e recursos digitais, modificaram o modo de
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos.
https://www.youtube.com/watch?v=4DLdMa98JdM
Festival de Teatro de Bonecos: os
manipuladores Ezequiel Rosa e Mariza Basso em O Circo dos Objetos /vejasp.abril.com.br/atracao/o-circo-dos-objetos/
https://www.youtube.com/watch?v=JdyviuvcpCM
relacionando o teatro de
animação com o espectador.
Luz refletida na caixa de sapato sobre a cadeira – O patinho feito – Teatro com sombras. Apresentação escolar 2019.
Boneco personagem improvisado,
confeccionado e apresentado por alunos na sua história:” Alice no país das
Maravilhas”.
https://www.youtube.com/watch?v=f-QXbv35ihU&list=PLqyPM-SVKKu6Be9tIHn2T1H-5_z3x-fhW&index=2
Questões
1.Qual ou quais são os objetos
do cotidiano utilizados na composição dos personagens, cenários etc.?
........................................................................................................................................
2.Como você percebe a
manipulação dos bonecos? É possível entender as histórias?
........................................................................................................................................
3.Na sua opinião dar vida a um
boneco por meio do teatro é uma tarefa fácil? Por quê?
.........................................................................................................................................
Atividade 1:
Pesquise um drama (texto
dramático) transforme o em forma de teatro de animação, onde você é o ator
manipulador, o qual promove a performance aos personagens, registre a ação
apresentada por meio de tecnologia.
A apresentação deverá ser
apresentada por meio de dois tipos de animações:
A primeira por meio de movimentações
dos dedos.
A segunda por meio de
movimentações com objetos/ bonecos.
.....................................................................................................................................................................
Atividade 2
Assistir uma peça teatral (ou
improviso artístico de preferência de pessoas/ pessoa próxima a você) e a
compartilhe com alguém contando como foi a peça. (esse momento de assistir à apresentação do
colega é de suma importância no fazer teatral e a participação do assistir é
essencial).
(ONDE, O QUÊ, QUEM, COMO FOI o
texto e leitura dramática, a performance dos personagens, a improvisação do
ator manipulador...)
................................................................................................................................................................
Atividade 3
Reflexão
Registre como foi o seu
processo de criação durante a tarefa realizada nas atividades 1 e 2.
.................................................................................................................................................................
Orientações:
Atividade 1:
Pesquisar em livros, revistas,
internet etc. imagens e informações sobre as formas de dramaturgias no teatro
de animação, o seu diálogo com o teatro contemporâneo e como o uso das
tecnologias modificou a maneira de acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos. Finalizada a pesquisa, organize
um momento para socialização dessas informações. a socialização pode ser feita
por meio da confecção de cartazes e/ou Power Point
Na primeira apresentação, a proposta
dos exercícios é voltada à manipulação do boneco em si, ou seja, à
atuação do ator-bonequeiro. O
ator-bonequeiro precisa conhecer o movimento das mãos, a
articulação dos pulsos, braços
e dedos para trabalhar e estudar movimentos sem o uso do
boneco.
Na segunda apresentação, apresente
uma cena improvisada a partir de um texto dramático escolhido por você seguindo
o roteiro de trabalho indicado:
● Pesquisar e selecionar (em livros, internet etc. textos dramáticos para servirem
de base para as cenas a serem encenadas).
● Utilizar figurinos e
fantasias confeccionados de papel (jornal, papel crepon, papel pardo, tnt, fita
adesiva, tesoura etc.).
● Fazer adequação e adaptação
nos textos para que haja ações interativas com a participação do público.
Roteiro de trabalho:
●Fazer um esboço (desenho) dos
bonecos.
●Improvisar uma história para
ser contada. Os diálogos podem ser simples e objetivos.
● Verificar a forma
característica de cada personagem que deve ser determinada por um tipo de voz
diferente para cada um.
●Observar que a iluminação
pode ser feita com lanternas ou mesmo com a utilização dos aparelhos celulares.
●Acrescentar elementos da
dança, música e/ou artes visuais.
● Registrar as cenas com
máquina fotográfica, filmadora e/ou celular.
● Compartilhar as produções em
vídeo, após a finalização da atividade.
Atividade 2:
Registros das ações no caderno
ou pasta / portfólio digital...
Conteúdo
Movimentando
os dedos –
Movimente cada dedo das mãos, para frente, para trás e para os lados. Feito
isso, faça uma cena com a interação entre os dedos. Usando tinta de pintura a
dedo, guache atóxica ou caneta hidrocor, pinte uma forma de carinha nos dedos,
coloque detalhes, como olhos, boca etc. Em seguida, comece a trabalhar com
pequenos diálogos improvisados.
