CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Professora: Solange Cabral de
Deus
Turmas: 2 º s anos: B, C, D, E
do Ensino Médio
Disciplina: Arte
Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br; solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br
Código de acesso a plataforma
Classroom:
Turma do 2º ano B: gdbhdau
Turma do 2º ano C: tfgz67b
Turma do 2º ano D: kspqoes
Turma do 2º ano E: jwbzy4c
Período de envio: 08/09 a 11/09
Tempo previsto à realização: 4h.
Hab. Analisar
a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação
e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da
dança. (D4,
D6, D5).
Material utilizado: Material
escolar, Vídeo aula CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=Hmcoyxx_C5w
(Não obrigatório) caderno de
desenho, lápis, borracha (massa de modelar, tesoura, fita crepe, barbante,
bonecos, brinquedos, materiais recicláveis, papéis coloridos, palitos de sorvete
etc.) e outros objetos que possam ser utilizados para produção da animação, com
roteiro de trabalho com desenho.
Objetivo: experimentar e estudar conceitos de
animação com desenho projetando uma apresentação
Obj.de conhecimento: O desenho
de animação, festival e o salão como modo de mostrar a
produção.
Tema: Promovendo
animação com imagem.
Sondagem:
Responda:
1. Como são produzidas uma
animação? Justifique sua resposta.
2. Quais e quantos
profissionais são necessários para realizar esse trabalho? Faça uma lista.
3. De onde surgem as ideias
para criar cenários, histórias, personagens tão diferentes e cativantes?
Comente.
4. Já fizeram algum tipo de
vídeo com animação? Comente as suas experiências.
5. Quais recursos e programas
de edição de imagens conhecem, ou fazem uso a partir de seus equipamentos
pessoais (celulares, tablets etc.)?
Apreciação:
Arte Egípcia.: https://www.youtube.com/watch?v=7E2-deOIrJU.
Denomina-se fotograma cada
uma das imagens impressas quimicamente no filme cinematográfico. Fotografados
por uma câmara a uma cadência constante e depois projetados no mesmo ritmo, em
registro e sobre uma tela, os fotogramas produzem no espectador a ilusão de
movimento.
Viagem à Lua / A trip to Moon
(1902) - Georges Melies:
https://www.youtube.com/watch?v=a6f80XxlCZk
O filme teve roteiro e direção de Georges Méliès, com assistência de seu irmão Gaston Méliès. Foi extremamente popular em sua época e o mais conhecido das centenas de produções de Méliès. É considerado o primeiro filme de ficção científica e o primeiro a tratar de seres alienígenas, usando recursos inovadores de animação e efeitos especiais, incluindo a famosa cena da nave pousando no olho da "Homem da lua". O filme A invenção de Hugo Cabret, do diretor Martin Scorsese, faz menção a este O filme foi lançado em 17 de agosto de 1908.
Fantasmagorie - O Primeiro Desenho Animado da História (1908). O filme consiste basicamente de um boneco que se desloca e encontra todos os tipos de objetos, como uma garrafa de vinho que se transforma em uma flor. Havia também as seções de ação ao vivo onde as mãos do animador entraria em cena. O personagem principal é desenhado pela mão do artista na câmera, sendo os personagens principais um palhaço e um cavalheiro
https://www.youtube.com/watch?v=b48dcFOv-ak
Cohl trabalhou em
"Fantasmagorie" de fevereiro a maio ou junho de 1908. Apesar do curto
período de tempo, a peça estava lotado com o material elaborado.
Deu a Louca na Chapeuzinho
https://www.youtube.com/watch?v=dN6BGajkptU&feature=youtu.be (imagens: Wikipédia)
Hoodwinked! (bra: Deu
a Louca na Chapeuzinho; prt: Capuchinho
Vermelho - A Verdadeira História) é um filme de animação estadunidense de
2005, do gênero comédia musical, escrito e dirigido por
Todd Edwards, Tony Leech e Cory Edwards baseados na história do "Chapeuzinho Vermelho" recontada
como uma investigação policial usando histórias de fundo para mostrar os pontos
de vista de vários personagens.
Hoodwinked!
foi um dos primeiros filmes de animação por computador a ser financiado de
forma completamente independente. Devido ao pequeno orçamento do filme, sua
animação foi produzida nas Filipinas, com um design menos realista inspirado
nos filmes de stop motion.
Estruturalmente, o filme foi inspirado em dramas criminais não lineares, como Rashômon e Pulp Fiction. Foi lançado logo após os dois primeiros filmes da série Shrek, o que ajudou a acentuar o gênero de paródia de contos de fadas do qual Hoodwinked! faz parte. O filme, no entanto, intencionalmente se desviou dessa série em seu estilo de humor e em certos elementos da trama. Isso foi parcialmente baseado nas preocupações de Cory Edwards sobre a exposição de crianças ao alto nível de cinismo frequentemente encontrado no gênero. Wikipédia
Responda:
O que há em comum nas imagens
apresentadas?
1. O que chama a atenção
quando comparamos imagens de arte egípcia com o fotograma?
2. Que conexões podem ser
feitas entre os registros de arte egípcia com o desenho de
animação?
3. Você pode imaginar a cena
de um filme de cinema mudo de 1902 que narra a história de
uma viagem à Lua? Justifique a
sua resposta.
4. Com quais referências teria
o diretor Georges Méliès criado o foguete para uma viagem à
Lua?
5. O que pode ligar arte
egípcia com o fotograma?
6. O que há de diferente e de
semelhante entre elas?
7. Quais as diferenças e semelhanças
das produções, FANTASMAGORIE e DEU A
LOUCA NA CHAPEUZINHO quanto ao
Tema, Linguagem, Personagens? O que mais
chamou a atenção?
8. Percebem quais as técnicas
foram utilizadas na produção? Justifique sua resposta.
Tarefa: Realizar cinco atividades:
2. Produzir
um roteiro escrito de animação, abordando características do gênero.
3. Confeccionar um
Storyboard da história que você roteirizou. Transpor as cenas do roteiro para
quadros de fácil compreensão
4. Pesquise,
festival e o salão, espaço virtual como modo de mostrar a produção desenhos,
animações.
5. Pesquisar,
analisar, experimentar, realizar técnica em animação com imagem e apresenta lá.
Orientações as tarefas:
1. Providenciar uma tira de papel
na medida de 7 cm de largura, por 29,5 cm de comprimento, dobrada ao meio, no
sentido do comprimento. ●
Desenhar duas imagens de formas simples (uma estrela, um quadrado, um pequeno
círculo etc.); ● Cada
um dos desenhos deve estar sobreposto ao outro, sendo que o desenho de baixo
deve ter uma pequena diferença (de forma, tamanho, cor etc.) em relação ao
desenho de cima, para que, ao movimentar a folha, tenha-se a sensação de
“movimento” -
● Enrolar um lápis ou caneta na
folha e fazer um movimento de deslizar de um lado para outro para que com o
movimento da folha, tenha-se a sensação de “movimento”.
2.O roteiro tenha como ponto de partida uma
história conhecida, mas que seja contada por outro personagem. Por exemplo,
qual seria a versão do Lobo Mau na história da Chapeuzinho Vermelho? E a versão
do caçador como seria? A proposta é que o estudante perceba (e respeite) os
diferentes pontos de vista de uma mesma história.
3. Cada desenho vai auxiliar a
visualização da dinâmica da história, ou seja, o storyboard será o mapa que
analisa e interpreta o texto extraindo elementos-chave da narrativa. A
elaboração do storyboard não exige materiais sofisticados (folhas de caderno de
desenho ou sulfite, lápis, borracha, régua), nem acabamento primoroso. Ele deve
possuir estilo neutro demonstrando objetividade e fidelidade às cenas narradas
pelo roteiro.
4. MOSTRA CULTURAL é um
evento em que socializam experiências de conhecimentos e de múltiplas
aprendizagens em todas as áreas da cultura. ... Muitas estratégias estão sendo
desenvolvidas com o objetivo de ampliar os conhecimentos e a visão de mundo de
nossas crianças e jovens. O festival e o salão como modo de mostra a divulgação
das produções desenvolvidas são cada um, uma mostra cultural a qual pode ser
presencial ou virtual por meio de curadoria artística, que neste contexto a
curadoria refere se ao desenho de animação.
5. Sugestões:
https://www.facebook.com/watch/?v=912270548819838&extid=l9nJfNCHwT8I90Vk
A.
