segunda-feira, 21 de setembro de 2020

ATIVIDADE 13- 7º D - PROFª SOLANGE

 

Conteúdo Programático

Atividade II do terceiro bimestre

 

Professora: Solange Cabral de Deus

Turma:7 º ano D do Ensino Fundamental II

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br. 

Código de acesso ao Classroom: https://classroom.google.com/h: oauspiw

Facebook: https://www.facebook.com/groups/370814286391847/:

Prazo de envio: duas semanas após a postagem

Período de envio: 21/09 a 25/09/2020

Tempo previsto à realização: 4h.

 

Habilidades:

(EF07AR27): Pesquisar e criar formas de dramaturgias no teatro de animação, em diálogo com o teatro contemporâneo.

(EF07AR29): Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, as construções de movimento (manipulação) e vocais de personagens do teatro de animação.

(EF07AR30): Compor cenas, performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), explorando o teatro de animação e considerando a relação com o espectador.

 

Objetos de conhecimentos:

Cenas, performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos.            Relacionar o teatro de animação com o espectador.                                                                                                                 

Aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística. Narrativas eurocêntricas.       Diversas categorizações da arte.  

Arte e Tecnologia. Diferentes tecnologias e recursos digitais, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos.

Objetivos:

Aproximar os estudantes ao teatro de formas animadas e/ou teatro de animação por meio de apreciação de imagens e vídeos

Mover a atuação protagonista dos estudantes em produção, manipulação, apresentação de bonecos no teatro de formas animadas

 

Tema: teatro de animação

 

Tarefa: Realização e registros do Processo de Criação durante as ações por meio das atividades propostas.

 

Material utilizado: Caderno, lápis e de cor, caneta, livros, textos dramáticos, papeis, tesoura, fita, cola (aparelho com áudio, câmera fotográfica, comunicação remota: Opcional)

 

 

Sondagem.

Responda:

1. O que você imagina que seja um teatro de formas animadas?.........................................................

2.Você já assistiu a algum espetáculo em que as histórias eram contadas por meio de bonecos? Qual?

...............................................................................................................................

3.Para você, como é a criação de um boneco-personagem? De que modo o boneco “ganha vida” no palco? ....................................................................................................................

4. Já criou algum fantoche, marionetes ou bonecos para fazer teatro de animação? Quais materiais utilizou? .................................................................................................................

5. Existe em seu bairro, cidade ou região cursos de teatro de animação? Quais?

..............................................................................................................................

6. Geralmente escolas, igrejas, centros culturais e/ou projetos sociais promovem por meio do teatro de animação várias atividades. Já participou de algumas atividades? Comente..................

..............................................................................................................................

7Quais formas de dramaturgias no teatro de animação que você já teve acesso? Atores se utilizando de máscaras? Formas animada, bonecos? Ou cenas com as técnicas do teatro de sombras.

................................................................................................................................

8. Quais recursos tecnológicos e digitais podemos utilizar para produzir e registrar e práticas artísticas na Linguagem teatral? Elenque estes recursos...........................................................

9. Quais recursos tecnológicos e digitais podemos utilizar para acessar, apreciar e compartilhar práticas artísticas na Linguagem teatral? Elenque estes recursos.....................................

................................................................................................................................................................

 

Apreciação

observe atentamente, as imagens e vídeo, e perceba como acontece a criação de formas de dramaturgias no teatro de animação em diálogo com o teatro contemporâneo e, como o uso de diferentes tecnologias e recursos digitais, modificaram o modo de acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos.

https://www.youtube.com/watch?v=4DLdMa98JdM 




 

 


 Festival de Teatro de Bonecos: os manipuladores Ezequiel Rosa e Mariza Basso em O Circo dos Objetos  /vejasp.abril.com.br/atracao/o-circo-dos-objetos/

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=JdyviuvcpCM

relacionando o teatro de animação com o espectador.





           Luz refletida na caixa de sapato sobre a cadeira – O patinho feito – Teatro com sombras. Apresentação escolar 2019.