Movimentando os dedos e
objetos - Em uma variação desse exercício, utilize copinhos descartáveis de
café. Com a caneta hidrocor, desenhe expressões faciais nos copinhos e,
prenda-os nos dedos com fita dupla-face.
A proposta é fazer o mesmo
exercício básico de movimento de dedos, criando diálogos e situações
cotidianas. Em ambos os casos, pode-se colocar música de fundo para desenvolver
ritmo nos dedos. Manipulando objetos – Escolha objetos dentro da bolsa
ou mochila, para desenvolver uma história. Por exemplo, lápis, canetas, cola,
borracha etc., objetos fáceis de manusear. O exercício é criar movimentos com
os objetos: jeito de andar, de correr, tipo de voz, modo de falar. É
importante, também, trabalhar com outros tipos de objetos, de diversas formas e
tamanhos e havendo tempo e espaço no planejamento das atividades, traga objetos
de casa para ampliar esta atividade.
Manipulando figuras –
Recorte figuras de revistas e/ou jornais e comece a trabalhar a manipulação com
a improvisação de diálogos. Essas figuras servem como referência visual para
trabalhar a caracterização das personagens: pessoas da política, artistas,
animais, crianças, jovens, velhos etc. A escolha de diferentes figuras pode
criar uma galeria de personagens.
Ator
manipulador/animador/titereiro – ator que manipula
personagens dando vida podendo utilizar-se do seu próprio corpo como suporte
para o boneco. Cena - Trecho, recorte, fração ou acontecimento dramático.
Espectador – Aquele que assiste a um espetáculo.
Esquete
- é uma cena curta (no máximo tem duração de dez minutos). Em sua maioria, os
atores atuam e improvisam uma cena com teor cômico. Improvisação -
teoricamente, é um modo de criação realizado sem preparação prévia, mas
estruturado sobre regras, que coloca o ator em estado de alerta para agir
diante das mais variadas situações.
A
improvisação estimula o desenvolvimento criativo do ator,
de sua espontaneidade, flexibilidade e imaginação dramática. Outro modo é a
improvisação como espetáculo. Nesse sentido, improvisar significa que os atores
se colocam diante do público para improvisar uma criação cênica, que não foi
previamente ensaiada. O público percebe isso imediatamente e se surpreende ao
descobrir que é parte integrante do evento teatral, já que o espetáculo está
sendo criado naquele momento ante a presença dos espectadores, mesmo porque,
muitas vezes, a base da improvisação surge de sugestões da plateia.
Leitura
dramática – Trabalho resultante do estudo de um texto dramatúrgico
preconcebido e a consequente utilização desse instrumento como auxiliar no
processo de encenação, assim como recurso para a apresentação simplificada de
um texto.
O
texto dramático - Textos escritos ou adaptados com o objetivo
de serem encenados.
Performance
-Manifestação artística que ocorre em determinado momento (ao vivo), geralmente
em espaços não convencionais para o teatro. Nela, o ator interpreta ideias com
liberdade, associa diferentes linguagens, produzindo algo híbrido e impactante.
O teatro de formas animadas,
ou teatro de animação, é um gênero teatral que inclui bonecos,
máscaras, objetos, sombras ou formas, representando o homem, o animal ou ideias
abstratas.
O teatro de objetos já foi
e ainda é um segmento do teatro de animação que surgiu na década de 1980, a
partir do encontro dos grupos franceses Théâtre de Cuisine, GareCentrale,
Gyulio Molnar, Théâtre Manarf, Vélo Théâtre e Teatro Delle Briciole
Charles Spencer Chaplin foi
um ator, diretor, compositor, roteirista, produtor e editor britânico. Chaplin
foi um dos atores da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da
comédia pastelão. Wikipedia
No Brasil o
mamulengo é um dos principais tipos
de bonecos de teatro, aparecendo principalmente no estado de
Pernanbuco. A
origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão
molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais
manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.
Bonecos de Olinda são bonecos
gigantes originados na cidade de Olinda e usados em eventos festivos como o
Carnaval de Pernambuco. São feitos de tecido, isopor, papel, madeira, fibra de
vidro e alumínio
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=715&Itemid=1 https://www.youtube.com/watch?v=ycx5t2jrbTI
.
Fontes:
EFAP
Web/ Imagens do Google
https://www.youtube.com/watch?v=7NSMFoOUvZg
https://curtindocomcriancas.blog.br/vamos-fazer-dedoches-confira-os-moldes-que-separamos-para-voce/
Nenhum comentário:
Postar um comentário