Técnica utilizada por Émile Cohl - desenho com giz na lousa na animação Fantasmagorie;
B. Técnica
Draw my life - que é uma forma de se produzir animação, na qual se conta a
história desenhando no quadro branco, apagando;
C. Técnica
do flip-book - criar uma sequência de cenas (imagens e/ou desenhos);
D. Técnica
de produção tridimensional dos personagens e cenários utilizando massa de
modelar, tesoura, fita crepe, barbante, bonecos, brinquedos, materiais
recicláveis, papéis coloridos, palitos de sorvete etc.
Utilizar o programa Movie Maker que é um editor de imagens muito simples ou outro de livre escolha.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=303&v=lCzevq4pWF8&feature=emb_logo
https://www.youtube.com/watch?v=qYWS2dcEPxc
https://nespol.com.br/blog/como-fazer-video-draw-my-life-mesmo-sem-saber-desenhar/
Conteúdo explicativo:
A base de toda ilusão de ótica
é atribuída a um fenômeno chamado persistência retiniana. É fundamental saber
que nosso cérebro interpreta as mudanças de forma ou posição em imagens, rapidamente
alternadas como movimento, isto é, como não vemos o intervalo entre essas
imagens estáticas, elas parecem estar em movimento. Dessa maneira, podemos
transformar uma série delas em desenho de animação.
Animação: o
processo original de animação consiste em organizar uma série de imagens
(fotogramas), desenhadas, fotografadas, ou produzidas por qualquer outro meio
físico ou digital.
Storyboard:
Roteiro com todos os desenhos em ordem cronológica referentes às cenas de um
filme ou de uma história a ser contada, similar a uma história em quadrinhos,
mas sem os balões. A função do storyboard é mostrar as partes mais importantes
de um projeto de animação, e, demonstrar e verificar, antecipadamente, qualquer
detalhe que possa dificultar sua execução.
Folioscópio ou flip book: Imagens e/ou
desenhos organizado organizados sequencialmente, geralmente confeccionados no
formato de um livreto para serem folheados dando a impressão de movimento,
construindo uma sequência animada sem a ajuda de uma máquina. Criado ao final
do século XIX, este livreto apresenta sempre uma sequência de imagens, em
diferentes posições, desenhadas em sua borda. Ao folheá-lo 13 rapidamente,
pode-se ver a sequência dessas imagens se transformarem em uma única em
movimento.
Fenacistiscópio ou fantoscope – Inventado no início do
século XIX, era um brinquedo que criava a ilusão de movimento de imagens
estáticas. Um cilindro com pequenas fendas permite ver imagens desenhadas e
pintadas na parte interna de um cilindro menor. Ao girá-lo, vê-se pelas fendas
o movimento das imagens.
Taumatrópio
ou thaumatrope – Composto de dois discos de papel colados,
tendo entre eles um barbante pôr do qual se giram os discos. Ao movimentar
rapidamente as imagens, de ambos os lados, elas se combinam e formam uma só,
completando a ideia que se pretende dar à imagem animada. Um exemplo: de um
lado, uma gaiola; de outro, um pássaro entra na gaiola para, em seguida, sair
dela. Foi criado por volta de 1820.
Georges Méliès (França, 1861-1938) – Cineasta. Tornou-se famoso por seus procedimentos técnicos e pelos avanços na narrativa cinematográfica. Antes de fazer cinema, foi diretor de espetáculos de ilusionismo no Teatro Robert Houdin. Depois de seus primeiros filmes, realizados em 1896, descobriu, por acaso, a trucagem. Começou a explorar o ficcional e o fantástico utilizando o recurso da exposição múltipla de negativos, da fotografia composta, de recursos oferecidos pelo teatro, do processo de pintura sobre película para conseguir “filmes coloridos”, entre outros efeitos. O mais conhecido e, considerado seu apogeu, é o filme Viagem à Lua, de 1902
Anima vem do
grego anemon, que significa “alma” e “movimento”, “vento”. “Animar” significa
“dar alma”, “dar vida”, “dar movimento”. Meios técnicos oferecem possibilidades
para a construção de imagens em
movimento pelo cinema, pelo
vídeo e pelo computador, aparatos que foram desenvolvidos a partir de invenções
simples como o folioscópio, por exemplo.
imagens do google
https://www.facebook.com/watch/?v=912270548819838&extid=l9nJfNCHwT8I90Vk
Observações: registrar, em seu caderno, o que e como
aprendeu técnica (s) executadas, descrevendo as experimentações e vivências na
construção de um portfólio com toda produção artística.
Referência:
Material de apoio da EFAP
Imagens: Wikipédia, Google.
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