 

Boneco personagem improvisado, confeccionado e apresentado por alunos na sua história:” Alice no país das Maravilhas”.

https://www.youtube.com/watch?v=f-QXbv35ihU&list=PLqyPM-SVKKu6Be9tIHn2T1H-5_z3x-fhW&index=2  

 

Questões

1.Qual ou quais são os objetos do cotidiano utilizados na composição dos personagens, cenários etc.?

........................................................................................................................................

2.Como você percebe a manipulação dos bonecos? É possível entender as histórias?

........................................................................................................................................

3.Na sua opinião dar vida a um boneco por meio do teatro é uma tarefa fácil? Por quê?

.........................................................................................................................................

 

Atividade 1:

Pesquise um drama (texto dramático) transforme o em forma de teatro de animação, onde você é o ator manipulador, o qual promove a performance aos personagens, registre a ação apresentada por meio de tecnologia.

A apresentação deverá ser apresentada por meio de dois tipos de animações:

A primeira por meio de movimentações dos dedos.

A segunda por meio de movimentações com objetos/ bonecos.

 

.....................................................................................................................................................................

Atividade 2

Assistir uma peça teatral (ou improviso artístico de preferência de pessoas/ pessoa próxima a você) e a compartilhe com alguém contando como foi a peça.  (esse momento de assistir à apresentação do colega é de suma importância no fazer teatral e a participação do assistir é essencial).

(ONDE, O QUÊ, QUEM, COMO FOI o texto e leitura dramática, a performance dos personagens, a improvisação do ator manipulador...)

................................................................................................................................................................

Atividade 3

Reflexão

Registre como foi o seu processo de criação durante a tarefa realizada nas atividades 1 e 2.

.................................................................................................................................................................

 

Orientações:

Atividade 1:

Pesquisar em livros, revistas, internet etc. imagens e informações sobre as formas de dramaturgias no teatro de animação, o seu diálogo com o teatro contemporâneo e como o uso das tecnologias modificou a maneira de acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos. Finalizada a pesquisa, organize um momento para socialização dessas informações. a socialização pode ser feita por meio da confecção de cartazes e/ou Power Point

 

Na primeira apresentação, a proposta dos exercícios é voltada à manipulação do boneco em si, ou seja, à

atuação do ator-bonequeiro. O ator-bonequeiro precisa conhecer o movimento das mãos, a

articulação dos pulsos, braços e dedos para trabalhar e estudar movimentos sem o uso do

boneco.

 

Na segunda apresentação, apresente uma cena improvisada a partir de um texto dramático escolhido por você seguindo o roteiro de trabalho indicado:

● Pesquisar e selecionar (em livros, internet etc. textos dramáticos para servirem de base para as cenas a serem encenadas).

● Utilizar figurinos e fantasias confeccionados de papel (jornal, papel crepon, papel pardo, tnt, fita adesiva, tesoura etc.).

● Fazer adequação e adaptação nos textos para que haja ações interativas com a participação do público.

Roteiro de trabalho:

●Fazer um esboço (desenho) dos bonecos.

●Improvisar uma história para ser contada. Os diálogos podem ser simples e objetivos.

● Verificar a forma característica de cada personagem que deve ser determinada por um tipo de voz diferente para cada um.

●Observar que a iluminação pode ser feita com lanternas ou mesmo com a utilização dos aparelhos celulares.

●Acrescentar elementos da dança, música e/ou artes visuais.

● Registrar as cenas com máquina fotográfica, filmadora e/ou celular.

● Compartilhar as produções em vídeo, após a finalização da atividade.

 

 

Atividade 2:

Registros das ações no caderno ou pasta / portfólio digital...

 

 

Conteúdo

Movimentando os dedos – Movimente cada dedo das mãos, para frente, para trás e para os lados. Feito isso, faça uma cena com a interação entre os dedos. Usando tinta de pintura a dedo, guache atóxica ou caneta hidrocor, pinte uma forma de carinha nos dedos, coloque detalhes, como olhos, boca etc. Em seguida, comece a trabalhar com pequenos diálogos improvisados.

Movimentando os dedos e objetos - Em uma variação desse exercício, utilize copinhos descartáveis de café. Com a caneta hidrocor, desenhe expressões faciais nos copinhos e, prenda-os nos dedos com fita dupla-face.

