quarta-feira, 16 de setembro de 2020

ATIVIDADE 14 - 2ª B, C, e E - PROFª SOLANGE

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Professora: Solange Cabral de Deus

Turmas: 2 º s anos: B, C, D, E do Ensino Médio

Disciplina: Arte

Canal de resposta: solangedeus@professor.educacao.sp.gov.br;  solangedeus@prof.educaçao.sp.gov.br

Código de acesso a plataforma Classroom:

Turma do 2º ano B: gdbhdau

Turma do 2º ano C: tfgz67b

Turma do 2º ano D: kspqoes

Turma do 2º ano E: jwbzy4c

 Prazo de envio:15 dias

Período de envio: 08/09 a 11/09

Tempo previsto à realização: 4h.

Hab. Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança. (D4, D6, D5).

 

Material utilizado: Material escolar, Vídeo aula CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=Hmcoyxx_C5w

(Não obrigatório) caderno de desenho, lápis, borracha (massa de modelar, tesoura, fita crepe, barbante, bonecos, brinquedos, materiais recicláveis, papéis coloridos, palitos de sorvete etc.) e outros objetos que possam ser utilizados para produção da animação, com roteiro de trabalho com desenho.

 

Objetivo:  experimentar e estudar conceitos de animação com desenho projetando uma apresentação

Obj.de conhecimento: O desenho de animação, festival e o salão como modo de mostrar a produção.

Tema: Promovendo animação com imagem.


Sondagem:

Responda:

1. Como são produzidas uma animação? Justifique sua resposta.

2. Quais e quantos profissionais são necessários para realizar esse trabalho? Faça uma lista.

3. De onde surgem as ideias para criar cenários, histórias, personagens tão diferentes e cativantes? Comente.

4. Já fizeram algum tipo de vídeo com animação? Comente as suas experiências.

5. Quais recursos e programas de edição de imagens conhecem, ou fazem uso a partir de seus equipamentos pessoais (celulares, tablets etc.)?


Apreciação:

 Arte Egípcia.: https://www.youtube.com/watch?v=7E2-deOIrJU.




Denomina-se fotograma cada uma das imagens impressas quimicamente no filme cinematográfico. Fotografados por uma câmara a uma cadência constante e depois projetados no mesmo ritmo, em registro e sobre uma tela, os fotogramas produzem no espectador a ilusão de movimento.  

Viagem à Lua / A trip to Moon (1902) - Georges Melies:

https://www.youtube.com/watch?v=a6f80XxlCZk


O filme teve roteiro e direção de Georges Méliès, com assistência de seu irmão Gaston Méliès. Foi extremamente popular em sua época e o mais conhecido das centenas de produções de Méliès. É considerado o primeiro filme de ficção científica e o primeiro a tratar de seres alienígenas, usando recursos inovadores de animação e efeitos especiais, incluindo a famosa cena da nave pousando no olho da "Homem da lua". O filme A invenção de Hugo Cabret, do diretor Martin Scorsese, faz menção a este O filme foi lançado em 17 de agosto de 1908.

Fantasmagorie - O Primeiro Desenho Animado da História (1908). O filme consiste basicamente de um boneco que se desloca e encontra todos os tipos de objetos, como uma garrafa de vinho que se transforma em uma flor. Havia também as seções de ação ao vivo onde as mãos do animador entraria em cena. O personagem principal é desenhado pela mão do artista na câmera, sendo os personagens principais um palhaço e um cavalheiro


https://www.youtube.com/watch?v=b48dcFOv-ak  


Cohl trabalhou em "Fantasmagorie" de fevereiro a maio ou junho de 1908. Apesar do curto período de tempo, a peça estava lotado com o material elaborado.



Deu a Louca na Chapeuzinho

https://www.youtube.com/watch?v=dN6BGajkptU&feature=youtu.be    (imagens: Wikipédia)


Hoodwinked! (braDeu a Louca na Chapeuzinho; prt: Capuchinho Vermelho - A Verdadeira História) é um filme de animação estadunidense de 2005, do gênero comédia musicalescrito e dirigido por Todd Edwards, Tony Leech e Cory Edwards baseados na história do "Chapeuzinho Vermelho" recontada como uma investigação policial usando histórias de fundo para mostrar os pontos de vista de vários personagens.

Hoodwinked! foi um dos primeiros filmes de animação por computador a ser financiado de forma completamente independente. Devido ao pequeno orçamento do filme, sua animação foi produzida nas Filipinas, com um design menos realista inspirado nos filmes de stop motion.

Estruturalmente, o filme foi inspirado em dramas criminais não lineares, como Rashômon e Pulp Fiction. Foi lançado logo após os dois primeiros filmes da série Shrek, o que ajudou a acentuar o gênero de paródia de contos de fadas do qual Hoodwinked! faz parte. O filme, no entanto, intencionalmente se desviou dessa série em seu estilo de humor e em certos elementos da trama. Isso foi parcialmente baseado nas preocupações de Cory Edwards sobre a exposição de crianças ao alto nível de cinismo frequentemente encontrado no gênero. Wikipédia

 

Responda:

O que há em comum nas imagens apresentadas?

1. O que chama a atenção quando comparamos imagens de arte egípcia com o fotograma?

2. Que conexões podem ser feitas entre os registros de arte egípcia com o desenho de

animação?

3. Você pode imaginar a cena de um filme de cinema mudo de 1902 que narra a história de

uma viagem à Lua? Justifique a sua resposta.

4. Com quais referências teria o diretor Georges Méliès criado o foguete para uma viagem à

Lua?

5. O que pode ligar arte egípcia com o fotograma?

6. O que há de diferente e de semelhante entre elas?

7. Quais as diferenças e semelhanças das produções, FANTASMAGORIE e DEU A

LOUCA NA CHAPEUZINHO quanto ao Tema, Linguagem, Personagens? O que mais

chamou a atenção?

8. Percebem quais as técnicas foram utilizadas na produção? Justifique sua resposta.

Tarefa: Realizar cinco atividades:

1.Realizar uma experiência inicial criando duas imagens estáticas com sensação de movimento



 

2. Produzir um roteiro escrito de animação, abordando características do gênero.

 

3. Confeccionar um Storyboard da história que você roteirizou. Transpor as cenas do roteiro para quadros de fácil compreensão



 

4. Pesquise, festival e o salão, espaço virtual como modo de mostrar a produção desenhos, animações.

 

5. Pesquisar, analisar, experimentar, realizar técnica em animação com imagem e apresenta lá.

Compartilha em grupo, rede social (Pode ser no grupo da escola no Facebook) como uma mostra cultural



Fenacistiscópio ou fantoscope     Wikipédia

Orientações as tarefas:

 

1. Providenciar uma tira de papel na medida de 7 cm de largura, por 29,5 cm de comprimento, dobrada ao meio, no sentido do comprimento.                                                                                                                          ● Desenhar duas imagens de formas simples (uma estrela, um quadrado, um pequeno círculo etc.);                   ● Cada um dos desenhos deve estar sobreposto ao outro, sendo que o desenho de baixo deve ter uma pequena diferença (de forma, tamanho, cor etc.) em relação ao desenho de cima, para que, ao movimentar a folha, tenha-se a sensação de “movimento” -                                                                                             ● Enrolar um lápis ou caneta na folha e fazer um movimento de deslizar de um lado para outro para que com o movimento da folha, tenha-se a sensação de “movimento”.

2.O roteiro tenha como ponto de partida uma história conhecida, mas que seja contada por outro personagem. Por exemplo, qual seria a versão do Lobo Mau na história da Chapeuzinho Vermelho? E a versão do caçador como seria? A proposta é que o estudante perceba (e respeite) os diferentes pontos de vista de uma mesma história.

3. Cada desenho vai auxiliar a visualização da dinâmica da história, ou seja, o storyboard será o mapa que analisa e interpreta o texto extraindo elementos-chave da narrativa. A elaboração do storyboard não exige materiais sofisticados (folhas de caderno de desenho ou sulfite, lápis, borracha, régua), nem acabamento primoroso. Ele deve possuir estilo neutro demonstrando objetividade e fidelidade às cenas narradas pelo roteiro.

4. MOSTRA CULTURAL é um evento em que socializam experiências de conhecimentos e de múltiplas aprendizagens em todas as áreas da cultura. ... Muitas estratégias estão sendo desenvolvidas com o objetivo de ampliar os conhecimentos e a visão de mundo de nossas crianças e jovens. O festival e o salão como modo de mostra a divulgação das produções desenvolvidas são cada um, uma mostra cultural a qual pode ser presencial ou virtual por meio de curadoria artística, que neste contexto a curadoria refere se ao desenho de animação.

5. Sugestões: https://www.facebook.com/watch/?v=912270548819838&extid=l9nJfNCHwT8I90Vk

A. Técnica utilizada por Émile Cohl - desenho com giz na lousa na animação Fantasmagorie;

B. Técnica Draw my life - que é uma forma de se produzir animação, na qual se conta a história desenhando no quadro branco, apagando;

C. Técnica do flip-book - criar uma sequência de cenas (imagens e/ou desenhos);

D. Técnica de produção tridimensional dos personagens e cenários utilizando massa de modelar, tesoura, fita crepe, barbante, bonecos, brinquedos, materiais recicláveis, papéis coloridos, palitos de sorvete etc.


Utilizar o programa Movie Maker que é um editor de imagens muito simples ou outro de livre escolha.           

https://www.youtube.com/watch?time_continue=303&v=lCzevq4pWF8&feature=emb_logo

https://www.youtube.com/watch?v=qYWS2dcEPxc

 https://nespol.com.br/blog/como-fazer-video-draw-my-life-mesmo-sem-saber-desenhar/

https://www.youtube.com/watch?v=1H_2_Q8akuA

Conteúdo explicativo:

A base de toda ilusão de ótica é atribuída a um fenômeno chamado persistência retiniana. É fundamental saber que nosso cérebro interpreta as mudanças de forma ou posição em imagens, rapidamente alternadas como movimento, isto é, como não vemos o intervalo entre essas imagens estáticas, elas parecem estar em movimento. Dessa maneira, podemos transformar uma série delas em desenho de animação.

Animação: o processo original de animação consiste em organizar uma série de imagens (fotogramas), desenhadas, fotografadas, ou produzidas por qualquer outro meio físico ou digital.

Storyboard: Roteiro com todos os desenhos em ordem cronológica referentes às cenas de um filme ou de uma história a ser contada, similar a uma história em quadrinhos, mas sem os balões. A função do storyboard é mostrar as partes mais importantes de um projeto de animação, e, demonstrar e verificar, antecipadamente, qualquer detalhe que possa dificultar sua execução.

 Folioscópio ou flip book: Imagens e/ou desenhos organizado organizados sequencialmente, geralmente confeccionados no formato de um livreto para serem folheados dando a impressão de movimento, construindo uma sequência animada sem a ajuda de uma máquina. Criado ao final do século XIX, este livreto apresenta sempre uma sequência de imagens, em diferentes posições, desenhadas em sua borda. Ao folheá-lo 13 rapidamente, pode-se ver a sequência dessas imagens se transformarem em uma única em movimento.

Fenacistiscópio ou fantoscope – Inventado no início do século XIX, era um brinquedo que criava a ilusão de movimento de imagens estáticas. Um cilindro com pequenas fendas permite ver imagens desenhadas e pintadas na parte interna de um cilindro menor. Ao girá-lo, vê-se pelas fendas o movimento das imagens.

Taumatrópio ou thaumatrope – Composto de dois discos de papel colados, tendo entre eles um barbante pôr do qual se giram os discos. Ao movimentar rapidamente as imagens, de ambos os lados, elas se combinam e formam uma só, completando a ideia que se pretende dar à imagem animada. Um exemplo: de um lado, uma gaiola; de outro, um pássaro entra na gaiola para, em seguida, sair dela. Foi criado por volta de 1820.

Georges Méliès (França, 1861-1938) – Cineasta. Tornou-se famoso por seus procedimentos técnicos e pelos avanços na narrativa cinematográfica. Antes de fazer cinema, foi diretor de espetáculos de ilusionismo no Teatro Robert Houdin. Depois de seus primeiros filmes, realizados em 1896, descobriu, por acaso, a trucagem. Começou a explorar o ficcional e o fantástico utilizando o recurso da exposição múltipla de negativos, da fotografia composta, de recursos oferecidos pelo teatro, do processo de pintura sobre película para conseguir “filmes coloridos”, entre outros efeitos. O mais conhecido e, considerado seu apogeu, é o filme Viagem à Lua, de 1902

Anima vem do grego anemon, que significa “alma” e “movimento”, “vento”. “Animar” significa “dar alma”, “dar vida”, “dar movimento”. Meios técnicos oferecem possibilidades para a construção de imagens em

movimento pelo cinema, pelo vídeo e pelo computador, aparatos que foram desenvolvidos a partir de invenções simples como o folioscópio, por exemplo.




imagens do google

https://www.facebook.com/watch/?v=912270548819838&extid=l9nJfNCHwT8I90Vk

 

Observações:  registrar, em seu caderno, o que e como aprendeu técnica (s) executadas, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda produção artística.

 

Referência:

Material de apoio da EFAP

Imagens: Wikipédia, Google.

 






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