A proposta é fazer o mesmo exercício básico de movimento de dedos, criando diálogos e situações cotidianas. Em ambos os casos, pode-se colocar música de fundo para desenvolver ritmo nos dedos. Manipulando objetos – Escolha objetos dentro da bolsa ou mochila, para desenvolver uma história. Por exemplo, lápis, canetas, cola, borracha etc., objetos fáceis de manusear. O exercício é criar movimentos com os objetos: jeito de andar, de correr, tipo de voz, modo de falar. É importante, também, trabalhar com outros tipos de objetos, de diversas formas e tamanhos e havendo tempo e espaço no planejamento das atividades, traga objetos de casa para ampliar esta atividade.

Manipulando figuras – Recorte figuras de revistas e/ou jornais e comece a trabalhar a manipulação com a improvisação de diálogos. Essas figuras servem como referência visual para trabalhar a caracterização das personagens: pessoas da política, artistas, animais, crianças, jovens, velhos etc. A escolha de diferentes figuras pode criar uma galeria de personagens.

 

 

Ator manipulador/animador/titereiro – ator que manipula personagens dando vida podendo utilizar-se do seu próprio corpo como suporte para o boneco. Cena - Trecho, recorte, fração ou acontecimento dramático. Espectador – Aquele que assiste a um espetáculo.

Esquete - é uma cena curta (no máximo tem duração de dez minutos). Em sua maioria, os atores atuam e improvisam uma cena com teor cômico. Improvisação - teoricamente, é um modo de criação realizado sem preparação prévia, mas estruturado sobre regras, que coloca o ator em estado de alerta para agir diante das mais variadas situações.

A improvisação estimula o desenvolvimento criativo do ator, de sua espontaneidade, flexibilidade e imaginação dramática. Outro modo é a improvisação como espetáculo. Nesse sentido, improvisar significa que os atores se colocam diante do público para improvisar uma criação cênica, que não foi previamente ensaiada. O público percebe isso imediatamente e se surpreende ao descobrir que é parte integrante do evento teatral, já que o espetáculo está sendo criado naquele momento ante a presença dos espectadores, mesmo porque, muitas vezes, a base da improvisação surge de sugestões da plateia.

Leitura dramática – Trabalho resultante do estudo de um texto dramatúrgico preconcebido e a consequente utilização desse instrumento como auxiliar no processo de encenação, assim como recurso para a apresentação simplificada de um texto.

O texto dramático - Textos escritos ou adaptados com o objetivo de serem encenados.

Performance -Manifestação artística que ocorre em determinado momento (ao vivo), geralmente em espaços não convencionais para o teatro. Nela, o ator interpreta ideias com liberdade, associa diferentes linguagens, produzindo algo híbrido e impactante.

 

O teatro de formas animadas, ou teatro de animação, é um gênero teatral que inclui bonecos, máscaras, objetos, sombras ou formas, representando o homem, o animal ou ideias abstratas.

O teatro de objetos já foi e ainda é um segmento do teatro de animação que surgiu na década de 1980, a partir do encontro dos grupos franceses Théâtre de Cuisine, GareCentrale, Gyulio Molnar, Théâtre Manarf, Vélo Théâtre e Teatro Delle Briciole

Charles Spencer Chaplin foi um ator, diretor, compositor, roteirista, produtor e editor britânico. Chaplin foi um dos atores da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. Wikipedia

 

No Brasil o mamulengo é um dos principais tipos de bonecos de teatro, aparecendo principalmente no estado de Pernanbuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.

Bonecos de Olinda são bonecos gigantes originados na cidade de Olinda e usados em eventos festivos como o Carnaval de Pernambuco. São feitos de tecido, isopor, papel, madeira, fibra de vidro e alumínio

 http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=715&Itemid=1 https://www.youtube.com/watch?v=ycx5t2jrbTI

 

.

Fontes:

EFAP

Web/ Imagens do Google

https://www.youtube.com/watch?v=7NSMFoOUvZg

https://curtindocomcriancas.blog.br/vamos-fazer-dedoches-confira-os-moldes-que-separamos-para-voce/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário